Abrir menu principal

Desciclopédia β

Caparaó

Portal de "bem-vindos/volte sempre" da cidade

Caparaó é uma cidade minúscula e cheia de caipiras até a borda em Minas Gerais, o que já era de se esperar. A cidade tem um nome que acabou sendo copiado por Alto Caparaó, e essa cidade tem mais fotos no google do que a "verdadeira" Caparaó, provando que realmente é uma cidade insignificante.

HistóriaEditar

A cidade foi criada no fim do século XIX, foi uma virada de século que ninguém comemorou nada já que o século 18 foi um lixo em questões de prazer e ela se resumia a "Água importada da Europa", "Viver com o amor cortês" e algumas peças de milkshakespearse sendo constante e incansavelmente repetidas.

Em Caparaó não foi diferente, chegaram algumas famílias que fincaram lá mas acabaram descobrindo que era uma merda, como tinham algo contra de se mudar e admitir o fracasso que é morar em uma cidade ruim como Caparaó eles continuaram lá formando um pequeno povoado. Quando a Leopoldina Railway saiu e atravessou Caparaó muitos resolveram lucrar com isso.

Fizeram um ponto só que ninguém jamais desceu por lá até que decidiram provocar um descarrilhamento do trem. Foi assim que a população do município aumentou.

Caparaó vem de "Cipó" que não tem nada a ver com a cidade. Na verdade, nem se sabe direito o significado do nome, eu acabei inventando o significado de Caparaó;em caparaó ou seja a terra que ninguém Vê, encontra-se facilmente cocaína e maconha, putas e sapatas pelas ruas e a verdadeira Bolívia Brasileira.

Área 104,5km2

Fica a 20° latitude

41° longitude

A cidade está aproximadamente a 997 metros de altitude

Clima frio devido à topografia muito acidentada da Região.

Em 1928 veio adquiri terras na região o senhor Francisco Valério pai de Joaquim Valério da Silva, considerada tradicional. Os primeiros a chegarem foram: os Alemães, os Suíços, Portugueses e Italianos que vieram de Nova Friburgo, Estado Rio de Janeiro. Fugindo de suas terras de origem, ou como imigrantes, depois vieram para Caparaó atraído pelo clima frio semelhante a suas Pátrias.

As primeiras religiões a surgirem foram; a Igreja Católica, Presbiteriana, Adventista e Batista, o que hoje a torna e da á uma característica própria, devido ás muitas religiões existentes.

Alto Caparaó tem a sua origem por volta dos anos de 1900. Em 1948 uma população de 600 moradores ocupando 80 casas já estavam registradas nesse povoado.

Havia poucos costumes sociais. Era alguns bailes que se dançava o samba ou a valsa de três.

Também em 1948, chegou para esse Município o senhor Inimá Novaes de Campo, que juntamente com o povo fizeram mutirões, traçou ruas, pontes, praças e estradas, inclusive a que leva ao Pico da Bandeira, solicitando mais tarde um pedido ao Presidente da República para a criação de um Parque Nacional em Caparaó. Em 1961 foi Criado o Parque Nacional do Caparaó.

O Distrito de Alto Caparaó foi criado em 30 de dezembro de 1962. Em 1967 inspirado pelo sucesso de Fidel Castro em Sierra Maestra em Cuba, alguns revolucionários Brasileiros fizeram um acampamento de treinamento de guerrilha no alto da serra do Caparaó. A descoberta do movimento da guerrilha levou a localidade cerca de 10 mil soldados e a Força Área Brasileira para efetuar a prisão dos guerrilheiros. A presença de tanques de guerra e aviões de combate foi um fato que para sempre marcou a vida das pessoas que viviam em Alto Caparaó.

Pela Lei n° 8.285 de outubro de 1982 o Distrito de Caparaó velho passou a se chamar Alto Caparaó e através do plebiscito popular, emancipou-se do Município de Caparaó em 1995.

Fonte: Biblioteca Municipal

Como chegarEditar

O Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil, fica na cidade de Alto Caparó/MG. Vem ver todas as dicas de como chegar, qual pousada ficar e quais restaurantes visitar.