Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Togo

Bandeira do Togo com aquelas listras verde e amarela é uma homenagem à bandeira do Goiás, seus colonizadores. E o Charmeleon é apenas o mascote oficial togolês.

Togo
Bandeira do Tofo.png

Índice

HistóriaEditar

Como Togo foi colonizado por três países, cada um deles teve sua bandeira, e competiam qual que humilhava mais os togoleses com os símbolos mais imbecis possíveis.

Primeira, a Togolândia Alemã que além do formato da bandeira do Egito bandeira da República de Weimar trazia a seu centro a gravura de um dragão obeso da cauda em chamas.

Segundo, a Togolândia Britânica usava além da bandeira do Reino Unido (uma mania incurável dos britânicos de meteram a bandeira deles no cantinho de todas bandeiras de suas colônias) a figura de um elefante defecando.

Terceiro, a Togolândia Francesa era mais esquisita ainda, com um fundo todo verde-musgo, duas estrelas representando porra nenhuma e uma bandeira da França só para dar a graça. Pelo menos ela já tinha o Charmeleon.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira foi adotada com a independência do Togo em 1960, e trazia cinco faixas alternando verde e amarelo (as cores pan-bananais) e um quadrado no canto superior esquerdo com a figura de um Charmeleon, o animal de estimação oficial do Togo.

Paul Ahyi foi o gênio que desenhou essa bagaça, e tem gente que acha grandes coisas só porque ele se formou na Escola de Artes Fashion e Glamour de Paris e conhece todas as teorias da purpurina.

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza as folhas de bananeira.
  • Amarelo - Simboliza as bananas.
  • Vermelho - Simboliza o Charmeleon.

Evolução da bandeiraEditar