Abrir menu principal

Desciclopédia β

Boraceia

Gnome-searchtool blue.png Boraceia é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Quando o fim do mundo chegar, esta cidade não vai ser destruída.

Sciences de la terre.svg.png


Boracéia é uma municipalidade localizada no interior do estado de São Paulo.

Índice

HistóriaEditar

 
Boraceia, a cidade dos plágios.

Emancipado em 1950 e pouco, por um decreto lei que transforma o então distrito em Município. Na oportunidade a localidade anteriormente conhecida como Floresta passa a se chamar Boracéia, isso porque os poucos habitantes da época perceberam que no município já não havia mais floresta e sim uma enorme plantação de café, além do fato de que o núcleo urbano surgiu em torno de uma serraria, de propriedade de Eugenio Burjato (italiano de Revigo) e um patriarca de uma das primeiras famílias da região. O nome Boracéia vem do Tupi-Guarani, que segundo dizem significa lugar de reunião de gente ou lugar de festa. O nome tem sido muito controverso já que os índios que habitavam a região as margens do Rio Tietê e todo o sul do Brasil eram do grupo Kaigang do tronco linguístico Jê, e que nada têm haver com o Tupi-Guarani e em segundo lugar pelo fato de que o significado proposto (reunião de gente) não faz muito sentido já que o município nunca teve tradição em reunir gente.

ClimaEditar

O município se caracteriza por clima subtropical segundo a classificação de não sei quem, mas é de fato um inferno no verão e mais ameno no inverno e no outono, quando começa a esfriar la por perto da festa do peão.

CulturaEditar

Grande parte da população do município é composta por descendentes de imigrantes vindos da Itália que se assentaram em toda a região central do estado de São Paulo. A forte influencia européia pode ser encontrada na arquitetura (o autor não sabe dizem onde especificamente) e na culinária fortemente influenciada por traços europeus, sendo muito comum por exemplo, em casas de descendentes de imigrantes a presença de massas (macarrão) em uma combinação esdrúxula com arroz, feijão, bife e salada além de polenta que quando dura e velha na geladeira é tradicionalmente comida com leite, um típico traço da imigração italiana no Brasil, marcada pela fome que encontrou na polenta um produto barato e fácil, apesar de não ter gosto.

A cidade também conta com uma tradicional festa do peão, amplamente reconhecida como uma das maiores festas do peão da região e orgulho do município, muito embora o município nunca tenha tido vocação pecuária, visto que ao longo dos anos migrou da monocultura do café para a monocultura da cana-de-açucar.

EsportesEditar

Boracéia conta com um centro esportivo municipal que abriga uma quadra poliesportiva com diversificada estrutura para pratica de diversas modalidades de esporte incluindo natação e atletismo no entanto seus munícipes, como na maioria dos municípios do interior de São Paulo, reconhece só no futebol e suas derivações (futsal, futebol society) os únicos esportes viáveis e possíveis de serem praticados. Participa anualmente do campeonato de futebol amador (como se isso tivesse alguma importância) muito embora não seja vencedor de títulos há muito tempo. Boracéia também é o único município no mundo que conta com um clube social de Tênis (BTC: Boracéia Tenis Clube) mas que não tem em todo o seu território nenhuma quadra de tênis, muito menos habitantes aptos à pratica de tal esporte.

EconomiaEditar

Boracéia tem uma economia diversificada dada por geração de energia hidrelétrica, plantio de cana de açúcar, uma fabrica de laminados sintéticos, uma fabrica de metalizados e laminados que ninguém sabe o que fabrica, além de diversas pequenas empresas. O município é classificado como IDH alto e tem sido recentemente considerada uma das cidades, em sua região, exemplo em gestão de recursos públicos visto que os prefeitos ao longo do tempo conseguiram construir todas as praças necessárias e desnecessárias no município.

PolíticaEditar

Diferentemente do Brasil e do mundo, que conta com uma política polarizada entre partidos de esquerda e de direita, no município de Boraceia é tradição candidato único a prefeito nas eleições municipais, e quando há disputas, essas ocorrem entre partidos da mesma coligação e de direita.