Abrir menu principal

Desciclopédia β

Emmental

Flag of the Red Cross.png
Cheese mouse.jpg

"Um por todos e todos por um!"

Este artigo é suíço! Ele vive em cima do muro, come fondue de queijo, usa Rolex, produz canivetes, pratica esqui e tênis, além de ter a melhor qualidade de vida do mundo.

Aproveite nosso ex-melhor chocolate do mundo.

Bandeira da Alemanha Nazi.png
Este artigo é sobre humor europeu

Desculpem, o humor deste artigo é ininteligível para brasileiros e sul-estado-unidenses.
Então, nada de zoar Argentinos, Portugueses ou sua mãe aqui, certo?


Emmental é um queijo, a versão suíça do maasdam, tudo igual, só muda o nome porque europeu fazendo queijo é a maior frescura, cada um quer ser o criador de algo que já existe. O importante para o Brasil é que ninguém vê a sombra desse queijo nos mercados, até veem, mas é uma facada só, o jeito é se contentar com a mussarela mesmo.

O emmental é o tipo de queijo mais recomendado para o fondue e especialmente para ser utilizado como piche ou cera de vela.

CaracterísticasEditar

 
Um genuíno emmental no meio do pasto.

O emmental tem cor de queijo, cheiro de queijo e sabor de borracha. É caracterizado por seus buracos internos originados pelo dióxido de carbono produzido pelas fezes da bactéria Propionibacter shermani, também responsável pelo distante saborzinho azedo do emmental.

A sua cosistência média e sabor suave levemente de estragado é de grande apreciação.

ProduçãoEditar

Atualmente o queijo emmental é quase que 100% industrializado, quase todos produzidos em fábricas automatizadas que fazem o queijo ficar cada vez mais parecido com o maasdam e gouda. Todavia um tradicional emmental ainda é produzido nos Alpes, derivado do mais puro leite de vaca irlandesas geneticamente modificadas em laboratórios secretos, o queijo em maturação é adocicado com saliva de boi que cria uma tênue casca dura no queijo. Deixado para apodrecer numa caverna úmida por 14 meses, o resultado final deve ser no mínimo de um toletão de 70 quilos de emmental.

ConsumoEditar

O emmental é um tradicional queijo dos Alpes. Servido como fondue na mais alta classe de magnatas suíços, mas no Brasil, como ninguém tem esse tipo de costumes altamente refinado, o emmental é consumido puro acompanhado de torradinhas em sanduíches.

Também servido em muitos pratos gratinados no maior desperdício, você jamais escutará algo como "Nossa! Esse queijo emmental está dando um toque delicioso nesse prato".