Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Uruguai

Bandeira do Uruguai é um dos símbolos da maior churrascaria da América do Sul, o Uruguai. Foi adotada em 1830 e embora os uruguaios neguem não passa de uma bandeira que parece a da Argentina.

Bandeira do Uruguai
Bandera del Mate de Uruguay.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira uruguaia foi criada na época da Cisplatina, para simbolizar que aquela era a roça oficial do Império do Brasil. Por isso era formado por três listras horizontais verde-branco-verde com o verde representando o pasto e um boi simbolizando a Cisplatina.

Com a independência declarada em 1825 o Uruguai adotou a bandeira da Holanda como bandeira na falta de coisa melhor que não fosse espanhola. Posteriormente com a independência reconhecida em 1828 o Uruguai adota o formato mais clássico de sua bandeira, com as listras azul-bebê e branco e o brasão em smile no canto superior direito para simbolizar a felicidade do povo de serem uma versão independente do Rio Grande do Sul.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira foi adotada em 1830 para comemorar os títulos de Copa do Mundo dessa época que ninguém lembra mais. Claramente inspirado na bandeira dos Estados Unidos com nove listras representando os nove departamentos uruguaios que na verdade não são nove, mas dezenove, porém dezenove listras deixaria a bandeira bem bizarra...

O Uruguai é o único país do mundo, que não confiando na beleza da própria bandeira possui três bandeiras oficiais. Além da bandeira nacional, as outras duas bandeiras são a Bandeira de Artigas e a Bandeira dos Treinta y Três.

  • Bandeira de Artigas – Bandeira utilizada oficialmente na entrada das sagradas churrascarias, a faixa vermelha representa claramente a preferência nacional que é a carne mal passada, uma invenção do herói nacional José Artigas.
  • Bandeira dos Treinta y Tres - Ninguém sabe quem são esses tais 33, talvez sejam o número de churrasqueiros que lutaram na guerra de independência armados apenas de seus espetos e maminhas mal passadas. Por isso a inscrição "Churrasco o Muerte"

SignificadosEditar

  • Azul-bebê – Cor adotado apenas porque José Artigas torcia para o Nacional.
  • Branco – Porque lembrava o Grêmio junto com o azul.
  • Brasão – O brasão localizado no topo esquerdo da bandeira é o Sol de Maio, uma famosa cuia uruguaia onde eles bebem mato misturado com água para celebrar o boi exercendo uma refeição como verdadeiros quadrúpedes.

Evolução da bandeiraEditar