Abrir menu principal

Desciclopédia β

Dúbnio

Metalman.jpg Este artigo é metálico!

Ele é revestido ou banhado a algum metal ou liga que se encontra na tabela periódica. Se você corroer este artigo, Mordekaiser vai exterminá-lo!

Cquote1.png Você quis dizer: Dumbo Cquote2.png
Google sobre Dúbnio

Dúbnio (em homenagem ao estilo musical jamaicano dub) é um elemento químico artificial, de número atômico 105 e símbolo Db de Dragon Ball. Porém nem eu, nem você e nem o Goku conhecem ou já ouviram falar desse elemento totalmente artificial e desinteressante.

HistóriaEditar

 
Dúbnio: apenas mais um amontoado de prótons e elétrons que não fazem sentido algum.

O dúbnio foi sintetizado pela primeira vez pelo Instituto de Pesquisas Nucleares de Dubna, a mesma cidade de onde o rutherfórdio foi montado como parte de um plano comunista de dominação do planeta. Ele foi produzido pelo bombardeamento de amerício-245 dos porões do McDonald's com neônio-22 de um puteiro qualquer.

Em 1970, pesquisadores vagabundos do Motel California de Berkeley identificaram o elemento 105 por meio de um acelerador de partículas da Suíça por meio do bombardeamento de burrito californiano-249 com nitroglicerina-15. Tanto trabalho foi um grande desperdício porque o isótopo durou apenas 1,6 segundos.

O dúbnio foi o elemento que mais teve nomes, a maioria deles idiotas e sem originalidade: quatro (Ui!!!) no total. Houve uma nova pancadaria: cada centro de pesquisa do mundo queria um nome diferente e mais estapafúrdio que o outro. Os russos inventaram o nome Nilsbohrium em homenagem ao físico coça-saco dinamarquês Niels Bohr, que gostava de jogar dados com Einstein. E os americanos sugeriram o nome hahnium honrando o alemão branquelo Otto Hahn que ganhou o Prêmio Nobel sem ter feito nada para isso.

A IUPAC que parecia não ter nenhuma solidariedade com os estudantes de Química adotou o prefixo unnilpentium e só foi resolver aquela zona de fato em 1997. O elemento recebeu o nome de dúbnio, em referência aos funcionários do centro de pesquisas de Dubna, que gostavam de assistir os filmes dublados do Schwarzenegger e ouvir música jamaicana dub.

CaracterísticasEditar

O dúbnio é um elemento sintético, altamente radioativo e seu isótopo mais estável é o Db-268 com meia-vida de 16 horas, mas ninguém se importa. Tem uma elevada estabilidade comparada com a dos seus coleguinhas do mesmo período da tabela, e... nada mais se sabe sobre esse elemento, tirando o fato de que ele é um elemento completamente inútil que serviu apenas para causar tretas entre cientistas.