Abrir menu principal

Desciclopédia β

Benedito Novo

Luís Henrique da Silveira.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

Gnome-searchtool blue.png Benedito Novo é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
A prefeitura paga tudo em prestações.

Sciences de la terre.svg.png
Wikisplode.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Benedito Novo.

Benedito Novo é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, a colônia dos emos nazistas e italianos que queriam fugir da Segunda Guerra Mundial para não levar uma surra dos comunistas.

Geografia

Esta cidade está a 130 metros de altitude, muitas velhotas com falata de ar e problemas de respiração morrem ai devido essa altitude. Sua população, em 1847 era de 666 habitantes (estimativa - IBGE) Está a cerca de 45 km de Blumenau Municípios limítrofes:

  • Norte: Rio dos Cedros, Classe Baixa, pobretões.
  • Leste: Timbó, Rodeio, Ascurra, classe média
  • Sul: Ibirama, ricões.
  • Oeste: José Boiteux, Doutor Pedrinho, classe baixa-média.

História

Segundo registros, do Professor Julius Scheidemantel e do Pastor Nelson Weingäertner,os nerds da cidade constam referências sobre “O Rio Benedito ou Benedicto” (que era novo, daí o nome de Benedito Novo, criativo hein!) Benedicto em latim significa “o abençoado”, pois ele era o único novo da cidade.. Assim, devido a sua riqueza em peixes, esse seria o responsável pelo nome da cidade Benedito Novo. No início da colonização, segundo documentos depositados na pedra fundamental da Igreja Evangélica Luterana de Benedito Indaial, as novas terras demarcadas receberam o nome “Benedito Linha Nova”. Mas já em fins de 1890(666!) esta denominação foi alterada pela primeira e última vez em Benedito Novo. Existe ainda uma outra formulação do nome, em lugar de “Beneditto Novo” também era corrente “Benedicto Novo”. Versão popular Segundo a versão popular o nome do município de Benedito Novo originou-se da homenagem dos fundadores a um escravo foragido, de nome Benedito, mais esse já estava tão velho que já se podia enterrar, uma pessoa muito generosa e prestativa. Benedito era filho do velho Benedito. O casal Benedito(que confuso!), residente na localidade de Carijós (Indaial), tinha vários filhos, e um deles veio residir em Benedito Novo. Esta denominação surgiu pelo modo de designar a região onde residia Benedito. O pai Benedito tinha uma canoa com a qual servia a comunidade e navegava pelo Rio Benedito - dado esse nome justamente por ele conhecer muito bem o Rio. Benedito, o novo, “filho” do velho Benedito, pode ter sido muito útil aos, considerados, pioneiros da fundação do Município: Joseph Peyerl, Johan Maus e Anton Werling. Exímio canoeiro, auxiliou os imigrantes, que, em agradecimento a ele, nomearam o local com seu nome. Diz-se também que o velho Benedito subiu o Rio Benedito e ao chegar denominou a localidade, com o nome de Benedito Novo em homenagem a nova conquista realizada

Emancipação

Uma lei, criou o distrito Benedito-Timbó, a Benedito Novo dos caipiras Timbó! Integrante do município de Blumenau. Essas malditas leis criaram Timbó para acabar com a felicidade dos caipiras, subdividindo-o em distritos: sede, Encruzilhada, Rodeio e Benedito Novo.Então outra maldita lei criou o munícipio de Rodeio, composto do território de Rodeio e Benedito Novo, até então distritos de Timbó. Benedito Novo passou a ser distrito de Rodeio, condição em que continuou até sua emancipação. No ano de 1949, foi criado o distrito de Doutor Pedrinho, desmembrado da área do distrito de Benedito Novo. Então Benedito Novo se fundiu com Rodeio. A solenidade de instalação aconteceu no dia 29 de dezembro daquele ano. Doutor Pedrinho passou a ser distrito de Benedito Novo. Em 1989, no dia 1º de junho, Doutor Pedrinho foi desmembrado de Benedito Novo tornando-se município .