Abrir menu principal

Desciclopédia β

Desciclopédia:CheckUser

(Redirecionado de Desciclopédia:Verificadores)
Atalho: DP:CU

O CONTEÚDO ABAIXO É SÉRIO!
Seja engraçado e não apenas idiota! Leia bem esse artigo antes de querer fazer merda.


CheckUser é uma interface especial para utilizadores com permissão de CheckUser. Um editor com o estatuto de CheckUser tem a possibilidade de verificar se um determinado utilizador é um sock puppet de outro utilizador.

Utilizando esta funcionalidade consegue-se:

  • Determinar o IP por onde o utilizador edita a Desciclopédia
  • Determinar as edições de um determinado IP (mesmo quando logado).

É guardado um registo sobre quem fez uso da ferramenta. Esse registo está disponível para quem tenha acesso de CheckUser, desta forma:

5 sep 2005 17:29 UserX got IPs for UserY
5 sep 2005 17:29 UserX got edits for 127.0.0.1

Utilização

A ferramenta deve ser utilizada para combater vandalismos (em especial nos casos em que um usuário é banido, mas consegue burlar o bloqueio) ou para verificar abusos de sock puppets (por exemplo, em suspeitas de abusos em votações).

É necessário que haja um motivo válido para verificar um usuário, e um mero desentendimento entre os usuários não é um motivo válido.

É permitido verificar um editor específico a partir de um pedido que o mesmo tenha feito, quando o mesmo quiser alegar publicamente a sua inocência, ou a partir de um pedido feito por um outro editor (o qual deve alegar um motivo cabível para tal).

Lembre-se de que sock puppets não são proibidos (as pessoas podem editar a Desciclopédia através de várias contas, desde que as mesmas sejam reveladas de maneira que todos saibam quem é o controlador de cada conta). O abuso na utilização de sock puppets (como votar na mesma votação com duas identidades diferentes, ou utilizar várias identidades diferentes de forma a induzir discussões) é que é proibido.

Procedimento

Qualquer usuário registrado da Desciclopédia pode fazer um pedido de verificação de usuário no Boteco, contanto que haja um motivo válido e que ao menos 4 usuários registrados concordem com a necessidade de realizar o CheckUser. Lembramos a todos que não há votos neutro ou contra em pedidos de CheckUser, bastando apenas a anuência de outros 4 usuários, totalizando 5 votos (os 4 usuários mais o proponente).

Se quatro usuários concordarem, mas o resultado do CheckUser sinalizar que o usuário checado não possui sock puppets, qualquer um dos acusados tem o direito de pedir uma Checkuser-réplica dos acusadores. Tal medida foi adotada para inibir o uso desnecessário do Checkuser e para coibir que alguém de fazer falsa denúncia usando sock puppets para fins de difamação ou provocação.

O Checkuser pode ser aplicado em usuários registrados que foram bloqueados por um dia ou mais, sem necessidade de votação. O Checkuser também pode ser aplicado, sem necessidade de votação, em IPs bloqueados, independentemente do tempo de bloqueio. Também será aplicado automaticamente a todos os candidatos a sysop que aceitarem a candidatura e o resultado será publicado na respectiva votação do usuário afim de comprovar a conduta do usuário. O mesmo se aplica aos candidatos a calouro desciclope.

Quem pode ser CheckUser

Por padrão todos os burocratas são Checkusers, além deles, alguns não-burocratas também o são.

  • Conforme a última votação sobre o tema, todos os sysops podem recebem o ChekUser, desde que possuam 1 mês de uso das ferramentas e, no mínimo, 50 contribuições mensais.

Abuso de utilização

Fica registrado que, em caso de abuso das ferramentas CheckUser, o usuário deverá ter todas as suas ferramentas removidas. O abuso ocorre quando o usuário utiliza a ferramenta sem que haja votação/pedido/motivo para isto.

Lista de Usuários com permissão para uso de Checkuser

Lista de usuários que já fizeram uso da ferramenta checkuser mas não possuem mais acesso

(1) - Utilizaram o CheckUser em casos excepcionais

(2) - Ferramenta removida devido a abusos por parte do usuário

(3) - Renúncia ao uso da ferramenta

(4) - Removido do usuário por votação

Ver também