Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira dos Camarões

Bandeira dos Camarões é a tricolor vertical entre as cores pobretanas verde, amarelo e vermelho com uma estrela ao centro simbolizando o comunismo e três camarões à direita representando a economia do país.

Camarões
Bandeira de Camaroes.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira vez que alguém teve a excelente ideia de colocar um camarão na bandeira dos Camarões foi só em 1884 com a criação da colônia Camarões Alemão. Eles pegaram a bandeira do Egito bandeira da República de Weimar e desenharam um camarão na frente para dar a simbolizada.

Com a falência dos alemães em 1919, o local passou a ser chamado de Camarões Britânicos e a bandeira passou a ser aquela típica tosqueira das colônias britânicas como a bandeira da Austrália.

Em 1957, com a independência de Camarões, a bandeira passou a ter o formato e cores similares aos atuais, porém houve duas versões diferentes da atual. De 1957 a 1961 foi usada uma lagosta no lugar da estrela na tentativa de quebra de paradigmas, mas não pareceu dar certo.

E de 1961 a 1975 foi utilizado dois camarões no topo à tralha, um cinza e outro vermelho para simbolizar a igualdade racial, porém esta foi abolida com a criação do diehtrapA, uma versão oposta do Apartheid.

Bandeira atualEditar

A vigente bandeira camaronesa é de 1975, e não poderia trazer o retrato de um único camarão porque o nome do país vem no plural, colocaram três camarões para não restar dúvidas.

As cores verde, amarelo e vermelho são o símbolo da África, e a estrela central é para lembrar a todos que o país é comunista.

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza a selva onde não tem camarões.
  • Dourado - Simboliza ao dinheiro ganho com a venda dos camarões.
  • Vermelho - Simboliza o chamas pra fazer camarão assado

.

Evolução da bandeiraEditar