Abrir menu principal

Desciclopédia β

Brasão de Armas da Irlanda

21892694.jpg HA HA! SAVE THE LEPRECHAUNS!!

Este artigo é irlandês. Ele mora no fim do Arco-Íris, resistiu aos vikings e aguenta chuva o ano inteiro. O autor é um católico fanático que fala galês misturado com inglês e bebe cerveja até desmaiar.


Irlanda
Brasão da Irlanda.png

Brasão de Armas da Islândia Irlanda é um dos mais de 8000 símbolos nacionais irlandeses juntamente com a inconfundível bandeira de São Patrício, o glorioso hino folk céltico nacional, os leprechauns, o U2 e o IRA. O brasão da Irlanda também é o único no mundo atualmente usado ao mesmo tempo como brasão e patch de farda de guerrilha urbana.

DescriçãoEditar

O simples porém legalzinho brasão irlandês da harpa no fundo azul começou a ser usado desde o século XIII durante a formação de um dos primeiros Reino da Irlanda, numa cortesia do lendário ex-monarca Brian Boru que foi gentil o bastante de voltar do mundo dos mortos por psicografia e emprestar sua harpa preferida para representar os irlandeses já que devido à extrema pobreza e fome do país as opções eram isso ou usar uma batata. Nessa ocasião o brasão foi desenvolvido em forma de pedra filosofal devido ao fato que o rei local era fã da série Harry Potter.

Quando a Inglaterra finalmente lembrou de fazer um anschluss naquela ilha, a gloriosa harpa irlandesa acabou sendo renegada e rebaixada a uma das quatro fatias do brasão do Reino Unido tendo que dividir espaço com os três leões da Inglaterra. Foi nessa época, como um dos primeiros símbolos de revolta contra a coroa, que os designers irlandeses adicionaram uma cabeça de mulher e um par de tetas à harpa num ataque ao moralismo prude dos protestantes britânicos.

Com a proclamação do Estado Livre Irlandês em 1922 a pedra filosofal voltou a ser o símbolo nacional, porém com o azar e humilhação que ela trazia com a continuação da opressão britânica o governo republicano depois de uma guerrinha civil básica declarou a independência de uma vez por todas e adotou uma versão mais clean com fundo azul da devoção à União Europeia.

Já na década de 70 com a compra da República da Irlanda pela Guinness a cervejaria trocou o azul-escuro pelo preto imitando o rótulo da bebida o que facilitou a sua adoção pelos guerrilheiros do IRA por combinar com os uniformes deles.

Edições anterioresEditar