Abrir menu principal

Desciclopédia β

Desciclopédia:Tutorial/artigo

Como criar um artigo

Existem três meios de criar um artigo:

  1. Clicando em criar artigo
  2. Clicando em um link vermelho em uma das páginas
  3. Digitando o nome do artigo na busca, clicando em pesquisar e depois em esta página

Regras para a criação de um artigo

  • Sempre escreva o nome do artigo sem nenhum erro de ortografia, não deixe faltar acentos e coloque maiúsculas em caso de ser um nome próprio ou outra coisa que necessite de maiúsculas. Nomes incorretos: Harry potter, Zeze di camargo, Coelio... Nomes Corretos: Harry Potter, Zezé di Camargo, Coelho...
  • Verifique se o artigo que você quer criar já existe com algum nome parecido, não crie um segundo artigo sobre o mesmo assunto.
  • Não crie um nome no plural, diminutivo ou algo do tipo. Nomes incorretos: Duendezinho, Salmões... Nomes corretos: Duende, Salmão...
  • Em caso de dois artigos falarem da mesma coisa, deve se usar a predefinição {{merge|nomedoartigocerto}} no artigo que estiver errado, para que ele seja deletado ou fundido com o artigo certo. O artigo certo é sempre o que tem o nome com a grafia mais correta.

Redirecionar

Suponha que você criou o artigo Harry Potter, o nome está correto, mas quem tentar encontrar esse artigo na busca quase sempre irá escrever harry potter, com letras minúsculas, e aí a busca não encontrará o artigo. Para resolver o problema, crie o artigo harry potter e escreva apenas:

#REDIRECT [[Harry Potter]]

Com isso, sempre que alguém procurar por harry potter irá parar diretamente na página Harry Potter

Perceba que a primeira letra do artigo será sempre transformada em maiúscula, então não se preocupe em alterá-la.

Você pode usar redirects com versões só em minúsculas, sem acento, ou reduzidas do título do seu artigo original. PORÉM, tenha muito cuidado ao criar redirects, pois a criação indevida deles pode levar a um banimento longo:

Como não redirecionar

  • Não redirecione nomes comuns: Por exemplo Harry para Harry Potter, afinal existem muitos Harries no mundo. Já, Alvo Dumbledore pode ter um redirect Dumbledore.
  • Não faça redirects absurdos ou muito longos, que ninguém nunca procuraria na busca: Garotinho mágico e babaca de óculos para Harry Potter.
  • Não redirecione quando a página de redirect puder ser um novo artigo: exemplo Hermione para Harry Potter.
  • NUNCA crie um redirect sem a menor conexão com o artigo original! Os administradores descobrem com uma grande facilidade e adoram banir quem faz isso.