Abrir menu principal

Desciclopédia β

Caxambu do Sul

Luís Henrique da Silveira.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

Um riacho do hidroprojeto, o maior destaque de Caxambu do Sul

Cquote1.pngVocê quis dizer: CaxumbaCquote2.png
Yahoo sobre Caxambu do Sul

Caxambu do Sul é uma cidade única no deserto desconhecido oeste de santa catarina, um dos motivos dessa cidade ser desconhecida é que o pó da estrada que a leva fica escondendo a cidade do alto. Curioso mesmo é que se você trocar as letras de Caxambu vira Caxumba.

Que tal irmos logo para a história da cidade?

História

 Casamento é que nem Caxumba, se não cuidar vai pro saco 
Lema de Caxambu do Sul

Caxambu do Sul é a cidade mais nova do oeste, essa cidade é também a mais desconhecida de todo o Oeste e do sul. Por alguma razão ela é bem parecida com Silent Hill: Não há fotos do local e provavelmente se você digitar no Google Images vai sair sempre uma cidade de Minas Gerais.

Mas vamos à história, Caxambu do Sul foi criada por italianos que não iam com a cara das outras cidades, vendo que eles tinham insultado o chefe perdido várias oportunidades decidiram desbravar o sul para a procura do famoso "ouro invisível".

Eles chegaram lá em 3 famílias, lá cresceram e viveram como se estivessem acabado de ter se estabelecido, porém aquele município fez as suas plantações e o necessário para sobreviver, mas como o pessoal que fundou o lugar era pobre eles não tinham nem um Cavalo para vender o que não usassem.

Os caminhões, que existiam na época seu idiota, passavam reto e pelo fato de que ela era uma cidade que tinha estrada de chão e que só podia se chegar lá se passasse por outra cidade de estrada de chão que tinha que também tinha outra cidade mais a frente com rodovia era difícil conseguir algo além do que tinha lá.

As condições de vida lá era de quem tinha chegado lá no século XVIII. Seja como for, eles foram à pé para a outra cidade, conseguiram uma carona e descobriram que até mesmo a cidade que estava com uma rodovia tinha que ira para uma outra cidade comprar as suas coisas e para isso tinha que passar mais 2 cidades.

Por esse motivo a cidade de Caxambu do Sul só possui 3 casinhas e uma horta e claro é escondida pelas árvores, então se eu for procurar alguma imagem do município você nunca saberá se essa imagem é mesmo a de Caxambu do Sul.

Origem do nome

Como a cidade se tornou uma cidade? Eu não sei, destaques não há lá, quando você liga para a prefeitura, geralmente é uma Criança que atende o telefone e você ainda ouve uns choros de bebê ao fundo porque a prefeitura é a casa do prefeito.

Mas, naquela época o estado estava precisando de alguma região por aquelas bandas e então quando vieram pedir para Caxambu do Sul ser um município eles perguntaram por telefone:

  Qual será o nome do município?  
Secretário

E então se ouve um grito do outro lado da linha, o "cartoreiro" (o cara que escreve no cartório) ficou assustado, e então ele ouviu uma coisa do outro lado da linha:

  o papai tá com Caxambu!  
Menina no outro lado do telefone

  É CAXUMBA!  
Mulher

E o nome oficial da cidade se chama CAXUMBA mas todos chama de caxambu por qualquer outro motivo. Mas quem se importa, ninguém conhece o lugar.

Destaque

Que pergunta, que coisa mais idiota de se perguntar. Destaque nessa vila? Nem cidade ela é, mas olhe só o que o estado de santa catarina diz:

 Rios e riachos do Projeto de Microbacias. 
Estado sobre o destaque de Caxambu do Sul

PUXA! QUE BOM! EU VOU PRA LÁ!