Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira dos Países Baixos

Bandeira dos Países Baixos é mais uma bandeira sem um pingo de originalidade da Europa, composta do batido tricolor horizontal em vermelho, branco e azul criado pelos franceses.

Países Baixos
Bandeira dos Paises Baixos.png

Índice

HistóriaEditar

Historicamente, a primeira bandeira neerlandesa que pode ser considerada é a Cruz de Borgonha, cuja linha de lasanhas bolonhesas pré-pronta para serem esquentadas no micro-ondas dominou a Europa Ocidental por toda Idade Média. Não era bem uma bandeira neerlandesa em si, mas é que os holandeses estavam noiados demais nessa época para fazerem uma bandeira só para eles.

Porém, quando a Casa de Orange assumiu o Grão-Ducado de Amsterdã & Red Light District, abriu a maior empresa de sucos de laranja do mundo da época, e por isso adotou uma bandeira própria, similar a atual, porém laranja ao invés do vermelho, a chamada "Pringlesvlag" (Bandeira Pringles).

Em 1795 é criada pelos franceses a República Batava e sua respectiva bandeira, daí a origem da tricolor azul-branco-vermelho. Como a maior indústria de Pringles do mundo ficava em Haia, e Utrecht era a maior produtora de batatas fritas da Europa, para diferenciar da bandeira da então Iugoslávia, um símbolo de batatas foi colocado na bandeira.

Vale lembrar também que a Companhia Neerlandesa das Índias Orientais teve a sua própria bandeira, igual à bandeira neerlandesa, porém diferenciado pelo brasão, com o símbolo da Pringles, para que assim as embarcações neerlandesas estivessem abençoadas e protegidas de eventuais ataques de mafagafos.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira é composta pelas listras vermelho, branco e azul, ideia de Johan Cruijff. De vez em quando aparece laranja quando a pessoa que ver a bandeira sofre de daltonismo. Porém o congresso neerlandês estuda a possibilidade de introduzir a cor amarela numa das listras da bandeira, devido ao alto índice de derrotas em finais de Copa do Mundo e amareladas da Seleção Neerlandesa de Futebol.

SignificadosEditar

  • Vermelho - Simboliza a fraternida o Red Light District.
  • Branco - Simboliza a igualdade o pó cheirado por todo holandês que se preze.
  • Azul - Simboliza a liberdade os moinhos neerlandeses onde são fabricados tamancos.

Evolução da bandeiraEditar