Abrir menu principal

Desciclopédia β

Capão Alto

Ponte-HLuz.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

NewBouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Capão Alto.

Cquote1.png O Capão Alto fica entre as montanhas serranas. Cquote2.png
Um turista noob sobre a localidade de Capão Alto

Capão Alto é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina que possui um dos maiores picos longos nos estados catarinense, ou não. Localiza-se nos altos picos no Acre, ou em apenas na parte serrana de Santa Catarina, você é quem sabe onde deves vir.

Sua história

 
Acima, Blade, ostentando um Capão Alto se preparando para matar os bugres vampiros.

No início do século XVIII, a região de Capão Alto fazia parte dos campos de Lages, que, por sua vez, pertencia à Província de São Paulo, sendo que São Paulo era no nordeste e seria quase impossível dele pertencer ao sul do Brasil. Mas enfim, a necessidade de se abrir caminhos para os campos do Rio Grande do Sul, tinha a finalidade de estabelecer o comércio entre os fazendeiros gaúchos mui machos e o restante do país, principalmente São Paulo e Minas Gerais.

A primeira denominação na marra, Campos das Lagens, ocorreu por volta de 1727, quando Francisco de Souza Faria, por ordem do Governador de São Paulo, abriu a estrada dos conventos de Araranguá, encontrando na região enorme quantidade de ricardões traídos que provavelmente pertencia aos padres pedófilos espanhóis das missões.

A povoação da região de Capão Alto também se deu por bandeirantes paulistas, "gaúchos" e lagunenses que estavam atras de bons índios fortes para escraviza-los, pois por aqui o comércio negro era muito caro.

Mas enfim, pela Lei n° 54 de 7 de janeiro de 1899 criava-se o distrito de Capão Alto, época da chegada na região, das primeiras famílias de imigrantes italianos, vindos do meio do nada. Em 29 de setembro de 1994 emancipou-se de Lages tornando-se um município após a propina, através da Lei n° 9.697 (publicada em 30 de setembro de 1997). É sabido que muito antes disso, aqui viviam os nativos chamados de bugres, mas eses já foram todos expulsos na base de matanças, muitas matanças.

Um fato interessante sobre o Capão Alto

O município de Capão Alto, por muitos anos, foi o maior Distrito de Lages, pelas suas terras ricas em drogas colheitas abudantes. Tem uma população de cerca de 3 mil habitantes, sendo 80% deles moradores da zona rural, ou seja, são pobretões. A sede guarda ainda características de um povoado rural e a denominação de Capão Alto que é o nome da cidade de Capão Alto, onde tem origem ligada a sua posição geográfica, próximo ao nada, ou não.