Abrir menu principal

Desciclopédia β

Clefable

0547 shrekgato.jpg Pirlimpimpim! Este artigo é encantado!

E é um oferecimento de "Andalásia" estilistas.

Cquote1.png Que todos tenham um final feliz! Cquote2.png

Clefable
Matadora de Dragões
#036
036Clefable.png
Clefable te mandando tomar no cu
Habilidade
Tankar geral
Tipo
Fairy
Espécie
Kirbys Lunaticus
Cadeia evolutiva
CleffaSeta.JPGClefairySeta.JPGClefable

Clefable é um pokémon fada gorda de topete, o número #36 na infinite dex. Apesar da cara de retardada, é o maior terror de qualquer dragão, sozinha ela consegue aniquilar qualquer um desta espécie sem muita dificuldade. Incluindo os lendários, como Palkia ou até Rayquaza. É um dos tankers mais populares da atualidade, já que além da imunidade aos ataques de dragões, Clefable consegue se curar, tem uma habilidade especial que a deixa mais tank ainda e aguenta bem praticamente qualquer golpe de qualquer tipo, e isso sempre mantendo o sorrisinho na cara.

CaracterísticasEditar

 
Mesmas orelhas, mesmos três dedos, mesma gordura, mesmo sorriso satânico, isso prova muita coisa, como por exemplo, que Ken Sugimori reciclou o visual de Clefable pra criar Gengar.

Antes da 6° geração, Clefable era considerado um pokémon do tipo normal, já que apesar de não lembrar nenhum animal, ele não se encaixava em nenhum outro dos 17 tipos, então era classificada como normal por eliminação. Nesta época ninguém usava esse bicho, seja no competitivo ou no modo história, já que ele era apenas um grande e gordo saco de pancadas cor de rosa difícil de conseguir e sem grande utilidade, mesmo podendo aprender um monte de TM e HM. Mas com a chegada de Pokémon X/Y e o advento dos tipos fada, Clefable magicamente passou por uma transformação, passando a integrar a mais nova tipagem roubada que é imune a ataques de dragões e que consegue resistir a praticamente qualquer coisa que não se chame Heatran ou Celesteela. Tornando-se o mais novo super tank, Clefable conseguiu o seu lugar ao Sol, passando a ser muito utilizada como paredão pra dar suporte para o restante da equipe.

 
Trio Clefable dançando "Mc Magrinho - Desce Xerecão", fazendo barulho na madrugada e incomodando seus vizinhos Paras, Zubat e Geodude.

Mas para se obter uma Clefable original e com o selo da Nintendo, ainda não é nada simples. Já é difícil encontrar uma Clefairy no meio daquele monte de Zubats chatos pra caralho que atacam a cada dois passos na Montanha da Lua. Além disso, após encontrar sua Clefairy, o jogador precisa fazer uso de uma Pedra da Lua para evoluí-la para Clefable, e essa desgraça de pedra só é encontrada em pouquíssimos lugares do mundo, como plantações na Colômbia, mansões nos altos dos morros e em crateras na Montanha da Lua em certos períodos. Para encontrar essa pedra, é preciso esperar a próxima Sexta-Feira 13 e encontrar uma passagem secreta que só se abre nesse dia e está localizada no quarto subsolo, logo atrás da pedra cheia de Paras. Dentro dessa passagem estará um grupo de Clefairies dançando em volta de algo que parece ser a tal pedra; se você não dormir com essa dança, poderá pegar a Pedra da Lua. Por último, convença a sua linda Clefairy a fumar essa Pedra da Lua com um cachimbo especial vendido pelo Professor Carvalho. Se tudo der certo, Clefairy evoluirá para Clefable.

Apesar de ser um pokémon evoluído, Clefable continua sendo um zero à esquerda no quesito força, e por isso quase sempre acaba indo para o estoque depois da captura, pois já cumpriu sua missão de ser registrada na pokédex. Mesmo sendo boa no competitivo, Clefable não presta muito no modo história, já que o único ataque dela que realmente vale a pena é o "Moonblast", e o que importa no modo história é ter vários ataques para conseguir grindar bastante antes de ter que retornar para o Centro Pokémon. Se mesmo assim algum treinador biruta quiser investir no poderio de uma Clefable, é ele quem vai quebrar a cara, não o pokémon, já que Clefables não têm força para quebrar a cara de outro pokémon. Para aqueles que carregam uma Clefable em sua equipe, ela geralmente só é encarregada de usar "Sing" e fazer os demais pokémons dormirem, tornando mais fácil as suas capturas. Por possuir um único ataque que presta, e que não possui muito PP, Clefable acaba sendo carregada por outros pokémons, upando apenas por "Exp. Share" mesmo.

Tem quem afirme de pau junto que o Gengar é a sombra do Clefable, já que eles são praticamente a mesma coisa, só muda a cor e o penteado. Também tem quem diga que o Gengar é o Clefable que morreu, mas que voltou pro mundo dos vivos para puxar o pé dos tipos dragão. A teoria mais aceita mesmo é que Ken Sugimori tava com preguiça de pensar em um design original para Gengar, e acabou reaproveitando o visual de Clefable.

TécnicasEditar

  • Moonblast: A melhor e única técnica de ataque de Clefable, é tipo um hadouken que faz uso da energia lunar. Por ser do tipo fada, todos os pokémons que não se chamam Heatran levam um bom dano disso aqui, e olha que as Clefables nem investem em poder ofensivo.
  • Ovo da Cura: Técnica roubada da Chansey, Clefable prepara um ovo cozido (não me pergunte de onde ela tira o ovo) e come, recuperando metade de seu enorme HP. Já é difícil dar dano nas Clefables, com isso então, elas ficam praticamente imortais.
  • Desejo: Além de conseguir se curar, Clefable também consegue curar seus amiguinhos. Fazendo um pedido para Minior, a estrela cadente, Clefable consegue garantir uma cura no próximo turno para quem quer que esteja do seu lado no campo de batalha.
v d e h
1ª Geração