Abrir menu principal

Desciclopédia β

Catupiry

Pao-de-Queijo-1.jpg Minas Gerais... quem te viu, não te esquece jamais...

Uai, sô! Este artigo foi inscrito pur um minerim! Se ele inda num tá completo é por causo de que o disgramado deve tá comeno um pão de quêjo, um paster de milho ou a vaca atolada da tua mãe purque minêro come quéto!

Cquote1.png Você quis dizer: Maionese velha Cquote2.png
Google sobre Catupiry
Cquote1.png Nós adoramos! Cquote2.png
Brasileiros sobre Catupiry
Cquote1.png Eu adoro o catupiry feito na hora pela banana do meu namorado, não gosto de nada industrial Cquote2.png
Bicha pão com ovo sobre Catupiry

Catupiry usado na cozinha brasileira.

Catupiry é uma porrinha branca que grande parte das pizzarias costumam colocar em suas pizzas, assim como os quiosques de rua colocam em suas coxinhas. É um alimento apreciado pelos paulistas em geral, sobretudo os paulistanos, acostumados a beber creme catupiry diretamente da fonte. Apesar da forma pastosa, melosa e grudenta (esta apenas debaixo d'água), o catupiry é um queijo semelhante ao requeijo, só que não carrega um queijo grande no nome.

OrigemEditar

Genuinamente brasileiro, o catupiry tem sua origem cheia de mistérios. Algumas fontes fiáveis dizem que o primeiro exemplar é de 1943 e vem de uma emissão espermática do autor, um comerciante paulista de 37 anos (na época. Hoje já deve ter morrido), que também trabalhava como cobaia da Pfizer quando não abria seu comércio, no bairro da Liberdade, centro de São Paulo. Outras fontes dizem que o catupiry tem origem em cavalos de carroça, que depois de um exaustivo dia circulando pelas cidades, oferecem esse riquíssimo alimento as esposas destes carroceiros que ao invés de o degustarem, revendem-no sob o selo Catupiry® para fábricas da capital, que exporta o produto para as demais regiões metropolitanas brasileiras.

Propriedades nutricionaisEditar

 
Catupiry congelado.

Amado por qualquer mulher com IMC igual ou maior que 30, o queijo é rico em cálcio, como todo leite, ainda que seja molinho e gelatinoso quando quente. Acontece que o catupiry pode engordar, caso alguém resolva tomá-lo pelo cu ou regiões próximas, mesmo que o processo de engorda aconteça depois de 9 7 meses.

Ainda que a indústria alimentícia tenha criado métodos para preservar o sabor e a consistência do catupiry recém-saído da fonte ao consumidor final, especialistas na fabricação do catupiry afirmam que suas propriedades nutricionais são melhores nos primeiros 5 minutos depois que o queijo foi fabricado, pois assim como os lactobacilos vivos do Yakult, o queijo catupiry também tem seus microrganismos vivos que morrem assim que o produto sai da embalagem ou saco em que foi fabricado.

{{#logotipo:http://images.uncyc.org/pt/e/ee/Queijopedia.jpg}}