Abrir menu principal

Desciclopédia β

Battesimo di Cristo

Battesimo di Cristo é considerado o primeiro trabalho de Leonardo da Vinci feito quando ainda fazia parte da Escolinha do Professor Raimundo Verrocchio.

Battesimo di Cristo - Andrea del Verrocchio, Leonardo da Vinci.jpg
Afogamento de Cristo
Andrea del Verrocchio; Leonardo 20, 1472-1475
Pinto na mesa
Galeria dos Fuzíveis (Florença)

HistóriaEditar

Esta obra que levou 3 anos para ser concluída, como tudo do Leonardo da Vinci, é cercada de mistérios e mensagens subliminares, foi doada para a Galeria dos Fuzíveis em Florença e viria a ser muito imitada por diversos outros pintores.

Apesar de ter sido Andrea del Verrocchio quem produziu 95% de toda essa obra, só porque Leonardo da Vinci pintou uma coisinha aqui e outra acolá ele ficou com todos os créditos, afinal Verrocchio não foi famoso o bastante para ser uma Tartaruga Ninja.

Acredita-se que Andrea del Verrocchio assumiu ser emo após a conclusão deste quadro quebrando todos seus pinceis e pinto na frente de sua turma após um surto de invejinha de Leonardo.

A técnica de Leonardo sobrepujou ao do mestre, afinal ele usou o Paint (lembrando que o Photoshop ainda não existia nessa época) e assim conseguiu produzir com maestria profundidade feita por luz e sombra e realismo fantástico.

AnáliseEditar

  Jesus - Alguns talvez achem que essa cena se trata do batismo de Jesus, porém os mais atentos conseguem identificar as mensagens apócrifas de Leonardo da Vinci. Se colocado sob luz infra-vermelha é possível notar com clareza Jesus se banhando na verdade com Guaraná Jesus.
  João Batista - Retratado com uma feição ligeiramente ranzinza, suas costelas saltadas revelam a fome que um santo batista deve ter que não cobra dízimo para batizar alguém, formando assim uma crítica velada à Igreja.
  Pomba branca - A pomba é o símbolo da proteção divina garantida após o batismo, onde vemos Deus hipnotizando a pomba para que ela não cague sobre seu protegido que acaba de incorporar a aura dos Power Rangers.
  Um pássaro qualquer - Leonardo pintou essa ave fora de contexto apenas para que trouxas percam horas de suas vidas tentando achar algum significado para ela.
  Anjos - Nem deveria ter anjos nessa pintura, mas Leonardo da Vinci se intrometeu no quadro de Verrocchio e pintou estes anjos apenas para se mostrar.
  Rio Jordão - Outra crítica velada presente nesse quadro está na maneira como o Rio Jordão foi retratado. Bem raso não passando do tornozelo de Jesus e João, é claramente uma denúncia ao assoreamento do rio devido ao descaso do governo de Israel.