Abrir menu principal

Desciclopédia β

Belait

Belait é um pedaço do Brunei, o maior deles aliás, chamado de "distrito" e mesmo assim não é lá grandes coisas, afinal estamos falando de Brunei um paiseco do tamanho do País Basco (qual o tamanho do País Basco?), e sua capital e única cidade existente é a de Kuala Belait, que deve ficar em Belait mas não há ainda certeza absoluta sobre isso.

Índice

HistóriaEditar

 
Um foguete de Belait prestes a ser lançado.

Se as informações sobre a história de Brunei já são escassas, imagina sobre o seu distrito mais isolado e desconhecido? Mas a Biblioteca de Alexandria tem alguns registros sobre o que houve em Belait. Mas infelizmente toda essa informação está escrita em boneco-palitês, que vemos uma transcrição de um parágrafo aqui abaixo:

ކޮންމެ ބަހެއްވެސް އުފެދި ކުރިއަރަމުންދާނީ ތަރަހައެއްގެ މައްޗަށް ބިނާވެގެންނެވެ.

Como não existe nenhuma pedra de roseta para esse dialeto bizarro, iremos ficar sem saber do passado dessa pitoresca e relativamente bela região.

EconomiaEditar

A única coisa que existe em Belait que não seja a sauna do sultão, são as indústrias da Shell que exploram por ali gás natural, petróleo, carvão e Guaraná Dolly.

GeografiaEditar

Belait é o distrito do Brunei mais isolado do país, não que o país seja grandes coisas para haver algum lugar isolado além do país em si, mas de maneira relativa existem muitos pântanos, charcos, lodos e mangues.

PopulaçãoEditar

Os belaitas formam a população local, e o que eles tem de especial eu não sei, além do costume de plantarem batatas.