Abrir menu principal

Desciclopédia β

Devanágari

(Redirecionado de Devanagari)

Devanágari é aquela forma toda maluca de escrita que os indianos tem de fazer incompreensíveis para todo o resto do mundo, e inclusive entre si mesmos, uma vez que há 22 línguas na Índia, prova da falta total de praticidade e versatilidade desse alfabeto.

OrigensEditar

 
Uma escola de devanágari, a julgar pelo alfabeto sendo utilizado em sua decoração exterior.

O devanágari é um abugida da família do Zeca Pagodinho da Brahma criado em 2000 a.C. para que os indianos se tornassem compreensíveis apenas entre si, e as vezes nem isso.

Os seus vernáculos são tão grosseiros e imperfeitos, linguisticamente falando, que Buda teve que inventar a meditação em silêncio apenas para proteger os ouvidos dele.

CaracterísticasEditar

É o alfabeto mais maravilhoso que existe na face da Terra, pois você pode criar qualquer rabisco, dizer que é uma gramática de uma língua de algum lugar do interior do Sri Lanka, e todo mundo vai acreditar e você se tornará um gênio das línguas.

Aprender sobre o alfabeto indiano é simples, leva o mesmo tempo para instalar Devil May Cry 4 no PlayStation 3 via PSN.

A característica mais clara da estrutura de uma palavra em devanágari é a presença de um risco. A necessidade disso surgiu porque na Índia os cadernos não tem linhas, então para os textos não ficarem tortos a necessidade de escrever a tal linha, como vemos no provérbio local मोरक्कोमेंएकबसकोबचानेकेमुझेचढ़ाई.

LínguasEditar

Os idiomas que usam o devanágari como alfabeto são o hindi, o sânscrito, o goianês, o marata, o bhojpuri, o klingon e o nepalês.

Mas existem algumas língua mistas, como o urdu que mescla devanágari e alfabeto árabe, ou o bengali que mistura devanágari com descoordenação motora.