Abrir menu principal

Desciclopédia β

Canindé de São Francisco

Canindé de São Francisco (Grotas de São Francisco desde 2016) é uma cidade isolada nos confins de Sergipe, não havendo mais nada depois de tal município, porque como foi visto na novela, depois das cachoeiras só tem as tribos de uns índios, um território especial do Brasil.

Índice

HistóriaEditar

Grotas de São Francisco foi fundada no final do século XIX pelo fazendeiro Tarcísio Meira que era conhecido por ter uma galinha como animal de estimação e por ter estabelecido o coronelismo no interior de Sergipe nesta época em que criou a sua fazenda de algodão e expandiu o seu império. Por ser um município que segue a monarquia, Tarcísio de Sá Ribeiro foi sucedido por seu filho Rodrigo Santoro que após tomar um tiro no meio do peito ficou deformado e irreconhecível passando a ser chamado de Antônio Fagundes (apelidado também de saruê devido à sua feiura e peruca ridícula).

Por muitos anos tal fazendo sempre foi um mero distrito de Porto da Folha, mas a partir de 1940, por possuir um punhado de casas e semi-escravos que trabalhavam para a cooperativa local, iniciou-se uma batalha pela independência, que veio só em 1958 quando o governo de Sergipe achou que seria mais interessante o estado ter mais município, mesmo que desprovidos de qualquer infra-estrutura ou povo dotado do mínimo de intelecto. Por isso Poço Redondo depois seguiu exemplo e conseguiu ser ainda pior.

A cidade de Grotas Canindé de São Francisco tornou-se o centro das atenções em todo Brasil em setembro de 2016, quando um revolucionário local chamado Santo dos Anjos, muito querido por gostar de circo, algo que ninguém gosta mais, decidiu apreciar a Prainha da cidade com a sua amante Maria Tereza com quem fez pouca vergonha a novela inteira. Como foi retratado pela novela, ele se afogou e teve seu corpo arrastado até uma tribo indígena, onde vive até hoje.

GeografiaEditar

 
Principal ponto turístico da cidade, desde setembro de 2016.

Grotas Canindé de São Francisco é mais uma dentre tantas cidades dispostas nas margens do rio São Francisco, este ficando do lado sergipano. Não é recomendável se afastar muito do rio e ir explorar o interior (SE-303, SE-310 e SE-230 por exemplo) porque como a novela mostrou, só existem índios lá, e que não são muito amistosos. É para ficar perto do rio, mas só cuidado para não se afogar nele achando que pode nadar numa região sem salva-vidas.

EconomiaEditar

Conforme foi visto na novela, o algodão é o único produto produzido na cidade, mas depois que Velho Chico acabou, não sobrou mais nada por lá, como sempre foi. A Usina Hidrelétrica de Xingó (que na verdade pertence a Piranhas-AL) tem como principal função apenas sugar pessoas que estiverem nadando na Prainha matando-as afogadas e fornece eletricidade é para Paulo Afonso, Delmiro Gouveia e outras localidades mais relevantes.

PolíticaEditar

De 2015 e 2016 a população brasileira pode apreciar a novela Velho Chico que divulgou para todos como é a política em Grotas Canindé de São Francisco, que já começa pela estrutura precária, ideal para servir de cidade cenográfica. A política ali é basicamente exercida através de coronelismo, mutretagem e compra de votos.

TurismoEditar

Apesar de Grotas Canindé de São Francisco alegar que o turismo é a principal fonte de renda do município, se algum turista chegar na região vai é sofrer com tanta precariedade de serviços, pois parece que como o turismo é mais conhecer cânions e coisas no meio do mato, basta deixar os turistas soltos que eles que se virem no meio da natureza. Todavia, após o sucesso da novela Velho Chico em 2016, que retratou com fidelidade toda a realidade da cidade, vários curiosos tem visitado mais Canindé de São Francisco para conhecer como é morar mais ou menos na Puta que o Pariu e ser uma região esquecida por todas autoridades possíveis, e especialmente visitar o único ponto turístico da cidade, que é a placa na Prainha dizendo que não é para nadar ali se não tiver um guarda-vidas por perto pra te salvar no momento em que você estiver se afogando porque a Camila Pitanga não terá forças pra te ajudar, infelizmente.