Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Uzbequistão

Bandeira do Uzbequistão é uma tricolor horizontal entre azul-mar-de-aral-secando, branco e verde-esgoto-de-tashkent, com duas tirar vermelhas pintadas com sangue de cordeiro.

Uzbequistão
Uzbequistao Flag.png

Índice

HistóriaEditar

Em 1924 foi criada a República Socialista Soviética Uzbeque e com ela a primeira bandeira besta, que assim como todos países esquisitos do sul da Rússia, tinha a bandeira sem qualquer criatividade, apenas a bandeira da União Soviética mas com um risco azul pintado no meio simbolizando o Mar de Aral.

Bandeira atualEditar

Em 1992 alguém teve a genial ideia de criar o Uzbequistão como país independente, um país cuja seleção de futebol é capaz de perder de goleada para o Zenit da Rússia. A sua bandeira foi criada no mesmo ano, sendo relativamente original pelo menos nos tons, já que no Uzbequistão não dá para produzir todas as cores. O azul é produzido pela mais lamacenta água do Mar de Aral e o verde por grama seca compactada, por isso que a bandeira uzbeque tem aquele ar de cor desgastada.

Na listra azul há o símbolo uzbeque do Pacman comendo alguns Space Invaders, uma clara referência à dificuldade de pronunciar "Oʻzbekiston davlat bayrogʻi".

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza o Mar de Aral, o que significa que logo estará branco.
  • Vermelho - Simboliza o comunismo.
  • Branco - Simboliza o nada que é o Uzbequistão.
  • Verde - Simboliza o gramado.

Evolução da bandeiraEditar