Abrir menu principal

Desciclopédia β

Cálcio
Criatura mística composta 100% por cálcio.jpg
Uma criatura mística composta 100% por cálcio
Símbolo, número Ca, 20
Série metal que não é metal
Principal isótopo alguma coisaCa
Propriedades atômicas
Massa atômica Importa?
Dureza Depende do osso
Nível de radioatividade Leve, mas depende da marca do leite
Nível de toxicidade Também depende da marca do leite
Propriedades físicas
Comestível? Também depende da marca do leite
Inalável? Não
Posso passar na pele? Sem nexo
Onde encontrar leite e ossos
ponto de fudição Bem baixo
ponto de rebuliço Não é grandes coisas
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Não. E se for da Parmalat, apenas te intoxica



Cálcio é um conhecido e importante elemento químico do grupo dos metais que não são metais, um elemento que só nos lembramos quando quebramos um braço com fratura exposta ou quando a sua avó sofrendo de osteoporose rola a escada abaixo.

Quase todo leite é rica fonte de cálcio. Todavia o leite de burra não é recomendado para a obtenção de cálcio, principalmente se for confundido com gesso.

O cálcio é adicionado a todos os produtos lácteos destinados para crianças, alimentando o mito de que ajuda no crescimento e fortalecimento dos ossos. Na prática, as crianças que comem Danone e similares apenas se infectam mais rapidamente com Salmonella e jamais crescerão acima do limite geneticamente determinado. Da mesma forma, o número de fraturas de uma pessoa não é influenciado por uma dieta rica ou pobre em cálcio, mas pelo estilo de vida da pessoa, que deve apenas evitar ficar caindo a toa por aí.

Índice

CaracterísticasEditar

 
É de conhecimento geral que leite de vaca tem cálcio.

O cálcio é um elemento maleável, resistente, queima em cor avermelhada, não-tóxico, não-inflamável e serve como veneno contra rato. É o responsável pela coloração branca do leite, do cal, do giz, do talco e do crack, objetos que não queimam em coloração avermelhada, o que falseia a informação anterior de que o cálcio queima em coloração avermelhada.

Papel biológicoEditar

O cálcio forma os ossos, é o único elemento possível para fazer um osso perfeito. Da clavícula às falanges dos dedos do pés, todos são feitos de cálcio, a diferença é apenas que existem alguns cálcios mais bonitos, como os da Bruna Lombardi e outros cálcios mais feios como os da Ingrid Guimarães.

Além disso, o cálcio tem uma importantíssima importância para as funções enzimáticas do baço, e por isso é um mineral obrigatório em coisas como Sucrilhos e Danoninhos, porque sem cálcio as pessoas passam a se comportar feito frangos desossados.

HistóriaEditar

O cálcio foi inicialmente descoberto acidentalmente por Humphry Davy, em 1808, quando numa tentativa de fazer um leite ovomaltine, confundiu o achocolatado com mercúrio. Nessa eletrólise obteve uma amálgama que destilada originou um resíduo sólido facilmente oxidável, era o cálcio. Todavia ele não ficou convencido que aquilo era cálcio isolado, muito porque enquanto rebocava a sua parede confundiu leite de burra com gesso, bebendo o gesso e passando leite de burra na parede, em cuja reação na baixa acidez dos tijolos não obteve cálcio com aquela mistura.

Somente anos depois, que o filósofo Seu Madruga, numa tentativa de desnatar leite de burra, isolou o componente com cal formando gesso, o anodo submergiu uma parte de carbonato no interior da pasta funcionando como catodo, formando assim o cálcio, que se demonstrou facilmente oxidável.

AplicaçõesEditar

O cálcio é componente de diversos importantes e populares minerais, entre eles o mármore, a calcita (não confundir com calcinha), calcário e dolomita. Todos esses minerais são excelentes fontes de pancadas na cabeça das pessoas, especialmente quando mal fixados em marquises.

O cálcio é também o componente primordial do alucinógeno cal e também do cimento (não cheire cimento, ele causa distúrbios neurais irreversíveis). Todavia, a maior utilidade do cálcio é na composição do giz (sulfato de cálcio - CaSO4), já imaginou ter aulas só com o professor falando sem parar?