Abrir menu principal

Desciclopédia β

Dado Redondo

Cquote1.png Você quis dizer: Bola Cquote2.png
Google sobre Dado Redondo
Cquote1.png Role 2 d6... Deu metade 5 e metade 2. E agora? Cquote2.png
Mestre de RPG sobre Dado Redondo
Cquote1.png Isso é tão inteligente quanto bola quadrada... Cquote2.png
Oscar Wilde sobre Dado Redondo
Cquote1.png Não creio que isso realmente exista... Aonde vai a idiotice humana? Cquote2.png
Ghandi sobre Dado Redondo
Cquote1.png Isso é merda! Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre Dado Redondo

Dados Redondos, conhecidos também pela abreviação d100, foram inventados para jogos de RPG com tema de futebol e porque o Quico não se contentou com uma bola quadrada e pediu um dado redondo ao Professor Girafales. Infelizmente, é uma ideia tão inteligente quanto roleta russa usando uma arma automática e falhou horrivelmente, levando à morte na câmara de gás de Hitler.

OrigemEditar

 
Os dados redondos (aprecie esta foto porque é quase impossível deixa-los parados).

Claro que os dados redondos foram inventados antes dos dados comuns, nós sabemos disso porquê se não o dado normal se chamaria dado quadrado e os dados redondos seriam só dados.

Foi inventada em Portugal, meados de 1945 (se fosse inventado antes dos dados normais, era capaz dos portugueses, de burro que são, dar o nome de dado redondo também), no fim da Segunda guerra mundial, por Manoel de Maria, um artesão que fazia coisas usando a cera do próprio ouvido. Ele e seus amigos estavam jogando GURPS e decidiram jogar com o tema futebol. Manoel, prontamente passou um cotonete no ouvido e fez um dado redondo. Á partir daí, a partida foi fadada ao fracasso, assim como a vida de Manoel de Maria.

 
Dado redondo.

A ideia foi um fracasso. Ninguém queria jogar (primeiro, porque GURPS realmente é uma merda), mas os jogadores reclamavam que o RPG na ladeira, uma tradição portuguesa, não poderia ser jogado com esse tipo de acessório. Hoje, você encontra esses dados apenas em lojas de inutilidades e como brindes do Mc Donalds. Manoel passou o resto de seus dias, aproximadamente uma semana, como atendente de uma lanchonete de Ciabbata, sendo eletrocutado na câmara de gás de Hitler. Hitler achou um absurdo esse tipo de objeto, pois isso profanava tudo que aprendeu na infância assistindo à Vila Sésamo na televisão. A cera de ouvido de Manoel nunca mais será lembrada. Porém os dados redondos viverão nas mentes daqueles jovens e sonhadores jogadores de GURPS. Eles foram distribuídos pela Mattel até meados de 2005, quando o Papa condenou a fabricação desses objetos profanos. Hoje eles descansam em paz com a memória de Manoel de Maria.

Utilidades dos dados redondosEditar

  Conheça também a versão oposta de Dado Redondo no Mundo do Contra: