Abrir menu principal

Desciclopédia β

Montfortpoulpe.jpeg Este artigo é aquático!

E é especialista em natação. Se você vandalizar, ele te joga uma tsunami, então cuidado com os tubarões e não leia sem usar uma máscara de oxigênio.

Cquote1.png Você quis dizer: Papaizão Cquote2.png
Google sobre Big Daddy
Cquote1.png FILHO DA PUTA! Cquote2.png
Você sobre morrer com um único golpe do Big Daddy
Cquote1.png Snif snif...Mr Bubbles... snif snif... Cquote2.png
Little Sister sobre Big Daddy

Big Daddy é o nome dado a uma série de roupas de mergulho ambulantes indestrutíveis que se apropriam de técnicas apelonas para te matar com um único golpe na série de jogos BioShock. Vivem acompanhados de garotinhas indefesas possuídas pelo Capeta conhecidas como Little Sisters, as quais defendem como se fossem suas filhas (daí o nome "Big Daddy"). O principal objetivo de sua criação é proteger as Little Sisters dos velhos pedófilos que vivem espalhados aos montes por toda Atlântida Rapture.

Índice

HistóriaEditar

A história dos Big Daddies começou com a criação de Rapture, popularmente conhecida como Nova Atlântida. Após a criação dessa grande potência econômica marítma pelas mãos de um filósofo ateu conhecido como Andrew Ryan, vários povoados aquáticos começaram a sentir-se ameaçados pela cidade, e inúmeras inimizades e rivalidades tiveram sua origem a partir daí. Os principais inimigos de Rapture desde o início foram Aquaman e Namor, que organizavam constantes ataques a cidade com o intuito de eliminar a concorrência pelo domínio dos 7 mares.

 
Big Daddy fazendo pose de fodão ao lado de uma pirralha com o Capeta no couro Little Sister.

Porém, os inimigos nunca conseguiam vencer as batalhas iniciadas contra Rapture, pois toda população do lugar era formada por mutantes superpoderosos que desenvolveram a habilidade de dominar todos os elementos naturais existentes, impossibilitando qualquer vitória, já que ninguém era capaz de conter toda aquela apelação por parte da cidade.

Após algum tempo de investigação, os inimigos descobriram que Rapture tinha descoberto uma lesma alienígena nas profundezas infernais oceânicas, da qual extraiam uma substância nociva muito mais poderosa que LSD, crack, maconha e ecstasy juntos, que ficou conhecida como ADAM. Essa droga era capaz de fazer com que as pessoas conseguissem materializar tudo o que pensassem de imediato, e dessa forma, tornavam-se pessoas viciadas detentoras dos mais incríveis poderes sobre-humanos.

Porém, os inimigos também descobriram que as únicas pessoas capazes de coletar aquela estranha substância eram garotinhas sádicas de cara verde, que sempre carregavam consigo um grande estoque da droga. Logo, os inimigos passaram a enviar espiões que se infiltravam em Rapture se passando por algum habitante do lugar com o único intuito de ter maiores oportundiades de sequestrar as pirralhas e lhes roubar todo o ADAM para si.

Porém, não era só isso: não eram apenas os inimigos vindos de fora que queriam capturar as pobres garotinhas. Com o tempo, os habitantes drogados de Rapture foram ficando cada vez mais viciados e transtornados psicologicamente devido ao uso abusivo de ADAM, e eles também passaram a perseguir as pobres lolicons garotinhas em busca da droga.

Com medo da quantidade tremenda de drogados e pedófilos perseguindo as garotinhas, um grupo de cientistas que ainda encontravam-se sãos, resolveram criar guardiões protetores para as Little Sisters, como eram conhecidas as garotinhas. O cérebro de toda a operação que visava a proteção era ninguém mais ninguém menos do que Seiya de Pegasus, figura-chave na elaboração da fórmula da imortalidade que viria a tornar os guardiões protetores indestrutíveis. Logo, tomando como protótipo inicial o famoso Capitão Cutler, várias cobaias humanas, em sua maioria presidiários importados da superfície, tiveram seus orgãos acoplados à roupas de mergulho de diversos tamanhos, cores e sabores.

Dessa forma, assim surgiam os tão esperados guardiões, que receberam o nome de "Big Daddies", e foram enviados para as ruas de Rapture, se encarregando de proteger as Little Sisters com garras de ferro. Desde então, há uma série de conflitos internos entre os Big Daddies e os civis de Rapture (conhecidos como Splicers), que queriam a todo custo assassinar as fedelhas para roubar todo o seu ADAM.

CaracterísticasEditar

Os Big Daddies, para começo de conversa, como já mencionado, tratam-se de roupas de mergulho indestrutíveis, que passam a perambular sem rumo ao lado das Little Sisters por toda Rapture. Antes de se tornar uma criatura burra e movida unicamente por um instinto paternal estúpido genérico, os Big Daddies ou eram presidiários rejeitados pela superfície, ou eram nadadores desempregados que cairam no conto do vigário e aceitaram se inscrever para o Programa Protetor achando se tratar de uma proposta de emprego.

 
A primeira versão do Big Daddy fora originalmente projetada para caçar adolescentes hippies.

Em geral, Big Daddies são gordos, altos e corcundas, e possuem braços e pernas do tamanho dos membros de um elefante. Sua armadura costuma ser de uma cor envelhecida sem-graça devido a ferrugem, já que seus criadores não queriam desperdiçar trajes bons de mergulho para criar estes indivíduos completamente acéfalos e imbecis. Pode-se notar também alguns detalhes em verde nas roupas, provavelmente devido as algas e ao musgo que acabaram se acoplando nas criaturas, que por serem idiotas, nem se deram ao trabalho de se limpar devido a completa ausência do senso de higiene. Sua estrutura física nos remete ao gênero nerdístico-RPGista conhecido como Steampunk, pois eles possuem cor de ferrugem e olhos verdes claros luminescentes, característica indispensável nesse gênero.

Além do mais, os Big Daddies, de início, podem ser muito bem confundidos com assombrações aquáticas, pois ficam andando por todos os cantos imitando o som de baleias na época do acasalamento. Há quem acredite que pouco antes de as cobaias terem tido seus orgãos internos retirados e presos para todo sempre dentro das roupas de mergulho, eles acabaram sofrendo uma lavagem cerebral, sendo submetidos a mais de 24 horas sem parar de sons de cetáceos no cio, até ficarem completamente malucos e começarem a pensar também serem baleias. Isso que explicaria o porque de os Big Daddies só ficarem repetindo esses ruídos chatos durante o jogo todo.

Em relação ao humor, os Big Daddies são na verdade bipolares. Ou estão muito calmos ou estão muito putos. Quando os mesmos foram criados, foi implantado um sistema de semáforos em sua cara, cuja única função é indicar o humor das criaturas. As luzes em sua cara podem ser de três cores. Quando um Big Daddy possui uma luz amarela na sua cara, significa aguarde que o mesmo está cagando e andando para qualquer chato que possa estar perambulando pela região. Quando a luz está verde, significa avance que de alguma maneira, provavelmente por uma cagada do jogador, a criatura ficou hipnotizada e vai seguir as suas ordens (geralmente quando você usa o plasmid "Hypnotize Big Daddy", desenvolvido por psicólogos e macumbeiros de Rapture). Quando as as luzes de sua cara estão vermelhas, significa pare que o bicho está puto da cara. Em síntese, quando um Big Daddy estiver com a cara vermelha, meu filho, significa "pernas pra quem te quero".

Na maior parte do jogo, você será obrigado a exorcizar as Little Sisters se quiser descolar grana (as coisas no jogo são todas pagas com drogas ADAM) para se dar bem na história, portanto, na maior parte do jogo os Big Daddies vão se mostrar raivosos e mau humorados. Big Daddies costumam ser muito mais fortes que os bosses do game, pois possuem uma armadura impenetrável (que resiste ao fogo, ao gelo, a água, ao aço, a madeira, a eletricidade a telecinese ou a qualquer porra que você tente usar para acertar no desgraçado), e portanto, até você conseguir matar um deles, você já vai ter morrido no mínimo umas 6 vezes. Para irritar um Big Daddy, basta acertá-lo com um alicate.

EspéciesEditar

BouncerEditar

 Ver artigo principal: Bouncer
 
Acostume-se com essa cena. Ela será recorrente enquanto joga, pois será o que você mais verá segundos antes de ir pro saco.

Bouncers são a primeira espécie de Big Daddy com a qual você se depara ao longo da série. De todos os tipos existentes, esses são conhecidos por usarem aquilo que mais se aproxima de uma roupa de mergulho real, ou pelo menos quase isso. De todos as espécies de Big Daddy, o Bouncer é de longe o mais obeso, em contraposição ao fato de ser o mais rápido de todos, criando uma contradição. Bouncers podem ser classificados como sendo os mais nanicos de todos os Big Daddies, e apesar de correrem mais do que o Ligeirinho, tais criaturas são completamente inúteis no combate a distância, sendo completamente dependentes de uma broca de dentista gigante e enferrujada acoplada a sua mão. Podemos dizer que também é o mais fracote de todos os Big Daddies, e seus golpes resumem-se em sair correndo atrás de você feito um condenado e te acertar com a já mencionada furadeira em suas mãos. A melhor estratégia é acertar o desgraçado a distância e correr pra caralho até ele perder você de vista, o que é muito fácil, dadas as várias entradas e corredores sombrios distribuídos por toda Rapture.

RosieEditar

 Ver artigo principal: Rosie

Rosies são a segunda espécie de Big Daddy encontrada ao longo da série. Diferentemente dos Bouncers, Rosies são muito mais FDP's, e sua forma de ataque consiste basicamente em atirar em você com armas de rebites que os mesmos roubam descaradamente das portas e demais objetos de aço de toda Rapture, geralmente em atos descarados de vandalismo. Ao contrário dos Bouncers, Rosies atacam à distância e são muito mais apelões. Jamais ouse se aproximar de um desses filhos da puta, pois o mesmo começará a te lançar uma série de bombas terroristas até te mandar de uma vez por todas para os quintos dos Infernos. Usam uma capa de botijão feita de ferro na cabeça, e são mais altos que os Bouncers. Em sua maioria, Rosies costumavam ser os trabalhadores responsáveis pela manutenção de toda Rapture antes de serem transformados nessas abominações, e viviam a triste realidade da exploração e do trabalho escravo. Isso talvez explique o porque de serem mais raivosos que os Bouncers.

RumblerEditar

 Ver artigo principal: Rumbler
 
Um Big Daddy lutando contra um grupo de maconheiros pedófilos para proteger uma doce e inocente Little Sister.

Rumblers são Big Daddies com a altura do Professor Girafales que aparecem em BioShock 2. São ainda mais magros que os Rosies, e são tremendamente mais apelões a distância do que esses últimos. Em sua maioria, integravam o time oficial de basquete de Rapture, e quando eram seres humanos normais costumavam vencer todos os torneios subaquáticos da NBA. O que os torna incrivelmente odiados é o fato de que assim que seus olhos ficam vermelhos, é praticamente impossível chegar perto dos desgraçados. Antes de você ter dado dois passos em direção ao bicho, ele já vai ter te lançado mais de 20 foguetes destruidores de vida, que por sua vez, te matarão instantaneamente. Se você for um noob, pior ainda, pois não vai ter tempo nem mesmo de pensar em dar um único passo sem que seja massacrado pelo maldito. Para completar e deixar cerca de 99% dos jogadores mais putos, os mesmos liberam Miniature Turrets, que atacam qualquer criatura viva que se mexa, e irão ferrar com sua vida até você pegar o controle e arremessar na parede.

LancerEditar

 Ver artigo principal: Lancer

Lancer é o Big Daddy mais avançado tecnologicamente falando, porém, aparece apenas em uma DLC no jogo BioShock 2. Foram construídos baseado em anotações roubadas de Albert Einstein e Jigsaw, e enquanto humanos em sua maioria eram nerds frequentadores de convenção de Star Wars e Star Trek. Projetados com os mais avançados recursos que Rapture tinha a sua disposição, são caracterizados por serem mais anorexos magros que os demais Big Daddies. Uma vez irritado, a única coisa que você verá na tela será sangue (obviamente o seu) jorrando para tudo quanto é lado da tela, já que o desgraçado usa uma arma de raio laser para lhe acertar.

Alpha SeriesEditar

 Ver artigo principal: Alpha Series

Alpha Series são projetos fracassados de Big Daddy, que por não conseguirem atingir às expectativas, ou seja, por não serem de utilidade alguma, foram despachados sem dó nem piedade para os lixões mais fedidos de Rapture. Porém, seus criadores foram tremendamente burros e se esqueceram de desligá-los, e em vista disso eles acabaram saindo dos lixões e passaram a vagabundear pelos becos e ruas de Rapture. Costumam ser os mais mau humorados e raivosos de todos os Big Daddies, já que diferentemente dos outros, basta ele te ver que ele já vai lhe aplicar golpes mortais sem que você tenha tempo sequer de ver direito o miserável. Dizem as más línguas que os mesmos são assim tão rabugentos porque tiveram suas Little Sisters arrancadas a força deles.

Ver tambémEditar