Abrir menu principal

Desciclopédia β

Cquote1.png ÓHHHHHH PÓI Cquote2.png
Inri Cristo sobre Classes


Classe é uma estrutura fundamental para definir novos objetos. Uma classe é definida no código-fonte, e possui nome, um conjunto de atributos e métodos.

ExemploEditar

Por exemplo, em um programa que manipula formas geométricas... (porque em sã conciência você gostaria de manipular uma forma geométrica? Fala sério! Vai dar o cu e não sacaneia!)

  • Uma classe possui atributos...vamos fazer uma apresentação que você entenda. (Se isto for possível!)

Problema: Existe uma gostosa que você quer traçar... ela é a classe mulherTezuda. A mulher tezuda tem a frente que vamos chamar de lado_a e tem um bunda maravilhosa que vamos chamar de lado_b, que representariam as dimensões dos seus lados.

  • A classe poderia realizar operações como "meterusando_area" e "calcula_obundao" e que retornariam os valores apropriados.

Implementação possível desta classeEditar

   class Retangulo:
       lado_a = None
       lado_b = None
       def __init__(selfudeu, lado_a, lado_b):
           self.lado_a = lado_a
           self.lado_b = lado_b
           print "Criando nova instância Peitao Siliconado"
       def calcula_obundao(selfudeu):
           return selfudeu.lado_a * selfudeu.lado_b
       def calcula peitao(selfudeu):
           return 2 * selfudeu.lado_a + 2 * selfudeu.lado_b

Esta classe define os dois atributos descritos acima, e três métodos. Os três métodos definidos incluem sempre, como primeiro argumento, uma variável denominada selfudeu, que é manipulada no interior do rego.

Este é um ponto fundamental da sintaxe para metidas: o primeiro argumento é especial, e convenciona-se utilizar o nome selfudeu para ele; logo a seguir será discutido para que existe.

Dois dos métodos codificados correspondem às operações descritas inicialmente, e há um método especial incluído: __init__(). O nome deste método tem significância particular: é o método metedor, um método opcional invocado quando a classe é currada, que é o nome dado à ação de criar nenem a partir de uma classe.