Disputa por pênaltis


Winner 2.jpg Este artigo é sobre um(a) VENCEDOR(A)

Ganhar medalha de ouro é rotina, pô!

Veja outros campeões aqui.
Barraderolagemalema.jpg Este artigo é algo que a Índia aprovaria, se não tivesse desistido de ir para a Copa do Mundo de 1950...

Este é um artigo que pode te levar para o Lado Amarelo da Força. Se estiver perto de algum evento decisivo, não o leia, pois pode causar um FAIL épico.

Cquote1.svg Você quis dizer: Teste para não-cardíacos Cquote2.svg
Google sobre Disputa por pênaltis
Cquote1.svg Baggio contra Taffarel... Cquote2.svg
Galvão Bueno narrando uma Disputa por pênaltis
Cquote1.svg ACABOOOOOUU!!! É TETRAAA!! É TETRAAAAA!!! Cquote2.svg
Galvão Bueno após uma Disputa por pênaltis
Cquote1.svg Sou muito bom nisso! Cquote2.svg
Edmundo sobre Disputa por pênaltis
Cquote1.svg E o Corinthians é campeão do Mundial 2000! Cquote2.svg
Narrador após Edmundo perder a ultima cobrança na final do Mundial de 2000 sobre Disputa por pênaltis
Cquote1.svg Aeeee porraaaaaaa!!! Tragam la pítza pra a gente comemorar!! Cquote2.svg
Italiano sobre finalmente ganhar uma Copa em uma Disputa por pênaltis
Cquote1.svg Vai se foder! Elano filho da putaaaaaaa!!! Cquote2.svg
Brasileiro sobre Elano perder pênalti na Copa América de 2011
Cquote1.svg Como já dizia um velho aí, vocês vão ter que me engolir! Cquote2.svg
Neymar após ganhar da Alemanha em uma Disputa por pênaltis na final da Rio 2016

Uma Disputa por pênaltis ou Penalidades Máximas é um evento no futebol que acontece quando uma partida continua empatada após a prorrogação porque os atacantes dos dois times gastaram toda a sua falta de habilidade nos primeiros 90 minutos. Normalmente as disputas de pênaltis ocorrem na fase de mata-mata dos campeonatos, sendo muito raro acontecer uma antes da fase final (Ex: em uma fase eliminatória). É nelas que aqueles jogadores que fazem porra nenhuma no jogo inteiro tem a chance de se redimir e virarem o herói do time, ou o goleiro que passou o jogo todo fazendo defesas milagrosas acaba levando um frango e vira o vilão do time.

HistóriaEditar

A disputa de pênaltis surgiu na década de 1970. Em uma partida amistosa entre Tuvalu e Aruba, o jogo terminou empatado, e os caras queriam que um dos dois times ganhassem para que o perdedor virasse o pior time do mundo. Aí eles resolveram colocar a prorrogação (inventada recentemente) pra tentar desempatar. Mesmo assim, o resultado permaneceu empatado. Resolveram colocar mais e mais prorrogações até que um dos times fizesse o gol. Até que aos 30 minutos da 69° prorrogação, o atacante tuvualuense Ajshsoekal Sbzosuelaie acabou tropeçando no próprio cadarço e o juiz marcou pênalti. O atacante cobrou e acabou errando, acertando o travessão. Mas a força do chute foi tão forte que a bola acabou acertando o zagueiro arubense Hagso Nsiakwnso lá na outra área e o juiz marcou penalti também. Mas como todos os jogadores (menos o zagueiro) tavam na área de cá, e iria demorar pra burro pros caras chegarem lá na outra, resolveram bater o penalti na área que eles estavam mesmo. Um dos 3 torcedores que estavam assistindo o jogo era o presidente da FIFA, que gostou do que viu e resolveu aperfeiçoar aquilo (leia-se: plagiou), e criou a Disputa por pênaltis.

Como funciona uma disputa de pênaltisEditar

Em uma disputa de penais, o técnico do time primeiro escolhe 5 pernas de pau jogadores pra bater punheta nas 5 primeiras cobranças (Com o "craque" do time normalmente batendo por último). Caso continue empatado após as 5, o técnico escolhe algum outro jogador dos 6 que restaram pra bater. Caso continue, ele vai escolhendo outro e outro. Quando chega na 11° cobrança, geralmente sobram apenas os goleiros (Só de vez em quando o goleiro bate antes, quando o time tem um Rogério Ceni da vida). Quando mesmo assim o empate não sai, a ordem volta pro primeiro batedor lá na da primeira cobrança e vai indo e indo até que algum perna de pau de um dos times acabe jogando a bola na puta que pariu e o cara do outro time marque o gol.