Abrir menu principal

Desciclopédia β

Carbono-14

(Redirecionado de Carbono 14)
ESTE ARTIGO É SOBRE QUÍMICA

Caso exista na natureza, tem pra caralho nas praias de Guarapari.

Tanquedecolando.jpg
Graças ao Carbono-14 pudemos saber com precisão a idade de Hebe Camargo.

Cquote1.png Carbono-14, Madame Satã... Cquote2.png
RPM sobre Carbono-14
Cquote1.png É com isso que a tua mãe descobriu a idade dela, né, querida? Cquote2.png
Você sobre sua sogra

Carbono-14, C14 ou radiocarbono é um isótopo extremamente perigoso e fodedor de gente do elemento Carbono que é usado para a digestão e também para diversas outras utilizações, principalmente usado por arqueólogos para decifrar a idade da tua mãe.

Tem esse nome esdrúxulo porque possui dois neutrons a mais que o normal pra um Carbono, o que o torna completamente instável, já que ele acha pesado demais carregar tanta gente neutra.

Forma-se nas camadas superiores da atmosfera onde os átomos de nitrogênio-14 são bombardeados por neutrons contidos nos peidos de Chuck Norris, formando a seguinte coisa que eu não entendi abaixo:

7N14 + 0n1 → 6C14 + 1H1

Eu não entendi bulhufas acima, e como eu não entendi nada mesmo, vou só copiar o artigo da Wikipédia, sei que isso não tem graça, Dooley, mas que se dane:

Reagindo com o oxigênio do ar forma dióxido de carbono ( C14O2 ), cuja quantidade permanece constante na atmosfera. Este C14O2 , juntamente com o C12O2 normal, é absorvido pelos animais e vegetais sendo, através de mecanismos metabolicos, incorporados a estrutura destes organismos. Enquanto o animal ou vegetal permanecer vivo a relação quantitativa entre o carbono-14 e o carbono-12 permanece constante. A partir da morte do ser vivo, a quantidade de C-14 existente em um tecido orgânico se dividirá pela metade a cada 5 730 anos. Cerca de 50 mil anos depois, esta quantidade começa a ser pequena demais para uma datação precisa.

NewBouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Carbono-14.

Quando o ser vivo morre inicia-se uma diminuição da quantidade de carbono-14 devido a sua desintegração radiativa. No carbono-14 um neutron do núcleo se desintegra produzindo um próton ( que permanece no núcleo aumentando o número atômico de 6 para 7 ) com emissão de uma partícula beta ( elétron nuclear ). O resultado da desintegração do neutron nuclear do carbono-14 origina como produto o átomo de nitrogênio-14:

6C14 → 7N14 + -1β0

Blá blá blá, blá blá blá...

Bom, o fato é que essa merda demora uns 5730 anos pra desaparecer por completo e espalhar radiação por todo canto, esse troço pode ser usado pra datar coisas velhas pra cacete. É o que chamamos de "datação por radiocarbono". Essa técnica só é usada para períodos não tão longos, já que quanto mais longo, precisa-se usar um outro tipo de datação radiométrica com átomos mais fuderosos. Por isso, não podemos por exemplo usar o Carbono 14 pra saber o ano em que surgiu Dercy Gonçalves. No caso de Hebe ou de sua sogra, até dá pra saber, mas apenas de maneira bem aproximada, pois elas são velhas pra cacique também.