Abrir menu principal

Desciclopédia β

Edmund Hillary (Tuvalu, 20 de julho de 1919Auckland, 11 de janeiro de 2008) foi um cara que passou a vida inteira escalando montanhas. Preferia subir montanhas a comer mulher.

Vida nas MontanhasEditar

 
Famosíssima foto de Edmund Hilary ao ser o primeiro homem ao alcançar o topo do Monte Everest.

Edmund nasceu na Nova Zelândia no meio de carneiros e montanhas, e claro não tinha nada o que fazer além de praticar Bungee-Jump e torcer na Liga Nacional de Rugby. Foi então que para matar aquele tédio mortal da fria e inóspita Nova Zelândia, Edmund Hilary resolveu escalar todas as montanhas do mundo.

Se alistou na Royal New Zealand Air Force Rugby Tactics and Managements aonde conseguiu facilmente uma vaga na Legião Estrangeira do Nepal (quem em sã consciência que ir para o Nepal?).

No Nepal conheceu o Himalaia aonde começou a escalar todas as suas montanhas para ficar famoso e foi conhecendo o sofrido povo Sherpa, e convenceu o exército neozelandês a apoiar a causa tibetana de independência. Infelizmente, a Nova Zelândia conseguia a independência das garras da tirania chinesa apenas para Taiwan e Timor-Leste.

Edmund foi o fundador do Parque Nacional de Sagarmatha, pois quis delimitar aquele espaço cheio de montanhas que considerava legais. Edmundo é amado no Nepal, foi o primeiro homem que levou coisas como televisão para a capital Catmandu.

Ficou famoso por ser o primeiro homem que escalou o Monte Everest sem morrer em decorrência disso, ao chegar no topo disse a célebre frase em que diz sentir a gravidade da lua o influenciando.

Faleceu em 11 de janeiro de 2008 aos 88 anos de insuficiência respiratória enquanto escalava montanhas na capital da Nova Zelândia.


  Exploradores

Américo VespúcioCristóvão ColomboEdmund HillaryFernão de MagalhãesFrancis DrakeHernán CortésJacques CartierJames CookMarco PoloPedro Álvares CabralRoald AmundsenVasco da Gama