Abrir menu principal

Desciclopédia β

Futbolʹnyy Klub Dynamo Kyyiv

(Redirecionado de Dínamo de Kiev)
Futbolʹnyy Klub Dynamo Kyyiv
Escudo do Dynamo Kiev.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Futebolzinho Clubo Dynamo Kyyiivv
Origem Bandeira da Ucrânia Ucrânia- Kiev
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Limpa Pica de Kibe
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Ucraniano
Divisão Прем'єр-ліга
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Futbolʹnyy Klub Dynamo Kyyiv (Футбольний Клуб Динамо Київ) ou no alfabeto pára humanos, o Futebol Clube Dínamo de Kiev, Dynamo Kyyiv ou escreva como você bem entender, é um time tradicional da Ucrânia conhecido por ser fraco e derrotado a nível europeu.

Índice

HistóriaEditar

FundaçãoEditar

O Dínamo de Kiev é um clube que foi fundado em 1927 com o intuito de ser o maior time da União Soviética e ganhar sempre daqueles times da Rússia, porque pelo menos em alguma coisa os ucranianos tinham que se achar melhores que os russos. O nome adotado "Dynamo" é um típico nome de impacto de propaganda soviética em homenagem aos pioneiros do clube que eram todos plantadores de trigo, agora o que isso tem a ver com dynamo eu não sei.

O Jogo da Morte de 1942Editar

Como aconteceu a Segunda Guerra Mundial, as atividade do Dynamo tiveram que ser interrompidas porque os nazistas chegaram, explodiram a porra toda e obrigaram que todos times de futebol da Ucrânia se tornassem times de ballet como forma de humilhação, afinal essa viadagem era coisa de russo e os germânicos gostavam de tratar os ucranianos como russos. Todavia, o time de ballet do Dynamo foi em 1942 convidado a disputar uma partida amistosa contra times de oficias germânicos, como o Flakelf um time formado por integrantes da Luftwaffe e o Rukh um time feito pelos oficiais da Gestapo.

No jogo da morte, como ficou conhecido, a equipe alemã do Flakelf enfrentou o time do Dynamo disfarçado com nome de Start. A equipe ucraniana contava porém com Sylvester Stallone no gol, Michael Caine de capitão e no ataque o craque brasileiro Pelé, e por isso mesmo que prisioneiros, estes grandes jogadores foram responsáveis por derrotar todos times alemães dos militares por placares de 6x0 pra cima. É claro que o preço foi tortura e morte dos jogadores ucranianos (Pelé que não era da Ucrânia foi o único poupado e devolvido de volta à selva do Brasil, seu habitat natural).

O Dínamo na Era SoviéticaEditar

Com o fim da guerra a Ucrânia se viu como território da nova União Soviética, portanto os restos do Dynamo Kiev precisaram ir jogar o campeonato soviético. Alguns torcedores mais afoitos gostam de dizer que o Dynamo Kiev foi o melhor time soviético de todos os tempos e o primeiro a fazer algum sucesso internacional, mas a verdade é que os russos pouco se importavam com futebol, e se o Dynamo ganhava alguma coisa era porque seus atletas tomavam testosterona de cavalo na veia do pescoço, pois nas épocas antigas não havia exames anti-doping.

A treta de Kiev de 1976Editar

Dentre os tantos fiascos do Dynamo Kiev no tempo soviético, há de se mencionar o episódio da final do campeonato soviético de 1976, quando na última rodada do torneio o Dynamo para ser campeão precisava de uma simples vitória contra o Spartak Moscow que brigava pra não rebaixar. O Dynamo então conquistou apenas um empate que não apenas livrou os rivais russos do Spartak do descenso, como entregou o título para o FC Torpedo que ganhou seu jogo na última rodada.

A torcida de aproximadamente 500 russos do Spartak começou a quebrar caríssimas garrafas de Horilka (a vodka horrível ucraniana) como forma de provocação, uma vez que aquela bebida havia sido proibida de circular na Ucrânia por ordens de Stalin que execrava qualquer coisa de origem ucraniana. Os 50.000 torcedores do Dynamo, revoltados, invadiram o lado da torcida russa e apanharam tanto que os torcedores mais sensatos do Dynamo começaram a intervir para apartar a briga e evitar uma humilhação maior. Apenas 2 russos foram mortos, e nenhum foi ucraniano foi morto por dó.

Década de 90: Após a separação da UcrâniaEditar

Com a independência da Ucrânia em 1991, o Dynamo Kiev passou a jogar o novo campeonato ucraniano. Beneficiado pelo fato de ainda não existir outro time na Ucrânia inteira, o Dynamo veio a se tornar deca-campeão ucraniano ao jogar com times inventados (só para não dizer que foi W.O.).

Anos 2000Editar

Na medida que outros times foram surgindo e se profissionalizando na Ucrânia, o Dynamo Kiev foi perdendo espaço e já não conseguia mais os seus títulos consecutivos. De vez em quando surge nos grupos da Liga dos Campeões com a única utilidade de ser eliminado o mais rápido possível.

TítulosEditar