Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bom Jesus (Santa Catarina)

Ponte-HLuz.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

"Shalon Artigos Religiosos. Localizada no Pesque-Pague do Juca".

Bom Jesus (Santa Catarina) é uma cidade do oeste catarinense. Impressiona por ter um nome que é dado de escolas à bairros e ser desconhecida. A ironia está mesmo assim nesses "significados". Bom jesus é uma cidade-escolas, ou seja, é a única cidade do oeste que possui uma escola para o ensino médio.

Então os primeiros habitantes (e os mais orgulhosos) batem no peito dizendo que a sua cidade é a melhor do oeste por ser a que investe mais na educação. Porém, sem desmerecer o nome que está ótimo, a única foto que se tem daquela cidade é a de uma igreja da cidade em vários ângulos diferentes.

E aliás, se a cidade é a com melhor em ensino no oeste, quer dizer que as outras nem escola devem ter né?

História

A história da cidade é a mesma das do oeste de santa catarina, os imigrantes desembarcaram em Porto Alegre ou em qualquer outro canto do rio grande do sul, foram mal recebidos pelos Gaúchos que os trataram como se fossem nazistas mesmos, tentaram um clima mais tranquilo no interior gaúcho.

Mas nem lá era tranquilo, para dar um basta a maioria decide ir para o estado de Santa Catarina que precisava desesperadamente de população (hoje é o contrário, é melhor que todos voltem de onde vieram para que possamos ainda apreciar as praias, que aliás o pessoal do oeste não pode apreciar) e fizeram propaganda.

Como na época a propaganda era algo muito respeitado e todos acreditavam o que dizia nela os que foram mal recebidos inclusive no interior do rio grande do sul subiram para o oeste tentando a sorte para buscar ouro por lá.

Porém, um pequeno grupo de imigrantes que o site do estado não identificou qual era a sua nacionalidade começou uma colônia comunista que tinha um nome incrivelmente tradicional para esconder a sua real intenção a cortar madeiras e a fazer um município baseado só nisso.

Então, um dia um comboio de gaúchos que fugiam da crise econômica no país assaltavam as pessoas e as cidades de imigrantes passou por aquele lugar e assumiu o poder, tirando assim os russos da aldeia. De lá para cá, os que eles resolveram poupar começaram a investir na agricultura.

Seja como for, de alguma forma o município virou um bairro escola e é assim que ele vive até hoje, como um bairro escola. Apesar de tudo, os poucos catarinenses ou algumas pessoas que moram em outras milhões de bom jesus espalhadas no país vão procurar por esse nome e não vão achar o que querem.

Mas os catarinenses com certeza estavam procurando por uma escola que fica em Lages, ou melhor, os lageanos estavam procurando.

Turismo

Estranhamente, no site do estado de santa catarina eles colocam turismo no título mas colocam coisas como:

"As histórias sobre Alfredo Wagner são bastante curiosas. No início da década de 1990, professores da Universidade Federal de Santa Catarina descobriram ali fósseis de... ZZZZZzzzzzZZZZzzzz"

Então quando a cidade não tem turistas eles põem coisas que a cidade produz, nesse caso falaram que a cidade tem o maior número de escolas em uma mesma cidade do oeste catarinense. "A cidade de Bom Jesus (Santa Catarina) possui 3 pré escolas e 2 escolas de ensino fundamental e 0,5 escola de ensino médio já que ela foi destruída após vandalismos recentes..."

Legal né? Vai se mudar pra lá?

Como chegar

É bem simples, você vai indo pela BR-282 e então você vai passar por um mato, tem uma estrada de chão e uma plaquinha com os dizeres: "Pesque-pague do Juca" você entra sem excitar e então vai ver um lago, daí mais no fundo, depois do pesque-pague, tem outra estrada de Barro, daí sim é Bom Jesus (Santa Catarina).

Agora, obstruir a entrada de uma cidade com um pesque-pague é mal negócio seu juca?

 Óia, eu já perguntei mil veiz se eles queriam ir para Bom Jesus. Isso foi no começo, agora eu pergunto se eles querem o pesque-pague pois eu nunca vi algum turista querendo ir para a cidade no meu quintal! 
Seu juca