Abrir menu principal

Desciclopédia β

Metal 2.jpg Este artigo é metálico!

Ele é revestido ou banhado a algum metal ou liga que se encontra na tabela periódica. Se você corroer este artigo, Mordekaiser vai exterminá-lo!

Berílio
Esmeraldapedra.jpg
Um grupo de átomos de berílio bem felizes.
Símbolo, número Be, 4
Série metal que não é metal
Principal isótopo ametista
Propriedades atômicas
Massa atômica 9,012182(3) u
Dureza Difícil de rachar
Nível de radioatividade Não possui
Nível de toxicidade Nula
Propriedades físicas
Comestível? Não
Inalável? Só por aliens
Posso passar na pele? Sem problemas
Onde encontrar Usinas de berílio enriquecido
ponto de fudição Quente pra cacete
ponto de rebuliço Mais quente ainda!
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Nulo



Berílio é um elemento químico dos metais que não são metais. Apesar de não ser muito pop e ser conhecido por poucos, sempre esquecido pelas pessoas que falam do hidrogênio, depois do hélio, aí já pulam pro carbono, o berílio está sempre por aí, a sua volta, no seu almoço, disfarçado de potássio.

HistóriaEditar

O Berílio foi descoberto em 1798 por um famoso cozinheiro francês chamado Louis Nicolas Vauquelin que estudou as propriedades dos temperos adocicados dos oompa loompas, ele queria desvendar o que era aquele sal especial, que em contato com algumas lesmas (escargot) geraram uma gosma verde que ele inicialmente acreditou ser kriptonita (o que é errado, hoje sabemos que esse metal vem do criptônio). Por isso, apenas Batman e Robin de Adam West foram capazes de isolar o metal jogando potássio em cloreto de berílio, na tentativa frustrada de criarem um creme dental para tentar resolver os problemas da ingestão do Lico de Cair Pinto.

Embora já esteja mais do que confirmado que o berílio não possui propriedades radioativas e nãos erve para fabricar bombas atômicas, o elemento continua sendo procurado ao redor do mundo para ser usado como decoração de luxo.

CaracterísticasEditar

O berílio é um metal inoxidável, indestrutível, invisível e inderretível em condições normais de temperatura e pressão. Encontrado em ligas de rocha ígneas é na verdade só mais um elemento químico qualquer que pouco importa.

O berílio é encontrado na natureza em diversos minerais sem importância alguma, como o murilobenicio, o bernadinho, o cristialberto e a fraquezita. Com sorte você pode encontrar o berílio em aquamarines e esmeraldas, e poder vendê-los na beira da estrada para poder alimentar seu filho, algo que realmente interessa.

As maiores jazidas de berílio são encontradas nos Estados Unidos, Rússia e China, e por isso eles tem muito cuidado em conscientizar sua população a evitar ao máximo o ato de inalar, comer, fumar ou usar berílio como maquiagem. O mineral pode causar câncer e graves úlceras, mas tirando isso você pode oferecê-lo à sua sogra.

AplicaçõesEditar

Graças a seu alto ponto de fusão, o berílio é usado em ligas metal e como catalisador nas técnicas de fusão, sendo ideal para construir um robô do futuro caso não queira que ela morra ao ser afundado numa poça de ferro fundido.

Além disso, o berílio, devido à sua coloração verde, é também utilizado em reatores de energia nuclear para fins pacíficos (ou não).

Só que a melhor utilidade do berílio, sem dúvidas, é mesmo ser usado como brita para estacionamentos, é melhor não inventar muito. Na sorte ele será uma esmeralda e enfeitará o pescoço de alguma puta.