Cavalo-vapor

O Cavalo-vapor (Equus vaporis) é um animal microscópico do gênero Equus, considerado a menor espécie de mamífero do mundo.

Características físicasEditar

 
Um fumarento do aço deixando uma trilha de fumo e azeite para atrair cavalos-vapor

Um cavalo-vapor tem tamanho estimado em mais ou menos um nanômetro, com peso de aproximadamente um nanograma. Seu tempo de vida é de aproximadamente uma semana, mas sabe-se que sua infância é extremamente curta, atingindo a forma adulta com um ou dois dias de vida.

HábitatEditar

O cavalo-vapor pode ser encontrado em praticamente todo o globo terrestre, desde os desertos da Arábia até as tundras siberianas. Não tem um habitar preferido, se adaptando bem a praticamente todos os biomas terrestres.

ComportamentoEditar

Seu comportamento consiste em vários períodos intermitentes de sono e grande atividade, tanto durante o dia como durante a noite.

Hábitos alimentaresEditar

 
Cavalos-vapor saindo de um automóvel após se alimentarem. Imagem parcialmente ampliada 150000x em microscópio

Este animal vive em relação de cooperação com automóveis (preferentemente os movidos a gasóleo), onde estes despejam alimento em forma de fumaça e azeite, recebendo em troca ajuda na locomoção. Os que mais espalham alimentos são popularmente chamados de fumarentos do aço. Alguns cavalos-vapor já foram vistos se alimentando de corrente elétrica. Não se sabe se este animal possui predadores e em que cadeia alimentar ele se encontra.

ReproduçãoEditar

Não se sabe como e quando os cavalos-vapor se reproduzem, mas existe a hipótese de que eles se reproduzem dentro de seus hospedeiros, de forma assexuada, ou mesmo assistência externa, por ser naturalmente hermafrodita.

StatusEditar

O cavalo-vapor encontra-se muito longe de ser minimamente ameaçado de extinção. Estima-se que a população deste animal se encontre na casa dos trilhões de trilhões, expandindo seus números a cada dia.

Representações culturaisEditar