Abrir menu principal

Desciclopédia β

Coroatá

Coroatá é um distante e inútil município maranhense, encravado no centro do estado. A cidade é tão ruim, que, acredite se quiser, para eles a cidade de Codó é considerada boa, e São Luís então é uma megalópole.

Índice

HistóriaEditar

 
O excelente e moderníssimo hospital de Coroatá, o primeiro hospital fluvial do mundo (porque no Maranhão até o que é bom é uma porcaria).

Esta cidade surgiu primeiramente como uma humilde habitação que reunia um conjunto de depósitos de paióis (boca-de-fumo) e casas para repouso (puteiro) para o descanso dos viajantes advindos do interior.

A cafetina mais famosa do único puteiro do local, um cabaré muito requisitado, era uma senhora gorda, mas que surpreendentemente era bem requisitada porque o maranhense nunca foi exigente com beleza devido à falta de boas opções, especialmente nos cabarés, e em homenagem a ela foi dado o nome à cidade de Coroa Está Grande, que posteriormente tornou-se Coroatá-Grande e por fim, apenas Coroatá.

Tinha tudo para ser uma cidade maranhense pequena e aleatória qualquer, mas então veio a construção da estrada de ferro que interliga São Luís e Teresina, não que o trem pare nessa corrutela, na verdade ele passa disparado e atropela qualquer um que se interpor na frente dos trilhos, mas ainda assim, para os antigos caipiras era um evento de reunir a família inteira ver o trem passar, o que fez Coroatá crescer até se tornar a porcaria que vemos hoje.

GeografiaEditar

A cidade localiza-se num limbo no interior do Maranhão, na metade do caminho entre São Luís e Teresina, sendo longe tanto de uma quanto da outra capital, longe inclusive de Codó que a cidade a qual consideram a sua capital na prática. A cidade encontra-se dividida pelo rio Itapecuru, onde é relativamente não poluído, encontrando-se apenas uma média de 5 toletes de bosta a cada 1 quilômetro cúbico de água, um nóivel aceitável conforme normas da OMS.

SaúdeEditar

Se tem alguma coisa de que Coroatá pode se orgulhar, é de que existe na cidade hospitais de ponta de nível internacional. Pena que apenas 1% da população tem capacidade de pagar por isto, e se há alguém com cara de pobre moribundo num desses grandes hospitais, ele na verdade só está fazendo hora, aproveitando o ar condicionado geladinho para fugir do inferno que deve estar fazendo fora do estabelecimento. Como na prática ninguém usufrui dessa estrutura toda, não são raras as notícias de jogadores alemães doando dinheiro e contratando médicos alemães para irem fazer o que a prefeitura e o governo do estado são incapazes.

TurismoEditar

Os únicos pontos turísticos da cidade de Coroatá são fora da cidade, sinalizando como todos devem se manter afastado, como por exemplo o Morro do Machado onde os turistas podem ir para fumar maconha, ou ir visitar a barragem do rio Pirapemas ver pessoas bêbadas morrendo afogadas ou mesmo capotando seus carros nas precárias estradas de barro de acesso.