Abrir menu principal

Desciclopédia β

Chevrolet Vectra

Cquote1.png É UM PRISMA! Cquote2.png
Leigo sobre Astra
Cquote1.png É um Astra! Cquote2.png
Europeu sobre Vectra e Vectra GT
Cquote1.png É um Monza! Cquote2.png
Mecânico sobre a linha Vectra e seus modernos motores
Cquote1.png Já, de novo? Cquote2.png
Frentista sobre o ótimo consumo da linha Vectra
Cquote1.png Você quis dizer: Astra Cquote2.png
Google sobre Chevrolet Vectra
Cquote1.png Estou feliz com o consumo médio Cquote2.png
Dono de Posto de gasolina sobre o Vectra

Índice

SurgimentoEditar

O Vectra foi lançado pela GM do Brasil em 1993. Na época convivia com o dinossauro Monza e era carro de tiozão, com dois motores: o 2.0 8V com injeção que dá convulsão e queima o díodo da bateria e o 2.0 16V éra na verdade o motor do Monza com mais duas váuvulas por cilindro e que bebia mais ainda que o próprio Monza.

Segunda GeraçãoEditar

 
Novo Vectra 2019.

A segunda geração chega na versões GLS (Grandes Lesmas eStupidas) e CD (Embora não vinha com nenhum CD de série) os motores eram mantidos mas a potência perdia 6 burros no 8V e 9 burros no 16V e ambos 2.0 do Monza em 1996 já como modelo 1997. Em outubro de 1997 ele ganha a versão GL(Gay Luxo).

Em maio de 1998 como reação à chegada da bomba Fiat Mocréia e depois de reclamações da completa boiolagem do motor 2.0 das versões GL e GLS, chega o motor de Monza alongado para 2.2 com mais 13 burros(totalizando 123 CV) e o 2.2 16V perde três pangarés e vai pra (138CV). A GM do Brasil chegou a prometer o motor 2.5 V6 do Opel/Vauxhall Vectra Europeu para agradar os ex-proprietários de Omega e Opala.

Mas o motor V6 odiava a gasolina Tabajara, daí a GM não lançou Vectra V6 e nem porra nenhuma. Então o carro seguiu sem mudanças até que em 2001 o Vectra perde a liderança para o Civic e Corolla. Em 2003, numa tentativa patética de convencer algum incauto que o Vectra ainda era bom negócio, a GM do Brasil de novo faz outra merda e troca o razoável motor 2.2 8V e coloca de novo o pedaço de merda boiola 2.0 8V 110 CV.

Vectra nos dias AtuaisEditar

Depois de mais de 3 anos de atraso em relação ao verdadeiro novo Vectra lançado no mercado europeu em 2002, no final de 2006 enfim o novo Vectra é lançado no Brasil. Exceto, que o carro não é um novo Vectra e sim uma gambiarra com carroceria do Astra Sedan europeu, já descontinuado na Europa Ocidental, chassi de Zafira antiga (antiga para os europeus, mas ainda atual para os idiotas) e motor pré-histórico do Monza. Já Europeu, tem Opel/Vauxhall Insignia, com motores até 330 CV, onde um 2.0 a diesel com 160 CV apresenta números tão bonitinhos como, 221 km/h de velocidade máxima, 0-100 em 9,5 e o consumo médio? Se roa de inveja, 18,9 km/L (não, não é piada desciclopediana).

O 2.0 8V passa a ser Flexpower e ganha 11 pangarés com gasolina e mais 7 éguas com álcool(121/128) e ganha o motor de Monza ampliado com mais duas válvulas por cilindro e com isso 146 éguas com gasolina e 150 pangarés com álcool. Essa versão tem como destaque andar como como 1.6 e beber igual a V8 com álcool.

O Vectra nesse segmento já foi líder de vendas de 1996 a 2001 e fechou 2006 no segundo lugar perdendo para o Corolla. E em 2007 o Vectra perdeu para Civic e Corolla. E em 2008 o Vectra perde em vendas novamente para Honda Civic e Toyota Corolla, com Ford Fusion, Volkswagen Jetta (uma cópia do Golf europeu com traseira grande), Fiat Linea, Renault Megane Sedan e Nissan Sentra na cola. Em 2009 perdeu até pro Rubinho. Em 2010, a GMerda decide embarangar a frente do Vectra, o que provocou queda (de novo?) em vendas. Em junho de 2011, a GMerda, cansada de tantas quedas do Vectra, decide mandá-lo para a puta que pariu.

Em setembro de 2007, a General Merda do Brasil trouxe o Opel Astra hatch europeu com o nome Vectra, e com um belo sobrenome, GT e GT-X, tem apenas um motor(2.0, o do Monza, lógico). Seu sobrenome nada mais é do que versões de acabamento, e que fisgam muitos boyzinhos de vila que se viram órfãos do Audi A3 e que odiaram o Golf 4,5, e ficam satisfeitos com seu visual e sua sigla esportiva, GT de Grande Trouxa (que eles acham que é Grande Turbo) e GT-X de Grande Trouxa Xtremo (que acham que é Grand Turbo Xtreme), e depois não sabem porque estão perdendo nos semáforos para as minas de Celta que eles tanto passaram a mão.

Atualmente, os Vectras reis do passado de 1998 e gerações próximas, estão na mão de pessoas esnobes e que acham que estão dentro de uma mercedes. Já vi casos, de o dono colocar uma roda mais cara que o próprio carro, aro 17 ou 18... só para deixar o carro menos jaca. E ver um Vectra bem conservado, na mão de alguém cuidadoso, é mais dificil do que ver uma batida de caminhão, um avião da PAN AM, um fusca e um unicórnio.

SlogansEditar

  • Vectra GT - Seja um Grande Trouxa.
  • Vectra - Você vai entender o que é uma carroça quando tiver um.
  • Vectra - Você só vai entender quando empurrar um.
  • Vectra - Impressionante nos detalhes e no seu consumo.
  • Vectra - Uma jaca em sua vida.
  • Vectra - Parece com um tubarão, pois ele come sempre o dinheiro do dono.