Abrir menu principal

Desciclopédia β

Elifoot

Cvania-nes phantombat fly.gif
Elifoot é da época da Velha Guarda dos Games

portanto, não é como essas putices que você, teu irmãozinho,
teu priminho e teu sobrinho vivem jogando


PortugalDJoãoscary.jpg Manuel, vê-me dois cäcətinhos, o pá!

Æstə ärtigo é purtugäish, gajo. Élə comə cacətinho cum bəcalhau, tuma um vinho ishtränho, adora cumpetir cum a Ishpänha e tem um bigodão.

Se vəndalizarish, um bäenfiquista vai atrás də tua mãe


Cquote1.png Isto Non Ecziste! Cquote2.png
Padre Quemedo sobre zerar o Elifoot
Cquote1.png Cheguei no ano de 2026, agora vou dormir. Cquote2.png
Nerd retardado sobre Elifoot
Cquote1.png Não sou uma cópia dele, tenho bugs! Cquote2.png
Brasfoot sobre Elifoot
Cquote1.png Me inspirei nele. Cquote2.png
Criador da Master League do PES sobre Elifoot
Cquote1.png Só ele e Tíbia têm gráficos melhores que eu. Cquote2.png
GTA sobre Elifoot
Cquote1.png Cufu? Que porra é essa? Cquote2.png
Cafu sobre seu "nome" no Elifoot
Cquote1.png Brincava disso e de médico quando era criança. Cquote2.png
Dercy Gonçalves sobre Elifoot
Cquote1.png Resultados 1 - 10 de aproximadamente 875.9470.000 para Registro do Elifoot (0,10 segundos) . Cquote2.png
Google sobre Elifoot
Cquote1.png Aê mano, passa as manhas pra comprar jogador de graça! Cquote2.png
Trapaceiro sobre Elifoot

Elifoot é considerado o primeiro jogo da história dos computadores, antes mesmo de ser criado o Windows e até mesmo o MS-Dos já existia Elifoot!

Índice

SobreEditar

O jogo se baseava em te ambientar perfeitamente no mundo do futebol: Com gráficos obviamente produzidos no Paint e toda a dinâmica sendo fabricada em Flash, o jogo possuia gráficos realistas que te colocavam dentro do jogo, te fazendo sentir as mesmas sensações que técnicos de verdade como Vanderlei Luxemburgo sentem!

Registrando o jogo antes de começar a jogarEditar

 
A incrível tela de abertura. Obviamente com o registro para Autor do jogo!

Você, antes de tudo, podia registrar seu jogo pagando dólares para um site de Portugal... mas ninguem fazia isso! Junto com o jogo já vinha um arquivo com o qual você registrava o jogo quantas vezes quisesse, porque além de brasileiro odiar pagar as coisas, imagina pagar para PORTUGAL! O engraçado era que existiam várias opções na hora de se registrar:

  • Registrar como Amigo do autor
  • Registrar como tio do Autor
  • Registrar como Autor 1 ou 2
  • Registrar como dono da Padaria do Autor!

Ninguém realmente sabia qual a diferença entre os tipos de registro. Todo mundo só queria saber de se registrar como sendo Autor do jogo, aí era difícil ver que opções os outros modos proporcionavam!

Começando o JogoEditar

 
Veja seu time atacando, defendendo, fazendo gols, tudo em 5 segundos nesta tela. Era possível sim!

Você escolhia quantos times e de que países você queria que tivesse nos campeonatos que eram até a 4º divisão (Jogo feito em Portugal tem dessas!). Elifoot ficou conhecido pela sua grande capacidade de prever o futuro, porque quando você escolhia times brasileiros e times de qualquer outro lugar do mundo, incrivelmente os times brasileiros sempre eram piores que os outros e começavam na 4º divisão, já prevendo a iminente decadência do futebol brasileiro!

Criando os TécnicosEditar

Você tinha na tela a opção de escolher entre criar até 8 técnicos para iniciar o jogo. Como sempre tinha times que começavam com mais dinheiro que outros, todo mundo preenchia as 8 lacunas e escolhia o técnico que ficaria depois de ver cada time que o computador sorteou. Depois de escolher o técnico com o melhor time, compravam os jogadores bons dos outros times por pouco dinheiro, aí depois se deletava os outros 7!

Iniciando o jogoEditar

 
Uma Placa 3D fazia parte dos requerimentos mínimos do game! Time bem administrado por Geraldo Magela, mostrando que o jogo contagiava ate mesmo políticos!

Você era jogado na tela do seu plantel de jogadores. Obviamente, quase todos eram horríveis. Em Elifoot não tinha esse papo de "ir evoluindo no campeonato", então todos que jogaram Elifoot na vida sempre faziam a mesma coisa, vendiam alguns jogadores 'mais ou menos' e compravam um atacante com o nivel máximo de força! Era incrível como um só jogador levava seu time nas costas! Você goleava times por placares de 10x0 com este jogador fazendo todos os gols, mostrando o realismo total que o jogo proporcionava!

As formações táticasEditar

Era a parte mais realista do jogo! Estratégias realistas como a tática 3-3-4 eram as preferidas entre os que jogavam Elifoot, uma vez que o jogo só contava com o poder dos atacantes e o resto do time podia ter nível ridículo (ou nem ter jogadores), que você ganhava a partida se seus atacantes fossem de alto nível! Outra tática que também causava polêmica era a 6-4-0, que você colocava achando que seu time ficaria na defesa e sempre perdia. Assim como foi dito acima, o jogo só contava com atacantes, então se seu time não tinha nenhum, era certeza de derrota.

As partidasEditar

 
Ué... mas essa foto não é igual a outra? Nããão, essa aqui é uma foto da Copa do Brasil no Elifoot, aquela é o campeonato brasileiro! Mostrando a diversidade de gráficos para cada tipo de competição!

As partidas eram um espetáculo visual a parte!

Você antes tinha que escolher a velocidade entre:

E na hora que clicava para jogar, já estava no intervalo da partida de tão rápido que era. Você olhava a formação do seu time pra ver se ia fazer alguma substituição, e aí lembrava que estava jogando Elifoot: não existe nível de cansaço, e mesmo nas novas versões que tinham, eram só GIFs que podiam estar tanto no 100% como no 40%, e que não mudavam em nada o jogo.

Então você acabava indo nas opções e desabilitava o intervalo, já que não servia pra nada.

Os PênaltisEditar

Era a parte que te fazia subir na cadeira! Era certeza que se fosse pênalti pra ganhar campeonato, seu jogador SEMPRE perdia! Chegava a ser revoltante. E como você, revoltado, não ia perder o título por causa de um Bug do jogo, o Alt+F4 rolava solto após perder a partida!

Os Leilões após as partidasEditar

Com o realismo dos maiores sites de venda da internet, existiam leilões virtuais, em que sempre aconteciam os piores negócios da historia do futebol mundial!

Entre as pérolas que sempre aconteciam estavam:

  • O computador vendia o artilheiro do campeonato por preço de banana, faltando uma rodada pra acabar o ano. Você o comprava e ganhava o prêmio de milhões por ele ter sido o artilheiro, pagando em muito o que você desembolsou por ele.
  • Jogadores terríveis que Deus sabe por que o time líder da 1.ª divisão comprava, pagando preços absurdos. E logo após, vendia eles quase de graça!
  • Isso sem falar em como no começo do jogo os jogadores valem milhões, e logo depois de 1 ano, nenhum time no jogo tem mais dinheiro pra comprar ninguém! Você coloca aquele jogador que vale 10 milhões pelo preço de 500 mil e ninguém compra, demonstrando que a queda da Bolsa afetava diretamente o seu andamento no jogo!
 
4 divisões????? Pois é, POG de Portugal!

AristizábalEditar

Este jogador que, pra quem não se lembra, era aquele colombiano do São Paulo que formava dupla com o Dodô, se destacava dentre todos do jogo! Se destacava pela sua incrível capacidade de ter o nível máximo de força e NUNCA fazer um maldito gol! Era impressionante, você jogando Elifoot no ano 3000 ia ver a ficha técnica deste jogador. Eram "500 partidas, 2 gols". Até mesmo quando contratado por times pequenos no campeonato da 4.ª divisão onde QUALQUER UM era artilheiro, Aristizábal sempre passava em branco! Até hoje ninguém nunca descobriu que tipo de voodoo existia naquele jogador, mas ninguém arriscava a colocar ele no próprio time! Vale menção honrosa a outro exímio artilheiro, Asprilla, e a Rivaldo.

Imortalidade dos JogadoresEditar

Jogo criado pelos futuros criadores de Lost, porque se tratava de uma dimensão onde ninguém morria! Você podia jogar o jogo até o ano 10.000, que continuava com os mesmos jogadores no time, se quisesse. Se Romário está feliz porque fez mil gols, em Elifoot, jogadores passavam dessa marca muitas vezes! Vai ver que é baseado em Elifoot que Romário não desiste de jogar futebol!

Efeitos SonorosEditar

Quem jogou lembra como era ótimo a música que tocava, a narração das partidas, os gritos de gols ou não. Não tinha efeito sonoro nenhum em Elifoot! No máximo um "BIP" avisando que seu time fez um gol... e só. Pelo grande tamanho que o jogo possuía (10 kb) era impossível haver qualquer tipo de música ou som no jogo, mas isso, além de não atrapalhar, foi também o grande incentivo para o começo da troca de músicas pela internet! Todos queriam ouvir as músicas favoritas enquanto jogavam Elifoot, por isso o maior clã de viciados em Elifoot se juntou e criou o Napster!

Cheat O' MaticEditar

 
Coloca um valor, procura, muda o valor, procura, muda o valor de novo... Esse queijinho viciou muita gente!!

Quem já jogou Elifoot uma vez na vida e falar que nunca usou esse cheat vai se ver com Jesus Negão! Era a primeira coisa que se fazia quando o jogo começava a perder a graça, ou quando você cansava de ser pobre no jogo. Usando de habilidades crackers, este programa altamente complexo entrava no sistema do jogo e fazia coisas absurdas como:

  • Colocar habilidade do seu jogador em 999
  • Encher seu time com centenas de bilhões.
  • Colocar seu atacante como tendo feito X+1 gols no campeonato!

Porem, Elifoot, como todos sabemos, foi um dos precursores com sistemas Anti-Cheat, quando você, empolgadão com o Cheat o' Matic, tentava colocar 900 bilhões de dólares no seu time, automaticamente Elifoot entrava em ação, e quando você ia ver seu time estava devendo milhões de dólares! Este sistema era infalível, até hoje nenhum hacker conseguiu quebrar este código. Por isso todos se contentavam com os míseros 2 bilhões que o jogo permitia colocar. Um valor real e compatível com qualquer time bem administrado do mundo.

  Se e pudesse eu cheatarra mil  
Jeremias sobre Cheat O'Matic

Fechando o ElifootEditar

 
Brasfoot é a versão brasileira de Elifoot. Na verdade, era uma cópia brasileira, que assim como na portuguesa, ninguém pagava pra se registrar!

O final do Elifoot... Não existia! Era quase um jogo de Atari, você poderia jogar pela eternidade! Por causa dessa ausência de fim, muitos coreanos morreram na frente do computador, pois jogavam Elifoot sem parar! Por motivos como este, Elifoot foi o primeiro jogo proibido no Brasil, sendo o precursor para proibições de jogos mortais do mesmo nível como Carmageddon e Mario Bros! A única pessoa conhecida mundialmente por zerar o jogo Elifoot, foi o brasileiro Barto Bittencourt. Que consigou somar 10 mil anos na 1ª divisão, com o mesmo time e os mesmos jogadores em nível 50 - sem usar o O'matic. Foi um fato buscado por todos os jogadores de Elifoot pelo Mundo. Após isso, o jogo se tornou eterno sem finais.

Ver tambémEditar