Desciclopédia:Na Folha Online




Será aqui apresentada uma matéria baba-ovo da Folha Online sobre a Desciclopédia.

"Wikipédia do mal" escracha celebridades com humor negroEditar

Diógenes Muniz, Folha Online

Uma enciclopédia cheia de desinformações e mentiras grotescas. Essa é a autodefinição da Desciclopédia (desciclo.pedia.ws), paródia do portal Wikipédia (pt.wikipedia.org). No lugar de conhecimento livre e colaborativo, a versão humorística reúne mais de mil verbetes absurdos. O principal foco: escrachar personalidades de maior ou menor escalão.

Assim como na invenção de Jimmy Wales, a paródia utiliza o formato wiki de armazenamento de dados, permitindo modificação de conteúdo por qualquer pessoa. Em vez de corrigir erros, porém, a Desciclopédia encoraja seus usuários a aumentá-los. Ou seja, libera tudo o que é proibido na Wikipédia, inclusive sátiras politicamente incorretas.

A versão brasileira da brincadeira tem fichas que vão de Sílvio Santos ("Ele é de origem judia [sic] e nasceu na mesma época de Abraão, seu conterrâneo") a Xuxa ("A versão mais aceita pela historiografia aponta que Xuxa é a irmã de Zidane, segunda filha de Chuck Norris com Dercy Gonçalves ou Hebe Camargo"). Até atrações para crianças viraram alvo de tiradas nonsense do site: "Telettubies é um programa infantil que estimula a pederastia, zoofilia e a desordem mental em crianças e idosos".

Além do formato, a Desciclopédia – cujo símbolo é uma batata – também ganhou a agilidade da Wikipédia. Pouco tempo após a morte do "caçador de crocodilos" Steve Irwing, o site humorístico já possuía um verbete para defini-lo. Na página, em vez de informar que uma raia havia matado o apresentador, o site dizia que a atriz Cláudia Raia foi a culpada.

FrasesEditar

Outra ocorrência comum na Desciclopédia é o uso de frases falsamente atribuídas a famosos. O ator Chuck Norris, o escritor Oscar Wilde e Roberto Marinho são os mais assíduos nesse espaço. Sobre Ana Paula Arósio, Chuck Norris teria dito, segundo a Desciclopédia: "Ela é uma grande mulher, tanto que com a sua força é capaz de me esmagar!".

Quem defende a Wikipédia como uma promissora ferramenta de conhecimento vê nessa paródia uma aliada. Afinal, a brincadeira tiraria os "vândalos da informação" do serviço sério. Também é comum a Desciclopédia ligar seus verbetes aos da Wikipédia com o seguinte recado: "Para aqueles sem senso de humor, os espertões na Wikipédia têm um artigo sobre isso".

Uncyclopedia (uncyclopedia.org), a edição inicial da piada, em inglês, foi criada em janeiro de 2005, por Jonathan Huang, segundo a Wikipédia. A edição americana possui hoje cerca de 18 mil verbetes. Há versões da sátira em diversas línguas, inclusive inventadas.

Confira verbetes da Desciclopédia sobre dez celebridadesEditar

de Folha Online

O principal foco da Desciclopédiaparódia da Wikipédia – é a sátira às celebridades. Perfis são inventados para cantores, atores e até figuras esquecidas pela mídia. Por seguir a estrutura da enciclopédia virtual editada livremente, os textos da Desciclopédia sofrem mudanças freqüentes. Veja abaixo alguns trechos que a Desciclopédia dedica aos famosos:

Ana Paula ArósioEditar

A atriz é a representante-mor dos Emos na Rede Globo e luta com unhas e dentes para vencer os arqui-rivais do RBD.

Carla PerezEditar

A dançarina nasceu em tempos remotos, antes do Descobrimento do Brasil. Sem pai nem mãe conhecidos, a menina cresceu no meio da floresta tropical selvagem, entre onças pintadas e lobos guarás. A menina-loba prontamente ensinou toda a população indígena a requebrar os quadris.

Dercy GonçalvesEditar

Como muitos sabem, Dercy Gonçalves auxiliou Graham Bell na invenção da televisão. É fato histórico que a primeira palavra a ser televisionada foi um palavrão. Em face disto Thomas Edison teve de inventar o "biiiiiiip!" televisivo, a fim de mascarar as frases de baixo calão soltadas por Dercy.

Felipe DylonEditar

Felipe Dylon Cabral Peixoto nasceu na Bahia, terra de Caetano Veloso e Sidney Magal, em 1907, no dia 7 de Outubro. Filho de família humilde e com baixa expectativa de vida, Felipe foi batizado com 12 anos, quando sua mãe percebeu que este tinha vingado. Dylonzinho é considerado o melhor guitarrista de todos os tempos, pois consegue tocar guitarra sem as mãos.

Galvão BuenoEditar

No prrrrrrrrrrrincípio, Deus crrrrrrrrrrrriou o céu e a terrrrrrrrrrrrrrra. E Galvão Bueno grrrrrrrrrrrrrrritou: "Vai que é sua, barrrrrrrrrrrrrrrrrbudinho!".

MadonnaEditar

Madonna nasceu há 69 anos na Argentina. Maria Conchitta de las Nieves Ciccone é hoje mudialmente conhecida como Madonna, A Rainha do Pop e acumula os cargos de dançarina, cantora e atriz de filmes eróticos.

Michael JacksonEditar

Michael Jackson Fox nasceu em Louisiana, Nevada, no dia 12 de Outubro de 1976. Foi o sétimo filho de sua mãe Preta Gil. Por ser o sétimo, nasceu com uma maldição que fez sua pele ficar negra e cheia de pêlos em noites de Lua Cheia.

PeléEditar

Pelé não nasceu, Pelé foi composto. Deus fez Pelé e jogou a forma fora. Pelé é único. Pelé é o melhor jogador de todos os tempos. Pelé. Pelé. Pelé.

Roberto JustusEditar

Roberto Justus é um mega-empresário que detém 2% das ações do Brasil. Começou sua carreira vendendo produtos para as Organizações Tabajara, como um camelô. Seu enorme topete disperta o libido de homens e mulheres por onde passa.

Tati Quebra-Barraco
Editar

Tatianete Josefina Bourbon Meronvigion Potter Quebra Barraco da Silva e Silva Bonham Jr. (ou Tati Quebra-Barraco) é uma pintora, escultora, filósofa, professora de Filosofia e teologia na Unicamp, poeta e, nas horas vagas, apresentadora da TV Cultura.

Veja tambémEditar