Abrir menu principal

Desciclopédia β

Chişinău

(Redirecionado de Chisinau)

Chişinău é reconhecida como a capital da Moldávia. Isolada no Leste Europeu habitada por vampiros e lobisomens, a cidade é tão sinistra quanto um cedilha no ş.

Índice

HistóriaEditar

 
Vista aérea de Chişinău.

Dizem as antigas lendas que Chişinău foi fundada em 1436 como um acampamento de ciganos, que "entretinham" viajantes que eram numerosos naquelas passagens.

Até o século XIX não passava de uma pequena vila desconhecida e sem importância (algo que é até hoje) onde a única atividade era criar ovelhas e colher trigo. Mas naquela época um bando de russos chegaram por ali e acabaram com a moleza.

Chişinău foi uma das cidades que não resistiu ao campo magnético criado pelo União Soviética. A cidade passou a ser conhecida oficialmente como Кишинёв (Kichinióv) (porque até os russos acham o cedilha no ş muito sinistro). O camarada Darth Super "Stalin" Mario construiu em Chişinău uma grande barricada para evitar que engraçadinhos da Europa se metessem a querer chegar em Moscou. Essa época é lembrada em Chişinău pela paz (com centenas de tanques ao sul só para garantir) e igualdade (todos era pobres).

Como todos sabem, a União Soviética acabou, a Moldávia surgiu como um dos países mais inúteis da Europa, e ele tinha que ter uma capital, Chişinău foi a escolhida.

GeografiaEditar

 
Chişinău, cidade movimentada.

Cidade cortada pelo límpido Rio Bîc, localizada na sombra de Bucareste, de longe até parece uma grande fazenda.

O clima continental é ameno e bucólico, é possível escutar pela cidades os sons de carneiros e vacas. Na falta do que se orgulhar o povo de Chişinău se orgulha por serem uma das capitais mais arborizadas da Europa (ou seja, sem indústria, desenvolvimento ou riquezas, só mato).

DemografiaEditar

Cidade que abriga mais de 600.000 habitantes, dentre os quais 73% são de etnia moldava/romena/vampírica, enquanto que 13% são compostos de russos/cachaceiros, 8,5% de ucranianos e 1,2% de búlgaros/acrianos. O restante é composto de diversas minorias étnicas, como os gagaúzes, ciganos, baianos e refugiados da Bósnia e Armênia.

EconomiaEditar

Cidade de economia baseada na agro-indústria e criação de ovelhas domésticas. É uma das mais pobres da Europa.

CulturaEditar

A principal atividade cultural de Chişinău são reuniões de fim-de-semana nos bares do centro da cidade para discutir sobre importantes assuntos locais, como fofocas sobre Gagauzia e a pronuncia correta de um cedilha no ş.

CuriosidadesEditar

  • Chişinău é a capital europeia com mais mato por metro quadrado.
  • Chişinău é a segunda maior cidade de língua romena do mundo, perdendo apenas para a capital cigana Bucareste.