Abrir menu principal

Desciclopédia β

Divisão


Compreensão simples e clara superior da equação (3) em relação à equação (1).jpg Este artigo é relacionado à matemática.

Discionario em png.PNG O Descionário possui um verbete sobre Divisão


Uma casa dividida...


Um dos principais divisores da história, dividiu o inferno.


Cquote1.png Dividir para prosperar Cquote2.png
Socialista sobre Divisão
Cquote1.png Resolva a conta: 78541/471/7471/1114 Cquote2.png
Professora maldita sobre Divisão
Cquote1.png Nunca dividirás por 0 (ou não) Cquote2.png
Professor sobre Divisão
Cquote1.png O senhor me dá uma?! Cquote2.png
Chaves sobre Divisão de maçãs

Divisão é a operação matemática que determina a quantidade de vezes que um número (divisor) parte em pedaços um outro número (dividendo). Esse processo também é utilizado em diversas atividades no dia-a-dia como para distribuir igualitariamente algo ou resolver questões de provas que não servem para nada.

Típico instrumento divisão.

Índice

Histórico da divisão no mundoEditar

 
Homem prestes a dividir uma pedra com a cabeça (ou vice e versa).

No início dos tempos, antes mesmo do homem descobrir o fogo já se utilizava a divisão das coisas. Quando se tinha algo de valor ou que serviria a mais de uma pessoa se costumava dividir pacificamente esse bem, a fim de agradar a todos. Com o passar dos séculos o ser humano foi tendo que desenvolver novas técnicas para essa divisão, já que jogar para o alto e quem pega-se mais levava não dava mais certo. A primeira forma racional de divisão foi quando um Viking dividiu suas embarcações entre os soldados mais Fortes e os mais Fracos. Um segundo marco na história da divisão foi quando o desocupado pensador Arquimédes propôs a divisão por zero (o que se explica a destruição de sua cidade natal). Temos também em 1958 o escritor e matemático Platão que desenvolveu uma fórmula de 74 folhas para a divisão exata entre o número pi e a raiz de 2. Após isso se estagnou o desenvolvimento da divisão na matemática, dando espaço para o desenvolvimento de outros conteúdos menos importantes como Derivada e número complexo.

Propriedades importantesEditar

 
Típico resultado de uma Divisão
  • Divisor neutro: O 1 não serve pra nada na divisão.
  • Anulação: Qualquer número dividido por (infinito) ou -∞ (menos infinito) irá tender sempre a zero.
  • Indeterminação: As divisões 0 ÷ 0 e ∞ ÷ ∞ não têm um quociente determinado ; Essa é a única questão que você não erra na prova.
  • Divisão por zero: O resultado de uma divisão de um número diferente de 0 por 0 tende ao infinito e causa acidentes fatais.
  • Resto: Em N(sendo um número não-nulo), o resto de uma divisão não pode igualar-se ao seu material de origem.

A divisão é a única das quatro operações fundamentais que não tem a propriedade de fechamento. Nem sempre um número real pode ser dividido por outro número real, pois nenhum número pode ser dividido por zero.

  Que burros, o simbolo da divisão é ÷ e nao a barra  
Muleque de 8 anos

Ideias da divisãoEditar

  • Partitiva: Quando se tem X unidades e se quer repartir para Y pessoas a fim de se obter N materiais e consegue-se de resultados.
  • Medida: Quando se tem uma determinada quantidade e pretende-se distribuí-la de modo que cada grupo fique com determinada quantidade buscando-se saber quantos grupos tem determinadas quantidades.
  • Quociente cartesiano: relacionada ao produto cartesiano que envolve a ideia do número de possibilidades para se dividir coisas por zero.
  • Razão: É o que se produz ao final da conta.

Formas de divisãoEditar

 
Criação de um ser através da divisão.
  • Repartindo: Podemos encontrar o resultado de algumas divisões de frações utilizando a ideia de repartir.
  • Quantas vezes cabe?: Em outros casos encontramos o resultado verificando quantas vezes um número cabe no outro. Como exemplo podemos ver que em um oito (8) cabem dois zeros (0) e em um nove (9) cabe um seis (6) invertido. Muitos outros números propiciam esse cálculo.
  • Transformando o dividendo e o divisor: Em certos casos é impraticável encontrar o resultado de uma divisão por meio de desenhos como você faz suas divisões, então segue-se outra linha de raciocínio. Divide-se através de duas ideias:
  1. Quando se multiplica o dividendo e o divisor por um mesmo número, o quociente não se altera.
  2. O inverso multiplicativo. Aplicamos essa ideia de maneira a transformar o divisor em 1, o que facilita a divisão pois qualquer número dividido por 1 resulta nele mesmo.

Mas, atenção: é preciso aplicar simultaneamente as duas ideias ou a multiplicação prevalecerá sobre a divisão.

Ver tambémEditar