Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bom Retiro

Mau retiro

Cquote1.png Isso também é nosso!! Cquote2.png
Gaúcho sobre sobre a quem pertence Bom Retiro

Cquote1.png Seus é o caralho Cquote2.png
Paulista sobre comentário acima

Cquote1.png Um lugar calmo, um bom retiro Cquote2.png
Arzão sobre a lenda de como foi dado o nome a cidade

Bom Retiro é um município brasileiro da região montanhosa do estado de Nossa Senhora Santa Catarina. Conhecido por ter o pico mais alto do estado sem ter nenhuma alva viva, e olha que a enchente nunca chegou por lá.

Índice

História da cidade

 
Um dos menores morros de Bom Retiro

O povoamento da cidade começou lentamente, por volta de 1965 anos antes de cristo, quando foi aberto um canal entre as ilhas das bananas e Lages. Após saber que estaria fudido se não abrisse o canal para os gaúchos de Pelotas e os Paulistas de Campinas. Feito o serviço, eles foram dormir, daí veio o nome Bom Retiro.

População

A cidade se destaca por ter o maior número de cachaçaceiros por metro cúbico ao quadrado dividido por 2/2. A cidade por sinal é pacata. Sua principal festa é a "Fusion Club" que fica no Matador, também conhecido como mangue, bonretirense ou depósito natural de lixo urbano.

Clima

Seu clima é considerado junto com o de Campos do Jordão, o melhor entre os piores do Brasil por causa do excesso de poluição. Seu clima varia de - 63,5 no inverno e - 23,5 no verão.


Invernos frios e com pouca chuva e neve. Outono com temperaturas médias anuais, primaveras não muito quentes nem frias com baixo nivel de chuva. E o verão até que da um calorsinho e como não tem um mar e nem todos vão para a piscina do clube alguns outros vão para um banho nas montanhas do rio cacau. A temperatura é boa nem muito quente e nem muito frio(apenas neve) que neste ano aconteceu na serra do panelão. Mas a mídia para ajudar a cidade vizinha divulgam esta serra como se fosse pertencente em Urubici mas esta região pertence a esta cidade portanto em Bom Retiro nevou também.

A chiruzada pôde tirar dos guardaroupas e usar aqueles palas que fedem a naftalina e que nunca foram lavados, ou seja, fede a m...

Economia

Como a cidade é pacata a economia então não vai de mal a pior. O dinheiro aparece e as pessoas daquela cidade nem sabem para onde vai. É facil gastar com caminhões, empresas privadas, etc. Difícil é ver alguma coisa diferente nesta cidade a não ser o asfalto ou melhor uma maquiagem chamada asfalto que mal acabada de ser feita tiveram de remendar tudo de novo e tambem um Semafaro de transito que nem funciona ainda e quando funcionar quem vai parar? o carro de boi?Já é difícil até uma mosca atravessar a rua. Faixa de pedestre nem será preciso;

Pontos turísticos

Santuário nossa senhora de aparecida (Que fica 10km distante do centro da cidade) Parque de exposições (Que acontece a festa do churrasco quando dá) Morro da cruz (Que não tem ilumiação,infra-estrutura) Pizzaria e Lanchonete clarabel (Por não ter um shopping as pessoas tem de ir a pizzaria aos final de semana por que não tem nada) A calçada dos índios (que não é possivel chegar lá por causa da mata fechada) e o Museu que fica no interior ( Muitos nem sabem que existe, quem é que vai no meio do mato visitar o museu?)