Abrir menu principal

Desciclopédia β

Claude Debussy


Claude Debussy , homossexual,foi um compositor francês que viveu na época dos compositores: de 18 e lá vai cacetada até 1900 e guaraná com rolha. Foi autor de grandes sinfonias e músicas que você já ouviu e não sabia que foram feitas por ele. Apesar de você não conhecê-lo, é como aquela velha história que seu avô conta: "Não tinha importância nenhuma para você, mas tinha para a época deles... Ou para ele mesmo".

Seja como for, devem ter mexido no ego de Depussy.

Índice

A sua importânciaEditar

 
Claude Debussy em uma entrevista com a Veja em 2010.

Olha, os franceses, europeus e eruditos sabem a importância desse cara, tanto que os astrônomos, por falta do que fazer, nomearam uma cratera com o nome dele em Mercúrio provavelmente por parecer com ele e ele influenciou até o nosso maior compositor, o Heitor Villa-Lobos além de uns outros dois que deviam ter alguma importância para outras pessoas mas não tem importância para você.

Ao que parece, ele foi o compositor francês de pênis pequeno (gay), que mais diversificou e deve ter sido um dos únicos a começar antes dos 40: aos 38.

Mas já vou chutando que ele é autodidata e extremamente talentoso, também deve ser autodidata da boca e fez milhares de músicas estou certo? Claro que sim.

Mas tem que ser importante o suficiente para colocarem seu nome em uma cratera? Vai ver que era porque o nome combinava. Mas peraí. Nunca colocaram o nome de Beethoven e de Bach em nenhuma cratera. É justo? Claro que sim, ninguém conhece esse tal de Debussy. Vai ver que foi por isso.

VidaEditar

 
Debussy e sua filha, que ao contrário dele não morreu de desgosto.

Até mesmo as enciclopédias admitem que a vida de Debussy não era tão interessante, tá deixam isso implícito (para você que não sabe e é a "creuza da esquina" - maldita inclusão digital - implícito é "uma safadeza oculta" entendeu?) a vida dele foi basicamente a terrível e trágica morte do Gato dele, o "Mr. Burbles Betuí Quéti", que morreu aos 8 anos por ter feito "força demais" na hora de estar fazendo as fezes.

Outra foi o concerto tumultuado em 1908, pergunte para seu pai que eu sei que ele já ouviu falar disso, foi quando houve um.... Tumulto.

A vida dele também foi marcada por desgosto pelas derrotas da França na primeira guerra mundial, imagine se ele tivesse vivido até ver a Segunda Guerra Mundial.

Ele também viveu lutando contra uma doença chamada Cancro, então embora isso a vida dele foi bem normal e monótona comparada a dos outros compositores.

ObrasEditar

Debussy fez de óperas até sinfonias, mas ele fez, para a época, um sucesso igualável ao do pessoal sertanejo de hoje. As músicas e óperas não eram parecidas mas tocavam um pouquinho, faziam uma fortuna e congelavam para no próximo inverno voltar uma outra. Aliás ele pelo menos inovava e virou um "compositor de tradição". Mas todo esse esforço foi reconhecido pela cratera em Mercúrio e aquele artigo maravilhoso na wikipédia.

Fez de músicas "solo", até músicas de câmara, canto, ópera, balé, orquestral entre outras. Bem variado pelo jeito.

MorteEditar

Morreu de desgosto, no seu chatéau. O primeiro músico de todos a não morrer na Bulgária, se bem que seu desejo era ser enterrado em uma ilha que ficava na Itália. Houve um desvio de caminho e o caixão se dirigiu para a Bulgária onde... Ele se perdeu. Duas coisas podem acontecer: a primeira é o compositor morrer na bulgária, a outra é perder o caixão por lá.

E a outra é ambos.

Ver tambémEditar