Desmanuais:Como criar o seu próprio jogo de Pokémon
Este artigo é parte dos desmanuais, seu acervo de instruções livres de conteúdo. |

Você, nerd, que está lendo a Desciclopédia, com certeza veio aqui para aprender a criar um lindo jogo de Pokémon porque não sabe criar um, não é? Você é um noob mesmo! Enfim, você veio ao lugar certo (Ou não). Seguindo nossos macetes você vai criar jogos tão geniais que nem a Game Fresco nunca teria pensado em criar, ou simplesmente fazendo seu jogo ficar tão famoso que até crianças, adolescentes e um específico tipo de adulto vão gastar milhões de dinheiros e suas vidas só pra zerá-lo (Até chegar um anônimo disponibilizando códigos de GameShark).
Com certeza você deve estar louco pra criar o seu jogo e só por essa introdução você já deve estar pensando em montanhas e rios de dinheiro, então bora logo criar essa joça.
PlataformasEditar
Antes de qualquer coisa, você precisa saber para qual plataforma você vai lançar sua obra prima. Aqui estão algumas das plataformas recomendadas:
- Jogo Garoto – É onde Pokémon nasceu, com os jogos Verde, Comunista, Caneta Azul e a A Versão feita especialmente pro Pikachu, que é o único local na face da Terra em que o Ash pode ganhar uma Liga Pokémon. Também lançaram uns spin-offs de pinball, puzzle e do Jogo de Cartas que ninguém liga. Aqui só foram lançados os jogos da 1ª Geração, que pelo o que eu me lembro, vai do Ghost ou do Missingno até o Mew, mas ele era um Pokémon tão secreto, mais tão secreto que pensavam que ele não existia. O único problema de fazer um jogo para essa plataforma é que tudo está em preto e branco ou preto e verde. Mas pelo menos, seu jogo vai fazer sucesso, mesmo que o público tenha que forçar sua vista para jogar seu jogo.
- Jogo Garoto: Versão Colorida – Foi daí que surgiu a A Geração favorita da galera, ou seja, a 2ª, com os jogos Ouro, Prata e
BronzeCristal. Pelo menos o som é melhor, e agora temos 251 Pokémon, que vai da Chikorita até o Celebi. Além desse consoletentar, mas falhando miseravelmenteser mais colorido que o anterior e também de ser um dos concorrentes do Tijolo Gear, mesmo todo mundo sabendo que o Jogo Garoto: Versão Colorida é melhor que o Tijolo Gear, principalmente porque o Tijolo Gear não tem jogos de Pokémon, só do Ouriço mais Pica das Galáxias, mas são só versões de baixa qualidade de seus jogos mais famosos.
- Gayme Boiola Avançado – É onde os verdadeiros jogos de Pokémon prestam (Ou não), essa plataforma tem mais de 8 mil versões lançadas, tendo até uma que é do tamanho do seu piruzinho. Aliás, é muito fácil fazer um jogo pra essa plataforma, porque de acordo com algumas entrevistas com O Deus dos Nintendistas, ele revela que só são necessários 24 minutos para fazer um jogo para o GBA. É daí que surgiram os jogos da 3ª Geração: Baleia Azul Gigante, Salamandra Vermelha Gigante e Shei-Long Mais Feio Ainda. E não só lançaram jogos, mas também a primeira leva de remakes, que são basicamente os remakes das versões Red e Green, sendo lançados com outro nome: FogoComunista e MaconhaVerde. Não, não tem remake do Blue. Esses remakes foram lançados principalmente porque eles precisavam renovar os jogos da 1ª Geração, principalmente porque a qualidade deles é uma merda. E eles colocaram 386 Pokémon, indo do Ghost ou do Missingno até o Deoxys (Assim como nos outros que são da 3ª Geração, é claro!). Tendo vários Pokémon variados, como uma Borracha Extraterrestre que muda de forma que incrívelmente é um dos Pokémon Lendários, Duas cópias do Lugia, sua mãe, Cópias do Pikachu que ainda por cima fazem referência a Matemática, pros pais das crianças não pensarem que Pokémon não é educativo, uma Hentai Girl e ainda por cima, o mais criativo: A porra de um peixe com formato de coração.
- Dumb System – Caso você seja o Nestor Cevero, essa plataforma foi feita especialmente pra você, porque tem uma tela em cima e outra para baixo. Aqui nasceu a 4ª Geração, com os jogos Preto e Branco, sendo uma clara referência a aquela música do Michael Jackson de quase mesmo nome, além de terem lançado um remake dos jogos da 2ª Geração. Tendo agora 493 Pokémon, do Turtwig até o Arceus. Foi só nessa geração que inventaram essa viadagem de Deus Pokémon, criando Arceus, o Deus Pokémon
para todos, menos os Genwunners, uma criação acidental criada por ninguém mesmo que o próprio Deus. Mas além de ter um Deus Pokémon, criaram outros lendários, como Os três Pokémon que surgiram do Big Bang, um que possui o Stand The World, um dos filhos do Arceus que é rival desse do The World, uma minhoca das trevas, um que ninguém sabe se é uma tartaruga ou peixe-boi, a nave da Xuxa, Zé Gotinha e um Emo Mítico.
Além de termos esses lendários 100% geniais, não é mesmo? Também é aqui que apareceu o Lucario, o furry favorito dos Newgenners. E eles também lançaram uma continuação pro Black and White.
- Nintendo DS com Esteróides –
CARALHO, POKÉMON NÃO ACABA NUNCAEnfim, aqui você pode fazer seus jogos em 3D, com uma qualidade superior a todos os anteriores. Além de terem lançado um remake do Baleia Azul Gigante e Salamandra Vermelha Gigante e lançaram duas novas gerações: XXXTentacion e Y e Sol e Lua.
- EMOlador – Na verdade, é sua única opção, porque só é necessário um computador para criar
um jogouma hack-rom de Pokémon, principalmente as de FireRed. Pode ser uma trabalheira do cacete, mas pelo menos é mais fácil, porque hoje em dia um Game Boy deve estar custando o que? Uns R$299,00?
Ok, depois de escolher um desses consoles para lançar seu jogo, vamos para o próximo passo...
Os personagens do jogoEditar
Este artigo é sobre uma celebridade virtual feita de pixels e polígonos que vive de um lado pro outro aventurando-se dentro do nosso HD.
Portanto, não vandalize, seu n00b! |
Todo jogo precisa de um personagem, e o seu não vai ficar sem um! Em geral, estes são os tipos de qualificação para personagens de Pokémon:
ProtagonistaEditar
Esse é o personagem que o jogador joga. Assim como todos os jogos, ele precisa ser mudo, e a única coisa que ele fala é "...". Obrigatoriamente, tem que ter o protagonista masculino (Que é sempre o fodão) e o feminino (Que também é foda mas é sempre alvo de Rule34), porque se você só botar o protagonista masculino, as feministas vão atacar seu jogo, dizendo que ele é machista. Ele opcionalmente tem que ser foda, e em outros jogos, ter os Pokémon mais fodas do seu jogo (Na verdade só os iniciais)... ou não. Só não pode ser que nem a Mula de Pallet, porque aí seu protagonista não vai ser foda. Mas é você que escolhe se o protagonista é foda ou caso você seja retardado se ele é que nem o Ash Ketchum da Cidade de Pallet (Sim, esse é o nome completo dele). Além de ser foda (Ou não), ele precisa fazer poses de mané, ter só uma mãe e ter um boné, um cabelo radical e ter o nome baseado em alguma coisa, cor ou metal. Se seguir todos esses passos, seu protagonista está perfeito!
RivalEditar
Assim como o protagonista, o jogador também dá um nome pra ele. Ele pode ser parente do Professor do jogo, e também pode ser a versão feminina do protagonista caso o jogador escolha o protagonista masculino ou a versão masculina do protagonista caso o(a) jogador(a) escolha a protagonista feminina. Enfim, na hora de escolher seu Pokémon inicial, ele vai escolher o que vai ter mais vantagem contra você, mesmo falhando miseravelmente. Ele sempre começa sendo o fodão, mas sempre falhando miseravelmente, sendo derrotado pelo protagonista. Ou também ele pode ser um merdinha que sempre vai ser um merdinha, mesmo ele pensando em frases positivas como "Eu consigo!".
Mas no final, o protagonista e o rival ficam de bem e viram amigos... Ou não.
ProfessorEditar
Ele é basicamente o cara que te dá o Pokémon inicial em troca de uma trepada com sua mãe. Além de te dar um Pokémon Inicial, ele te dá a Pokédex, além de sempre torcer pro protagonista, porque ele sabe que o rival, que muito provavelmente pode ser parente dele (Ou não) é um bostinha emo chato pra caralho e que nunca chegaria aos pés do protagonista.
Ou não, se o protagonista perder a luta contra o rival na Liga Pokémon... ou não, se o jogador tiver salvado o jogo e ficar voltando o tempo todo pra batalha contra o rival. Enfim, o professor é um personagem quase importante, que te dá um Pokémon Inicial e a Pokédex. Ou o professor pode ser um velho maluco que conseguiu enganar dois idiotas para ficar com a Pokédex completas e podê-las vender por altos preços, mesmo usando uma mão-de-obra barata, uma Hentai Girl ou um professor que só tem nome brasileiro... NO BRASIL!.
Organização CriminosaEditar
Também conhecida como as "Equipes", são o pessoal do mal, que querem dominar o mundo e obter todos os Pokémon do mundo, além de traficá-los e fazer experiências com eles. Eles estão aí pra fazer essas coisas do mal, e o protagonista não tem nada a ver, mas resolve dar uma de herói e no final acaba exterminando a Equipe... ou não. Mas mesmo tendo essas intenções do mal, os capangas são uma bosta, quase sempre tendo Pokémon repitidos nas batalhas, tendo só os capangas com classe mais alta e o chefe (Principalmente ele) tendo Pokémon mais fortes. Elas são quase a mesma coisa, apenas alguns dos objetivos do mal, os uniformes e o logo da organização.
Mas mesmo assim, as organizações criminosas são pra deixar o seu jogo mais interessante, porque, convenhamos, ficar caçando uns animais pra fazer uma rinha de galo contra outros treinadores figurantes fica chato pra caramba depois de uns 5 ou 10 minutos.
Treinadores FigurantesEditar
Eles estão aí para fazer uma rinha de galo obrigatoriamente contra o protagonista, porque é impossível (Ou quase) de evitá-los, mas sempre perdem porque o protagonista é foda. Os Pokémon deles são achados facilmente (Ou não) e sempre estão no nível um pouco muito mais baixo que os do protagonista, e eles usam principalmente Pokémon fracos, como o Magikarp. Mas mesmo sabendo que vão perder, ficam falando ao protagonista frases intimidadoras, pra ver se ele fica assustado. O único jeito deles ganharem do protagonista é se ele for noob.
Depois de perderem, eles ficam parados, sem fazer nada, e ficam no cenário pro resto da vida. Na maioria das vezes, reutilizam os mesmos sprites para eles porque eles são figurantes, ninguém liga pra eles, só servem pro jogador ganhar um XP a mais nas batalhas.
Líderes de GinásioEditar
Eles são outra coisa que criaram para deixar o jogo mais interessante. Eles servem para você lutar, ganhar uma insígnia e lutar contra outro pra fazer a mesma coisa 666 vezes. Mas eles não usam Pokémon aleatórios, ou seja, cada ginásio tem seu tipo de Pokémon, seja ele de Tá pegando Fogo bicho!, Água, Pedra ou simplesmente Emo. Diferente dos Treinadores Figurantes, eles tem sprites variados e variam de cidade, tendo cada um em uma cidade. Alguns exemplos de líderes são um cara de olhos fechados que nunca evoluiu seu Geodude desde 1997, uma guria retardada que só sabe gritar ou um cientista velho tarado que usa um chowchow. No final da luta, se você tiver ganhado deles, pelo menos, eles te dão uma insígnia, que comprova que você os derrotou. Mas se perder frequentemente, é só assaltá-los e pegar a insígnia TREINE SEUS POKÉMON, noob!
Elite dos 4Editar
Assim que você ter todas as insígnias, você tem que lutar contra o pessoal da Elite dos 4. Como o nome diz, são 4 lutadores para lutar. E não é qualquer um que consegue vencê-los. Então você precisa ter seus Pokémon em um certo nível para derrotá-los.
Pelo menos em Kanto, eles são uma ruiva gostosa, um usuário de esteroides anabolizantes, sua vó e um cara que diz usar Pokémon do Tipo Dragão, mas na verdade, só a aparência deles lembra um dragão.
Campeões da LigaEditar
Depois de derrotar o pessoal da Elite dos 4, o que pode durar quase uma eternidade, você vai sofrer mais ainda ter que lutar contra os Campeões da Liga Pokémon, que são só... o seu rival. E talvez o protagonista, caso ele ganhe do rival.
Os PokémonEditar
Agora que já organizou seus personagens, vamos pro principal passo: o dos Pokémon, é claro! Eles é que são a alma do jogo, e deve ser por causa deles que você está lendo este (des)manual, não é mesmo? Bora começar. Estes são os tipos de qualificação dos Pokémon:
Os IniciaisEditar
Se você já conhece Pokémon, então já sabe que é com esses aí que você começa a jornada, e que também deve saber que é o Professor que te obriga a escolher três para a escolha de um, e cada um tem seu tipo. São eles:
- TÁ PEGANDO FOGO BIXO - Muito conhecidos por provavelmente ter fogo no rabo, são os favoritos da galera e também são os mais escolhidos
por noobs, principalmente por terem designs fodas e por transformar em churrasquinho os Pokémon maconheiros. A vantagem desse tipo é que ele pode ser uma bosta, mas ninguém vai ligar pra isso porque ficam se preocupando com a evolução dele, que é muito mais famosa e mais forte.
- Cuspidores - Também conhecidos como Apagadores de Fogo no Rabo, eles são os maiores rivais do Tipo Fogo, além de sempre vencerem desse tipo nos jogos, menos no anime, onde eles dão uma vitória roubada pro Ash Ketchum numa batalha entre O Charizard do Ash e o Blastoise do rival Gay pra Caralho. Além dessas polêmicas, são conhecidos por terem como Pokémon Inicial de Água o Froakie, mas como o mesmo caso dos Pokémon de Fogo, só é famoso porque ele evolui pro Greninja, que mesmo tendo golpes roubados pra caramba no anime, não fez o Ash ganhar a Liga Pokémon.
- MaconheirosMaconheiros - Na maioria das vezes, enquanto todo mundo fica escolhendo o Pokémon Inicial do tipo Fogo ou Água, o do tipo Planta fica de boa, fumando maconha (Talvez seja por isso que ele não seja muito escolhido). Por isso, são as maiores vítimas de bullying. Como ninguém liga pra esse tipo, vamos pra próxima qualificação de Pokémon!
Pokémon SelvagemEditar
Eles servem para duas coisas: capturar para completar a Pokédex ou usar para batalhar, porque você não vai conseguir vencer usando só o Pokémon Inicial... ou será que dá?
Bom, eles ficam consideravelmente fortes se você treiná-los (E até podem evoluir, se tiverem uma cadeia evolutiva), ou podem ficar aparecendo constantemente para você. Outra utilidade deles é que você pode usá-los como saco de pancadas para seus Pokémon, principalmente naqueles que aparecem pra caralho e não te deixam mais em paz.
ShiniesEditar
São os mais procurados pelos Nerds, principalmente aqueles que tem muita paiência. São tão raros que a chance de encontrar são de uma em mais de 8000. A única diferença deles para os Pokémons normais é que eles tem uma coloração diferente e sempre que aparecem, jogam purpurina gay, e um amigo do meu primo, que é um dos maiores gamers do mundo, disse que eles são um pouco mais fortes. Os mais famosos são:
Charizard negão
Arbok cagado
Sceptile maconheiro de olhos vermelhos
Metagross pedra de crack
Gyarados comunista
Freeza dourado
Um Rhyhorn muito macho
Isso não parece um Pikachu Shiny, mas é
Magmortar na sua forma mais máscula
Um raríssimo Vegeta shiny
É preciso colocar dois Garchomp para saber qual a diferença do shiny para o normal
Pseudo-lendáriosEditar
Os pseudo-lendários são aqueles que são fortes e muito badass. Ou seja, tinha tudo pra ser lendário, mas acaba sendo um pseudo-lendário. Eles são mestres na arte de enganar os noobs por causa da força e atitude badass, o que faz eles pensarem que são lendários, mas aí, são completamente enganados.
LendáriosEditar
Diferente dos pseudo-lendários, os lendários são lendários. Eles são raros pra cacete e sempre são caracterizados como deuses ou são só apelões, mesmo. Na maioria das vezes, pra deixar o jogador ainda mais louco, criam duplas ou trios de Pokémon Lendários, como o famoso Ménage à trois Tique-taque, Megazord e Gelatina, ou também a dupla Meu ovo e Meu tio.
Lembrando que não é fácil capturá-los, porque você vai precisar de Ultra Balls (Ou não) e o que mais funciona: a Master Ball. Se você for noob, vai tentar capturá-los com Pokébolas.
PikaCloneEditar
Sim, ter uma cópia do Pikachu é obrigatoriamente obrigatório no seu jogo. Ele basicamente tem que ser fofinho e ter a cara dele. A chance disso dar certo é muita, porque atualmente, existem mais de 8000 PikaClones, sejam eles feitos pela Game Freak ou pelo pessoal do DeviantART que criam Fakemon baseados em PikaClones descontroladamente.
FantasmaEditar
Esses Pokémon são mortos e (Quase) resistentes aos golpes. Eles são sempre alvos de Creepypastas, e foram feitos pra deixar os noobs cagados de medo. Ou ele pode ser simplesmente um sprite zoado que é "assustador".
O NomeEditar
Como todo jogo, o seu precisa ter nome. Mas aparentemente não deve ser muito fácil dar nome a um jogo de Pokémon, então veja aqui algumas sugestões, lembrando que seu jogo vai ter duas versões (Ou até uma, três ou quatro) com nomes diferentes:
- Pokémon Cor de burro quando foge/Cor de vômito
- Pokémon GayPink/EmoPurple
- Pokémon CúBlack/PorraWhite/PentelhoGray
- Pokémon Açaí/Sorvete
- Pokemon Churrasco/Picanha
- Pokémon Biscoito/Bolacha
- Pokémon Real/Dólar/Euro
- Pokémon Teu pai/Tua mãe
- Pokémon Madeira/Cerâmica/Tijolo
- Pokémon Faustão/Silvio
- Pokémon Cor Laranja/Fruta Laranja/Laranja Mecânica
- Pokémon E Por Aí Vai
- Pokémon Vale Nada/Vale Tudo
- Pokémon Ketchup/Mostarda/Maionese
A capaEditar
A capa é um dos elementos mais cruciais do seu jogo, pois é ele que mostra o quanto ele é foda. Provavelmente o mais simples desses passos; primeiramente, você precisará colocar o logo de Pokémon, obviamente, e logo abaixo, colocar o nome dele, que pode ser os nomes logo acima ou um nome mais criativo. Com base em outras capas de Pokémon, você pode colocar ou os lendários nas capas das duas versões, ou colocar nas duas versões dois Pokémon que você acha que são bons o suficiente para colocar na sua capa. Enfim, com todas as lições dadas, está na hora do resultado! Minha capa ficou assim:
Besteiras a maisEditar
- National Dex - Assim que você vence do seu rival, agora ex-campeão da Liga Pokémon, o Professor te dá parabéns e o jogo acaba... ou não. Caso você ganhe do seu rival e capture todos os Pokémon existentes no jogo, o Professor vai te dar parabéns e os créditos passam. Caso você resolva ir para o laboratório do Professor, ele vai te dar a National Dex, que é uma Pokédex que consegue registrar Pokémon de outras regiões, e também serve para torturar ainda mais o jogador fazendo com que ele capture mais Pokémon e assim, zerando o jogo 100%. Mas colocá-la é opcional.
- Troca de Pokémon - Serve pra ficar mais fácil completar a Pokédex, além disso, você só consegue ter todos os iniciais através da troca, e alguns Pokémon só evoluem através de troca.
- Itens - Eles tem utilidades variadas, seja para curar seu Pokémon, melhorar o ataque ou simplesmente drogar seu Pokémon.
- Daycare - Serve pro seu Pokémon perder a virgindade e até nascer um Pokémon que você já tem ou que só pode conseguir afogando o ganso.
Resultados FinaisEditar
Parabéns, você terminou seu jogo! Agora pode começar a vendê-lo e fazer sucesso, e aí, as crianças, os adolescentes e principalmente os adultos vão gastar metade de suas vidas para zerar seu jogo de Pokémon!
Isso até chegar um anônimo maldito que vai disponibilizar códigos de Game Shark do seu jogo. Mas enquanto isso não acontece, prepare sua piscina de dinheiro, porque vem aí uma grana preta.