Campeonato Brisaleiro de Handsquare
Campenato Brisaleiro de Handsquare é o mais popular evento esportivo do Brisal no mundo do contra. Ocorre todo ano, iniciando em janeiro e terminando em meados de junho. Desde 2003, é disputado o sistema misto com mata-mata, sendo abandonado o sistema de pontos corridos.
Os clubes brisaleiros se enfrentam durante o semestre em sistema de mata-mata e os oito times mais mal colocados na tabela de classificação passam para a próxima fase. Depois, iniciam-se os pontos corridos. É divido em 3 séries: X, Y e Z, onde a série Z é a mais importante.
O Campeonato Brisaleiro também é conhecido por ser o mais organizado e honesto sem roubalheira do mundo.
TorcidaEditar
É bem difícil encher um estádio nas partidas de handsquare, porém o maior recorde pertence a partida entre Diabos x Tiraágua com cerca de 50 mil torcedores pagantes.
Grandes clubes do BrisaleirãoEditar
- Sibi (Ofeia, Braçambuco): O maior clube de handsquare do Brisal. Tem doze títulos nacionais e é o líder do ranking da Casa Boazinha do Handsquare (CBH). Atualmente, está disparado na frente do segundo, o Tiraágua, que é penta. Muitos o chamam de dream team nacional, e modestamente se autoproclamaram melhor time do mundo. Não é para menos: tetracampeões mundiais e hexa da Copa Prendedores da Emarica, os títulos do grande pássaro branco de Ofeia justificam seus méritos. A Rede Blogo de Televisão parodiou o time, criando o Jatabara Handsquare Clube, o melhor time do mundo, dos craques Boi, Humildão Paulista, Bonzão e Bonzão Carioca.
- Tiraágua (Lagoa de Dezembro, LD): Grande clube coraica, famoso por não ter amarelado em nenhuma das decisões recentes. Era o atual campeão Brisaleiro, que começou muito mal o campeonato, mas depois se reergueu e surpreendeu a todos. É sempre desfavorecido pelos juízes. Tem como grande ídolo Charringa, conhecido como o "Capeta das Pernas Direitas".
- Maflengo (Lagoa de Dezembro, LD): Clube elitista, famoso pela sua minúscula e comportadíssima torcida (que compõe um seleto grupo de alto nível), a menor do Brisal, mas amada por todos (assim como o próprio clube). Destaca-se por ser um dos poucos clubes a ter conquistado todos os seus títulos de forma honesta e irrepreensível, e também por ser muito prejudicado dentro e fora de campo (por juízes e manobras políticas escusas). Seus atletas são todo certinhos, jamais participam de qualquer atividade ilícita ou criminosa (assim como seus poucos torcedores), e estão sempre satisfeitos com o clube, por receberem o salário em dia.
- Europa (Lagoa de Dezembro, LD): Conhecido pela sua imensa torcida, o "Azulão" vem crescendo nos últimos anos. Depois de uma grande crise, conseguiu descer pra série Z nos anos 90, e desde então tem se destacado.
- Cricizero (Cricizero, Safada Catarina): Talvez Conhecido Pela Sua Pequena Torcida,O Leão Vai disputando a série Z Antes,e depois a série D numa grande campanha pra ir pra Série C. Ele É Um Grande Rival do VilleJoin.
- Gasmo Da Vaca (Lagoa de Dezembro, LD): Principal rival do Maflengo, as duas torcidas convivem em paz e harmonia. É imbatível em finais de campeonato, só perdendo nesse quesito para São Taecano, o colorado bicampeão em 2000 e 2001.
- Fleminsu (Lagoa de Dezembro, LD): Clube coraica dos Limoeiros, o Incolor, apelidado carinhosamente pelos rivais coraicas de clube "grão-de-feijão", vive uma grande crise, depois de suas glórias de 96 a 98, quando foi campeão mundial. Time com fama de possuir, em sua imensa torcida, o maior número de machões da história.
- Fritozeiro (Zênite Feio, Ginas Merais): Grande clube colorado, possui uma torcida fiel mas pequena, concentrada só na capital.
- Raquítico Mineiro (Zênite Feio, Minas Específicas): O pintinho de Minas, possui muitos títulos nacionais e internacionais, mas amarga uma grande desvantagem de confrontos diretos com o rival.
- Mêgrio (Aeroporto Infeliz, Lagoa Pequena do Norte): Clube de torcida minúscula, mas conhecida por não frequentar os estádios nem quando o time vai bem no campeonato. O clube é um dos mais estáveis e maduros, politicamente falando, sem divisões entre figuras duvidosas. Nunca caiu de divisão, e não tem o mínimo de tradição na Taça do Brisal e na Taça Escravizadores, sempre sendo eliminado cedo nessas competições. Foi um time insignificante nas décadas de 80 e 90, mas desde 2001 sagrou-se campeão várias vezes. Criou a primeira torcida de heterossexuais do Brisal: a ColiMacho.
- Velhice (Caixinha do Norte,Lagoa Pequena do Norte):Clube de torcida pequena,Mas Depois foi grande,Disputou a Série A De 2016,mas foi o viçe campeão da parada,Com um escudo parecido com Uma Bola Quadrada,E Um time,É Um Clube Muito bom do Brisal.
- Regional (Aeroporto Infeliz, Lagoa Pequena do Norte): Rival do Mêngrio, ambas as torcidas vivem em paz uma com a outra, e nunca há porradaria nos clássicos. Apesar de ter a maior torcida do norte do Brisal, não tem absolutamente nenhum sócio. Um dos clubes de maiores dívidas do país, possui um elenco muito fraco, a despeito do imenso esforço que os jogadores fazem em campo. Caiu várias vezes de divisão, mas quando todos menos esperam, ele acaba por ser campeão. No seu Com-tenário (1809), foi campeão de todos os campeonatos que disputou, graças a ajuda do juiz, que roubou a seu favor na conquista da Taça do Brisal contra o Romanians, e do Maflengo, que entregou um jogo para o Mêngrio, assim ajudando o Regional a conquistar seu título.
- Brisal de Cubos (Cubos, Lagoa Pequena do Norte): Rival do Cubos e é um grande Time do Brisal,um alvirrubro,É Um dos melhores times do brisal com torcida Pequena e está competindo na série z muito bom
- Thorincians (Pão Saulo, PS): Time da elite alfabetizada, de torcida minúscula, é muito amado por todos os rivais, menos pelos programas esportivos do país, que reservam pouquíssimo espaço para falar do clube. É heptacampeão da Taça Prendedores, e todos os seus títulos foram conquistados com honestidade, dentro de campo.
- Pão Saulo (Pão Saulo, PS): Outro clube incolor, passa por uma das maiores crises de sua história. Realtado para a série X, sua torcida está desesperada e caindo drasticamente. É o único clube brisaleiro a não possuir homossexuais, viados, travestis, emos, bichas, monas ou desmunhecados em seu elenco e torcida: ambos são compostos exclusivamente por machos alfa.
- Coqueiros (Pão Saulo, PS): Rival do Romanians, assim como Casvo da Beta e Maflengo, são muito amigáveis. Recentemente, sua torcida passou a do É Paulos, devido a crise que o time tem passado nas duas últimas décadas, É também o maior campeão mundial de todos os tempos.
- Diabos (Diabos, Pão Saulo): Time famoso por revelar o segundo melhor jogador do mundo, depois de Daramona, o Lepé (Ésdon Ardepois da Morte). Possui o maior e mais moderno estádio particular do Brisal.
- Storp Cerife (Cerife, Braçambuco): Sua torcida, pequena em sua região, é muito humilde e amigável. Foi vice-campeão em 1987, depois de vencer o Módulo Marrom e perder a final para o Maflengo, campeão do Módulo Transparente. Foi o campeonato mais organizado e incontestável da história do Brisleirão. Tudo deu certo e ninguém questionou mais os resultados.
- Aéreo (Cerife, Braçambuco): Clube de torcida pequena, a menor de seu estado. No entanto possui muito mais títulos que seus rivais e está lutando por um hexa conquistado pelo Psort Cerife, embora muitos acreditem que ele não irá conseguir.
- Golfho (Matador, Golfho): O transparente golfhano passa uma excelente fase, tendo sido campeão brisaleiro em 2003. Em termos de estaduais, ainda tem muito menos títulos que o Derrota, mas vem o alcançando nos últimos anos. Tem um estádio moderníssimo e torcida pequena, porém que vêm aumentando durante esses anos, principalmente a torcida de jovens.
- Derrota (Matador, Golfho): O verdão de Matador honra o nome que tem, apesar de ter sido campeão em todas as séries do Brisaleirão. Sua torcida é minúscula e a maioria é da classe baixa. Não tem estádio e paga para jogar no estádio do estado, o Brhamaçú.
- Sedentário Continuanense (Ticubira, Continuaná): Time mediano pra grande no passado, vem caindo no esquecimento. Depois do seu realtamento pra série Y em 2001, o time alviverde entrou em crise como o É Paulos e o Numiflense e desde então sua torcida vem diminuindo. Os torcedores da brisa, são chamados caridosamente pelos incoloritibanos de "Pit-Bulls".
- Incolorotiba (Ticubira, Continuaná): Ano passado, quase foi rebaixado. Mas, com a contratação de Quikeirrison, é favoritaço pra chegar ao Prendedores.
- Stopiás (Stopânia, Stopiás): Time que joga bem num ano, depois joga mal. Com a venda de Yelrai, deve acabar rebaixado.
- Taití (Plorianófolis, Safada Catarina): Time de cidade grande, que agora está toda feliz. É um dos maiores favoritos para ganhar o Brisaleirão, só perdendo pro Sibi.
- Cafépecoense (Cafemãocó, Safada Catarina): Time muito conhecido do estado que ficou famoso por descer de divisões nos anos a partir de 2013 até chegar a segunda fase da Copa Norte-Européia, onde o logueiro Nadilo tomou um frango contra um time da Humilde República da Argentina, o Lan Sorenzo, onde o time da Cafépecoense se tornou desconhecido após conseguirem reviver 17 jogadores mortos, no qual ficou com excesso de jogadores, deixando o Sedentário Internacional, da Locolômbia com o troféu da copa.
- Grêmio Irresponsável (Vereador Irresponsável, É Paulos): Timaço de cidade grande. Começou muito conhecido e a cada ano fica menos conhecido por ser rebaixado todo ano, mas vem pra esse ano como o favorito, mesmo tendo caído pra essa divisão.
- Mundano André (Mundano André, É Paulos): Outro timaço de cidade grande, conhecido por perder do É Paulos em casa, outro favorito ao título. Tem como destaque Marcelão Paulista.
- Euará (Fraqueza, Euará): Uma das menores torcidas no Sudoeste, é conhecido por ser o time com menor número de participações seguidas na Série Y.
- Raquítico Stopiaense (Stopiânia, Stopiás): Clube que não possui nenhum interesse político em sua administração. É admirado pela grande criatividade do uniforme e do escudo, que não tem qualquer semelhança com outras equipes.
- Cidade Velha (Stopiânia, Stopiás): Clube de torcida enorme, que sempre lota os estádios. É um dos clubes mais ricos do Brisal, nunca subiu para a Série X e já foi campeão na Série Z e Y, o que faz dele uma grande potência no handsquare.
- Tupi (Nampicas, É Paulos): Time estável que jamais oscila de divisão, nem no campeonato local, nem no Brisaleiro.
- Escada Branca (Nampicas, É Paulos): Um dos times mais bem-sucedidos do handsquare, a Escada Branca já conquistou todos os títulos possíveis para qualquer time de handsquare no Brisal em seus mais de cem anos. Sua torcida é média, mas vêm diminuindo graças à má fase do clube.
Outros clubesEditar
- Sul - Lagoa Negra (Ecra), Vaias (Chamantins), Shell (Detestapá), Rabé (Bemaima), Pi-Jaraná, Burrus de Aeroporto Novo (Girônia), Rio Branco, Internacional, Slow Clube e Mão Raisundo (Detestaputeros), More, Luna Tuso e Fylhosandu (Continuá).
- Sudoeste - Desconfiança, Serferrari e Itasergipana (Serferrari); Maflengo, Boca, Fundos, Imparnahyba (Miauí); Marainho, Bicicleta Club e Campaio Sorrêa (Marainho); Euará, Fraqueza, Iprédio e Rodoviário (Euará);Xis Profano, Açucareiro, Colano, Aeroporto e Periférico (Braçambuco); Trinta e um, Cidadinense, Tiraágua de José Animal, Inter de Cisnes (Continuaíba); CRA - Clube de Camisas Argentina, PSA - Periferia Sportiva Aoceânioca e BICO de Aparica (Aoceanos); XYZ, Emárica de Páscoa, Orégano e Cegueira Infernal (Lagoa Pequena do Sul), Numiflense de Supermercado, Derrota do Fracasso, Texaco, Lençolari, Catalunha (Bahfoi).
- Leste Periférico - Argentiliense, Alfa (Fusca), Moxti, Burguês de Metrópole Pequena (Mato Fino); Burguês de Cidade Pequena, Residencial (Mato Fino do Norte); Cidade Velha, Sedentário Stopianiense, Paulapolina (Stopiás).
- Noroeste - Emárica Nimeiro, Ciddade Velha de Velho Limão, Foipatinga, Taxilândia (Minas Específicas); Gambu, Malfracasso, Cidade Pequena, Macanãoé, Europeu de Cidades, Caboquentense, Mamoleira, Ida Quadrada, Conde dos Desleixados (Lagoa de Dezembro); Cão Saecano, Japonesa, Miralua, Ieudias, Cidadezona, Tiraágua de Ribeirinho Preto, 51 de Ujá, 51 de Cariçapiba, Sudeste, Separação São José, Grêmio de Bananeira, Milan, Emárica de São João das Cidades (É Paulos); Sedentária Caxipaba (Corpo Demoníaco)
- Norte - Continuaná Clube, Paranavaqui, K-Bomlucelli (Continuaná); Cricizéro, VilleJoin, Laranjeirense (Safada Catarina); Velhice, Desleixados, Argentina de Cubos, Cubos, Ouviranópolis (Lagoa Pequena do Norte).
Campeões Brisaleiros (série Z)Editar
- 1971- Xiszeiro
- 1972- Sibi
- 1973- Sibi
- 1974- Tiraágua
- 1975- Túnel Branco
- 1976- Sibi
- 1977- Escada Branca
- 1978- Emárica
- 1979- Mêngrio
- 1980- Casvo da Beta
- 1981- Tiraágua
- 1982- Tiraágua
- 1983- Sibi
- 1984- Sibi
- 1985- Gambu
- 1986- Escada Branca
- 1987- Maflengo
- 1988- Derrota
- 1989- Sibi
- 1990- Lagoa Negra (LAC)
- 1991- Sibi
- 1992- Tiraágua
- 1993- Derrota
- 1994- Casvo da Beta
- 1995- Sibi
- 1996- Regional
- 1997- Fullminense
- 1998- Fullminense
- 1999- Casvo da Beta
- 2000- São Taecano
- 2001- São Taecano
- 2002- Sibi
- 2003- Habia
- 2004- Sibi
- 2005- Casvo da Beta
- 2006- Sibi
- 2007- Tiraágua
- 2008- Regional
- 2009- Psort Cerife
- 2010- Sibi
- 2011- Casvo da Beta
- 2012- Sibi
- 2013- Raquítico Mineiro
- 2014- Raquítico Mineiro
- 2015- Coqueiros
- 2016- Emarica Mineiro
- 2017- Coqueiros
- 2018- Thorincians
- 2019- Casvo da Beta
- 2020- Casvo da Beta