Abrir menu principal

Desciclopédia β

D'You Know What I Mean?

Este artigo é sobre um HIT!

É uma música chata, repetitiva e seu vizinho adora. SOLTE O SOM!

Music madonna.jpg


D'You Know What I Mean?, é sem dúvidas, uma das canções mais malucas e dorgadas que a banda Ogaysis já foi capaz de produzir. É a faixa de abertura do disco Biliro Anal, já dando uma ideia de como é a temática do álbum. Mesmo tendo mais de 7 minutos de duração e sendo uma música completamente sem noção, foi lançada como single e atingiu o primeiro lugar nas paradas de ônibus musicais britânicas. Esse ingleses são mesmo uns loucos.

"D'You Know What I Mean?"
Single de Beatles Oasis
Lançado em 1997
Gravado A base de muito pó
Gênero Pedra Rolando
Duração 7 fucking minutos no disco, 5 minutos como single
Gravadora Creation
Letra de Noé Galego

Índice

Análise MusicalEditar

Para entender a música de fato, é preciso fazer que nem os integrantes da banda: cheirar meio kg de cocaína antes de ouvi-la. Aliás, não só os caras do Oasis como também o produtor musical, os técnicos de som, responsáveis pelo estúdio, membros da gravadora da banda, tava todo mundo doidão, o que explica o porquê da música ter sido lançada mesmo com seu tom "excêntrico". Usaremos um vídeo da música como base da análise.


  • 0:03 - A música está começando, até aí nada demais, até que... WTF? Do nada aparecem uns ruídos de filmes de ficção científica, e interrompem a música.
  • 0:20 - Caralho, o Noel tava tão chapado que achou que era pra tocar Wonderwall. E continuam os barulhinhos a lá Star Wars no fundo.
  • 0:35 - O que é isso? Um gemido de uma cabra androide?
  • 0:43 - Finalmente Noel se dá conta de que tava tocando a música errada e os chiados do além param. Agora vai!
  • 1:09 - Porra, esses sonzinhos escrotos de novo! Sorte do técnico de som que tava todo mundo dorgado demais na hora pra perceber.
  • 1:43 - Caramba, um violino? Mas que mistureba!
  • 3:02 - Só eu achei essa distorção de guitarra a coisa mais tosca do mundo?
  • 3:05 - E voltam os gemidos de cabra cibernéticos
  • 3:16 - Ainda bem que não tava alto, porque senão eu tinha ficado surdo
  • 3:42 - Mensagens subliminares ao fundo!
  • 4:42 - Como se não fosse o bastante, ainda adicionaram um órgão de igreja. E de quem será esse "iê-iê" misterioso antes da entrada da guitarra?
  • 4:55 - Ai meus ouvidos.
  • 5:10 - Tá com caganeira, Liam?
  • 6:16 - Puta que pariu, o produtor tava tão drogado que acabou apertando o botão de "reverse" e ninguém percebeu. E o pior que fica assim até o final da música!

LetraEditar

A letra é tão ininteligível e maluca que nem darei ao trabalho de postá-la aqui. Segundo Papai Noel, no momento de composição ele estava mais alto que Lucy e seus diamantes no céu.

Já o título da música tem duas explicações: uma foi que quando ele mostrou-a pela primeira vez aos colegas de banda perguntou-lhes "Do You Know What I Mean?" (Vocês entenderam o que eu quis dizer?), sendo que eles não entenderam porra nenhuma pois ainda não estavam sob efeito das "substâncias". Ou poderia ser uma referência a seu irmãozinho William, que é famoso por dizer "Know What I Mean?" trezentas vezes a cada entrevista; Como "Know What I Mean" é muito vago e "Do You Know What I Mean" não tem uma sonoridade boa, acabou indo o meio-termo "D'" mesmo.

ClipeEditar

O clipe é bem ao estilo da música: bizarro e regado a muito loló. A banda chega de helicóptero para fazer um show nos escombros de uma cidade abandonada, sendo que todos estão vestindo jaquetas, Noel usa uma Flying V pela primeira vez na vida e Liam aparece com um penteado que deixa a sua mostra suas entradas pra careca. Daí você se pergunta, se é uma cidade abandonada, de onde diabos vai vir o público do show? É aí que a mágica acontece: vários helicópteros, militares por sinal, aparecem no meio do vídeo trazendo os fãs da banda. Como é bom ser podre da grana hein? Ter todo o dinheiro do mundo e ainda contratar os serviços do Exército quando bem entender. O resto do clipe é só a banda tocando enquanto o pessoal assiste e de vez em quando jogam umas granadas de fumaça daquelas que o pessoal joga na polícia nos protestos. No final eles vão embora no mesmo helicóptero em que chegaram e deixam todo mundo na cidade abandonada lá.

Existe a teoria que a ideia do vídeo surgiu em um momento em que o diretor também tinha cheirado umas e outras e teve uma visão da banda tocando chapada imaginando estar nesse cenário apocalíptico e tendo visões de helicópteros e pessoas passando. Tendo em vista como as coisas estavam na época, quando todo mundo do Oasis tava dando um tapa na pantera, até os seguranças, não é impossível.

Apresentações ao vivoEditar

Exceto pela tour de divulgação do disco Biliro Anal, a banda raramente tocou a música. Isso porque depois dessa época a garganta do Liam passou por um processo de deterioração irreversível causada por excesso de álcool, cigarros e sexo oral em bocetas estragadas de groupies. Por isso toda vez que ele tentava cantar aquela parte do "I met my maker/I made him cryyy" (Eu meti no meu criador, rasguei até ele chorar) a voz dele dava uma travada e ele tinha que parar e pedir pra abaixar o tom senão ele iria desafinar e cantar que nem o Kermit dos Muppets.

Ver tambémEditar