Abrir menu principal

Desciclopédia β

Conselheiro (Sítio do Pica-Pau Amarelo)

Cquote1.png Se quiserem, mando mais um. Cquote2.png
Shrek sobre Burro FalanteConselheiro.
Cquote1.png O burro vem antes. Cquote2.png
Mestre Linguiça sobre Chaves Monteiro Lobato.

Conselheiro dando conselhos para que Lobatinho deixe a função de ser burro pra ele.

Conselheiro também conhecido como Burro falante, não é o burro da história do Shrek, pois ao contrário desse, ele costuma evitar abrir a boca se não for pra dizer coisas que se aproveitem, muitas vezes o Conselheiro chega mesmo a ser sem graça, em geral está jogado às traças em um canto do Sítio, se manifesta apenas algumas vezes para dar alguma luz, apesar de não ser uma burra, ele sim, dá a luz.

Sabedoria do burroEditar

Conselheiro talvez por ser um burro inteligente e, portanto fora de sua natureza, ele é tristinho igual ao Bisonho, amigo do Pooh. Monteiro Lobato tinha a mania de tirar os animais de sua natureza, por isso é que, os animais do sítio são todos mutantes e, o burro vem antes, dessa forma ele foi o primeiro a sofrer mutação. Tudo bem , rezam as fábulas que os animais falam, lá na linguagem deles, mas não bastando isso, Lobatinho teve que criar um burro inteligente, isso porque burro era seu apelido de infância, o Coonselheiro então é uma recordação.

 
Conselheiro quando Emilia obrigou-o a ir na Parada Gay.

Conselheiro não tem mesmo lacinhos e costuras, assim como o burro amigo do Pooh, até porque de costurada já basta a Emília, mas o Conselheiro é bem tristinho assim como o Bisonho. Inclusive o Bisonho é também inteligente e, não se pode saber quem copiou: Lobatinho ou Waltinho. Deixemos os burros e voltemos ao Conselheiro, que é burro, mas é o mais inteligente deles. Conselheiro um dia ficou tão triste que resolveu colocar roupa de primata humano, isso Lobatinho já vinha tentando fazia tempo, mas o absurdo acorreu depois que ele tentou se acasalar saudavelmente com uma burra... E ela o recusou por acha-lo uma aberração. Muito triste, Conselheiro foi se aconselhar com a pior pessoa possível: Lobatinho. Ele recomendou que usasse roupas, já que não havia conseguido nada com as éguas, mulas e burrinhas, que tentasse com primatas humanas e, parafraseando o próprio Lobatinho: Há burros mais inteligentes do que humanos, ele deu esse conselho ao Conselheiro(antes ficasse apenas dando e não recebesse), que aceitou se vestir de primata, pois, segundo Lobato, as mulheres são tão burras... Que não perceberiam a diferença entre um burro e um primata apenas por ele usar roupas: Claro que isso passou longe de dar certo. Foi o pior dia da vida de Conselheiro e ele conseguiu levar coices de mula, burra, égua, jumenta e até de humanas.

Depois disso ele jurou nunca mais receber conselhos, mas só dá-los. Depois de um tempo ele descobriu que, se agisse como um burro, seguindosua natureza, ele conseguiria se acasalar com as éguas, burrinhas, etc... Conseguiu então inteligentemente agir como burro. Nesse dia mesmo conseguiu aquela eguinha que estava de olho fazia tempo. Mandou o Lobatinho ir pastar, se quisesse junto com ele desde que ficasse quietinho, mas Lobatinho não quis. Conselheiro achou que não fazia mal, mas o convite estava feito. Ele também aceitou levar a Narizinho pra um passeio e prometeu não empacar e lavá-la em segurança. Amando as funções normais de um burro, Conselheiro disse que, colaboraria sim, em ser inteligente segundo à visão de Lobatinho, mas que queria ao menos um dia pra seguri sua natureza. Não tendo outra alternativa, Lobatinho aceitou o trato.