Abrir menu principal

Desciclopédia β

Cromo
Cromo puro.png
Até cascalho e pedregulho fica bonito com um pouco de cromo
Símbolo, número Cr, 24
Série metal que é metal
Principal isótopo Picolinato de cromo
Propriedades atômicas
Massa atômica Um tanto aí
Dureza 8,5/10
Nível de radioatividade Nula
Nível de toxicidade Média
Propriedades físicas
Comestível? Não
Inalável? Só não exagerar
Posso passar na pele? Sim
Onde encontrar carros de playboys
ponto de fudição 1906,85ºC
ponto de rebuliço 2670,85ºC
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Não



Cquote1.png Você quis dizer: Corno Cquote2.png
Google sobre Cromo

Cromo é um elemento químico que pertence à família dos metais que são metais mesmo, considerado um dos mais vaidosos dentre todos seus irmãos, se destacando por seu brilho e ausência de características foscas. O seu nome vem do grego: χρώμα, que significa "cor", ou seja, é um metal que possui cor, a mesma cor de todos outros metais, o prateado, só que mais chamativo, sendo fácil um dos elementos químicos mais fashions da tabela periódica. Se o ouro é uma patricinha, o cromo é um playboy.

Índice

CaracterísticasEditar

O cromo é um metal duro, frágil, resistente à corrosão, cinza, brilhoso, não-comestível, não-inalável, insípido, fashion e pode oxidar até a +6. O cromo é um dos componentes dos rubis (Al2O3:Cr) porque se fosse depender do alumínio ou oxigênio o rubi não passaria de uma latinha enferrujada ou um cascalho sem graça. O cromo é sempre o responsável por dar o brilho aos minerais.

Forma os cromatos, que são misturas multicoloridas e brilhantes que podem variar do cinza metálico ao rosa choque.

Papel biológicoEditar

A OMS declara que o cromo é essencial para o organismo humano, sendo responsável pelo controle enzimático da insulina, ou seja, um corpo com deficiência de cromo sofrerá de obesidade e consequentemente feiura, então até para o corpo humano o cromo tem papel meramente estético. Sem contar que o cromo também é responsável pela coloração fashion do sangue.

Todavia, cuidados devem ser tomados, o cromo não deve ser consumido exageradamente, especialmente se algum gordo estiver afim de emagrecer. 3 gramas de cromo já são suficientes para causar câncer nos pâncreas, sem falar que o contato de cromo com os olhos causa cegueira, o contato com a pele e as mucosas pode causar úlceras, então cromo só as pequenas doses já contidas no Guaraná Dolly.

HistóriaEditar

 
Cromo fazendo a alegria de algum Playboy.

O cromo foi inicialmente descoberto em 1761 por São Nicolau, enquanto visitava os Montes Urais e ali descobriu nas rochas o que chamou de "chumbo vermelho da Sibéria", conhecido hoje como cocozita por ser muito similar a um porco-espinho entalado dentro de um orifício anal, esse metal alaranjado e brilhoso viria a se tornar a matéria-prima da purpurina e sua composição PbCrO4 tinha o cromo, que quando isolado vira um metal prateado bem brilhoso.

Poucos anos depois, em 1770 o cientista e químico Doutor Roberto foi o responsável por descobrir as propriedades pigmentares e colorativas cromativas do cromo, isolando-o dentro de uma latinha de spray. Desde então o cromo é um elemento obrigatório nos carros dos Playboys.

AplicaçõesEditar

Você sabia que...
  • ...o número atômico do Cromo é 24? Isso explica as propriedades coloridas do elemento.

O cromo é constantemente aplicado na metalurgia para dar brilho e acabamento às ligas metálicas. Funcionalmente o cromo é um elemento baita de inútil, o seu único uso é estético mesmo, para disfarçar aquele aço enferrujado e dar cara de novo com brilho.

O cromo também é utilizado como corantes e pinturas, sendo o composto primordial do gliter e da purpurina.