Abrir menu principal

Desciclopédia β

Extended Play

(Redirecionado de EP)
FuturamaBender.gif 01000100 01010000 — · · · — — ·

Este artigo contém altas doses de tecnologia. Isso quer dizer que robôs estão te vigiando para pegar suas informações e dominar o mundo com iPods do mal que derretem cérebros e tocam Michel Teló.

Nenhum nerd foi ferido na criação deste artigo.

Chip.JPG


Babel fish.gifTraduzindo: Jogar Extendido
Babel Fish sobre Extended Play

Cquote1.png Mas que Lixo Cquote2.png
Todo mundo sobre Extend Play

Cquote1.png Qual a diferença pro CD? Cquote2.png
Você sobre Extend Play

NovoWikisplode.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Extended Play.

Extended Play ou EP é um disco com geralmente com 8 faixas grande demais pra ser um Compacto e muito curta pra ser um Cd. Ou seja tá num meio termo entre os dois. É geralmente gravado por bandinhas de segunda pra divulgar seu lixo de trabalho, e que ninguém vai comprar. É só pra bandas de começo de carreira dizerem: Cquote1.png Nós já gravamos umas músicas pra trabalhar Cquote2.png. Geralmente também é gravado por bandas sem grana pra gravar um CD que é 50% mais caro por causa de uma faixa a mais.

Índice

Gravando um EPEditar

 
Típica capa de Extended Play

Logo depois de formar sua bandinha, você começa a se aventurar pelas casas noturnas, cantando suas composições para uma média de público de meia dúzia de pessoas e recebendo de pagamento 20 reais e uma janta.

Você arranja um empresário confiável e ele lhe pergunta se já gravaram algo pra divulgar o trabalho e você responde que não, logo ele te leva junto com sua bandinha pra gravar um CD, mas vocês são duros e não têm dinheiro, então fazem uma vaquinha e conseguem pagar por um EP de 6 músicas.

Você e sua banda estão maravilhados, finalmente vão para estúdio pra gravar pela primeira vez. Chegam e veem o prédio da sede caindo aos pedaços. Vocês se perguntam:   Que porra de gravadora é essa?   e logo têm a primeira revelação: As gravadoras independentes (só essas gravam EPs) são uma merda. Mas claro, que de uma banda em início de carreira não dá pra esperar muita coisa.

 
Típica banda que grava um EP em casa.

Chegam, aprendem a usar os microfones, os fones profissionais e a mesa de gravação e mixagem em mono de alta tecnologia. Assinam seu contrato de escravidão com a gravadora, onde será lançado o EP. Começam a gravar as primeiras faixas, mas têm que ser rápidos porque só podem usar o estúdio por 3 semanas e ainda dividí-los com outros artistas piores que vocês.

Se você for tão pobre a nível de ter dinheiro para um estúdio, você pode gravar seu EP em sua casa. Só precisa de um lugar isolado acusticamente, sua banda e um Computador com o Audacity instalado.

Claro que tudo vai ficar uma merda e muito mais trabalhoso, mas é 90% mais barato. Sem contar a barulheira na casa e seu irmão mais velho ouvindo funk no quarto ao lado, mas claro que tudo pode ser contornado. Claro que seu Cd vai estar cheio de Eco nas músicas, e a capa impressa em papel chamex todo distorcido e mau colorido que nem dá pra diferenciar uma cópia pirata do original.

Divulgação e ModinhaEditar

Depois de gravar seu som em um estúdio de alta tecnologia, agora você tem que divulgar esse lixo. Você tem mil cópias (a prensa desses álbuns é baixa,

 
Típica propaganda de um extended play

porque a gravadora sabe que não vai vender mesmo) para vender. A gravadora não tá nem aí com vocês, já que a produção é de baixo orçamento e nem vale a pena divulgar uma banda desconhecida que é uma merda também.

Você e seu grupinho só podem contar com seus Dez fãs para comprar umas cópias e divulgá-lo. Tem contar com eles pra tudo, boca a boca, pedir músicas nas rádios e etc. Provavelmente esse álbum não fará nenhum um sucesso e sua casa estará entulhada com mais de 600 discos encalhados sem comprador. Sua banda nunca fará sucesso se não assinar com uma grande gravadora que digne a fazer uma propaganda decente na TV e que patrulhe a internet atrás das cópias piratas.

Hoje em dia, todo mundo está gravando um EP, até os artistas mais famosos, principalmente do sertanejo universitário, como Luan Santana e Paula Fernandes. Gravam porque, vendo que seus discos não vendiam mais porra nenhuma, resolveram largar mão se ser idiotas, gravar só 4 músicas de estúdio num EP (que sai muito mais barato) e vender a R$ 9,99 pras gurias retardadas e idiotas.

Bandas famosas que gravaram seu EPEditar

Se acha que foi o único e ter feito a burrice de ter gravado isso, não se lamente, seus ídolos (ou não) já gravaram um EP pra divulgar trabalho no início de carreira, entre esses grupos estão:

  • Led Zeppelin (Suas músicas eram tão longas que nem parecia um EP.)
  • Queen (Gravou um monte de demos, e juntou tudo numa fita estéreo independente que nem 100 cópias teve.)
  • Pink Floyd (Tinha 5 músicas, cada uma tinha 9 minutos e por isso nem considera-se EP.)

Ver tambémEditar