Abrir menu principal

Desciclopédia β

Chèvre

Francia d.JPG ALLONS EN₣ANTS DE LA PUTARIE!!

Este artigo è ₣rancês! Ele não toma banho, come camembert e faz biquinho. O autor já mendigou na Avenue Champs-Elysèes e é xenofóbico.

Cuidado! A qualquer momento um alemão pode invadi-lo!


Chèvre é o Camembert do leite de cabra, pode ser encontrado em diversas variedades de sabores, formatos e o leite do bode também pode ser utilizado. É aquele típico queijo que você não conhece e apenas a alta classe conhece (porque os pobres tem no máximo a mussarela).

HistóriaEditar

 
Um saboroso e esquisito pedaço de chèvre.

Essa versão de queijo foi criado inicialmente por vikings nas Ilhas Faroé, local que não existia vacas para fazer aquele queijinho para acompanhar o salame, utilizavam as cabras e ovelhas mesmo.

Com o tempo, essa novidade chegou na França, nação conhecida por conseguir sobreviver almoçando e jantando queijo com vinho, o "chèvre" que significa vaca em francês tornou-se rapidamente mais uma opção do cardápio francês. A tradição manda que os queijos chèvre sejam produzidos a mão para contribuir na acidez do sabor de um autêntico chèvre.

CaracterísticasEditar

 
  Me vê um chèvre fresquinho aí!  
Cabra

Queijo de cabra, branco, de textura macia, com um leve gosto salgado de queijo com um toque exótico de cabra. Você come e nem sabe que aquilo veio de uma cabra, só sabe que aquilo ali combina uma beleza com torradinhas.

Existem algumas versões que utilizam 50% de leite de vaca conhecido como "Mi-Chèvre". No México há o Arriba-Chèvre que é composto de 50% de leite de burra. Na Arábia Saudita há o Mohammed-Chèvre, que tem 50% de leite de camela.

Modo de produçãoEditar

A genuína produção de Chèvre é feita de forma artesanal na França, onde alguns tios tiram o leite da cabra e as tiazonas enrolam com as mãos as bolotas de chèvre.

O processo de cura determina a consistência, sabor e grau de toxidade do chèvre, que pode ficar curando entre 6 meses a 6 anos.

Pode ser consumido ao natural, comer de olhos fechados e sem saber que aquilo é de cabra pode ser recomendável para evitar qualquer tipo de nojinho. É um excelente tira-gosto, mas esqueça, só ricos tem a capacidade de degustar um desses.