Abrir menu principal

Desciclopédia β

Coronel Teodorico

Coronel Teodorico é o vizinho do Sítio da Dona Benta que, Lobatinho usa pra fazer comparações com a Dona Benta, bem por isso, o coronel é apontado como quase tudo que não presta, pois tudo que não presta é colocado na fia dele. Até Lobatinho tem dessas coisas: Às vezes precisa fazer comparações pra tornar seus personagens melhores, mas nem precisava, em todo caso, tá lá o coronel como exemplo de burrice, grosseria, feiura e coisas assim.

CompadreEditar

 
Monteiro Lobato ao se apaixonar pelo Coronel Teodorico.

Assim, mesmo Dona Benta o trata bem, é seu grande compadre, tem com ele longas conversas. O que é um disparate, pois uma hora, Lobatinho aponta ele e sua família como exemplo de tudo que é feio ou errado, mas em outras partes dos livros, Dona Benta o tem como de seus melhores amigos e vive trocando ideia com ele, mas mesmo uma obra dahora como a de Lobatinho tinha que ter coisas sem noção assim, nem ele escapou de colocar personagens pra comparar com os principais e, claro, teriam que ser inferiores de alguma forma.

Coronel é vizinho e, ao que tudo indica também é um sítio de um certo tamanho sem chegar a ser uma fazenda... Bom, não tenho certeza, já que ele é coronel, como não se sabe por que exército ele passou pra chegar a ser coronel, pode ser sim, que ele só faça coronelismo, já que uma vez nas histórias de Lobatinho, ele já chegou a perder suas terras, mas num livro seguinte já as tinha novamente, boa coisa isso não deve ser e, lembrando que ele é a antítese da Dona Benta, apesar de ser seu amigão.

Para tornar o nome dele menos ridícuo, que ainda que tenha o coronel na frente, ainda assim Teodorico é um nome que não sei de onde alguém pode tirar e, ainda colocar um filho, Emilia acabou lhe presenteando com um nome novo, que ao menos não é tão feio e, se comparado à Teodorico, acaba por ser um nome que soa bem, raciocinando dessa forma pode-se dizer que a Emília fez um elogio.

Se o Coronel Fuxico(elogio da Emília), é a antítese de Dona Benta, e a Dona Benta tem boa índole, é inteligente, é caridosa, é carinhosa, e paciente e essas coisa normais a um ser humano decente, imagine o que não deve ser o Coronel Teodorico. Se a Emília o chama de Fuxico ele além de tudo deve ser fofoqueiro, se não for mais umas das tais asneirinhas da Emília. Dessa forma a Dona Benta, apesar de inteligente, é meio tonta ingênua, assim como tia Anastácia, pois em geral conversa demais com ele, e pode ser que acaba contando coisas demais. Sabemos que pessoas fofoqueiras pegam uma informação e aumentam, transformam em coisa que não é até.

Como a Dona Benta continua amigona dele, então ele nunca deve ter feito um fuxico dos mais graves sobre ela, ou fez mas não aconteceu, por acaso de dar maiores problemas. O coronel também é usado para piadas de mal gosto do tipo: No livro besta do Lobatinho(esse é dos livros bestas mesmo) A Chave do Tamanho, o coronel aparece após crescer, peladão na casa da Dona Benta, o que deu origem a muitas piadas. Ao menos esse personagem não serve apenas para antítese, serve também para piadinhas sem graça deixando a obra de Lobatinho mais cômica.