Abrir menu principal

Desciclopédia β

Colega

Exemplo de colega dada legal.

Colega não é o Cebolinha ou um chinês falando sobre a dentadura... da sua avozinha(ela novamente), é do latim coll e ega, numa junção que quer dizer colar e também pegar — o que não significa que pode pegar colegas gostosas, nem precisa ficar grudado em nibguém, embora coleguismos sejam uma espécie de grude, algumas vezes dando belas comidas amizades, outras vezes sendo panelismo. Colega, porém tem tudo a ver com colegiado, que nem sempre é um estabelecimento de ensino(ou só pra ter um diploma sem aprender muita coisa), mas pode ser um local onde alguns se reúnem com fins comuns e ninguém está acima ou abaixo, ao menos em teoria.

Como arrumar bons colegasEditar

Quando você chega em qualquer lugar novo, seja um novo trabalho ou mesmo setor de um mesmo trabalho mais chato ainda, mas compensa pois receberá dez reais a mais por mês ou se ainda for um infeliz que ainda está estudando... bem, não tão infeliz caso seja a segunda ou terceira facu paga com a grana dos papais(se ao menos isso fosse mesmo de algum proveito), sendo novinho ainda ser concluir o ensino médio... ou nem tão novinho, mas um repetente sem vergonha... em qualquer caso, se você quer bons colegas, tente sentar num lugar em que tenha as mais gostosas não haja ninguém com jeito de psicopata, nem muito debochado, nem mais bagunceiro do que você... esse último é porque havendo um mais bagunceiro, pra você pode sobrar apenas o papel de laranja.

 
Uma boa colega é sempre solícita.

O setor, caso você possa escolher os colegas, mesma coisa, evite aqueles com ares de psicopata ou o extremo oposto, borderline, esse dois são um perigo em potencial, não podendo ser bons colegas. Se você quer aprender a lidar com tudo mesmo, então mesmo que nem seja inevitável, fique sempre próximo deles, pois se souber lidar com essas criaturas sem tomar no cu o tempo todo(a não ser que goste), então você pode lidar com qualquer situação na face da mãe Terra ou mesmo fora dela.

Quando estudamos, muitos colegas diferentes podem servir para situações específicas, como um baderneiro pode servir pra quando você está entediado ou precisando que alguém faça barulho e chame a atenção pra você fazer algo como sair no meio da aula. Um colega nerd bem estudioso pode servir para passar cola estudar junto. Um que é bom nos esportes pode servir para você escolher pro time, bem como um colega fofoqueiro falante pode servir passar o tempo naquelas provas que mesmo terminando ninguém pode sair... mas caso você precise mesmo de ajuda... então se vire sozinho pois o melhor colega é você mesmo. Bom nem tanto algumas vezes você pode sim, contar com mais alguém além de você, como por exemplo: se estiver sem tempo para fazer um trabalho, pague uma boa quantia, mas boa mesmo e, um colega fará um trabalho exímio por você.

Bem vindo amiguinhoEditar

 
Boa colega sendo prestativa, mesmo fora das aulas.

Colegas podem ser amigos? Depende. Por exemplo no plenário... nem faça careta por falar em política, ainda nem comecei a falar do vomito... mas no plenário, os colegas são péssimos, caso não sejam do mesmo partido ou não sejam das mesmas ideologias, mas isso tanto faz, aquilo dizem ser a casa do povo ainda que o povo não vá até lá nunca, mas está sendo representado e estão cuidando dos interesses do povo. Isso tudo tanto faz, os colegas por lá, ainda que pareçam opostos, são aliados: vamos fazer teatrinho com brigas bestas, para que quem pensa conforme suas ideologias sinta-se representado e eu faço o mesmo. O povão acredita mesmo que que quem berra aquelas asneiras pra fingir que faz alguma coisa, deveras está lutando pelos interesses do povo e ainda da família.

 
Após tanta dedicação, agradeça à colega.

Colegas assim, sabem que têm que colaborar entre si, nem que seja fazendo discussões bestas por coisas de muito interesse como se está escrito na bíblia que se pode dar o rabo... oras, todos sabem que quando os apóstolos distribuíam peixes, eles davam com o rabo e tudo, mas no plenário essas discussões de muita importância é que ocorrem. Amigos por lá, ente eles ao menos colaboram bastante, mesmo quando parecem brigar... inclusive quando é para aumentar o salário deles, mas cara de pau é o que mais cativa.

Falando em cativar, fora esse ilustríssimo lustroso setor mencionado, pode sim, um colega se tornar amigo, mas em geral por mais amigo que seja, tão logo outro vá estudar ou trampar em outro lugar, nunca mais se falam, pelo simples motivo que a vida é curtinha e está sendo preenchida por outras pessoas e interesses distintos, bem por causa disso, cada colega vai pra um canto, talvez lembrando vez ou outra. Em alguns casos, sendo pior do que ex-namorada, que passa na rua e finge que o gato está cagando ou o cachorro latindo ou vice-versa. Tanto melhor, pra que perder tempo, a não ser que vá comer novamente, sem precisar muito esforço pra isso, do contrário, nem vale muito. Um colega que se torna amigo é bom pra duas coisas: saber tudo que você fez de errado e ter a bondade de não contar isso pra ninguém.