Ensino fundamental

Cquote1.svg Você tem ensino fundamental? Cquote2.svg
Pergunta básica de Silvio Santos para sub-celebridades de raciocínio lerdo.

Expressão facial típica de aluno do ensino fundamental.

Ensino fundamental abrange nove anos, sem contar pré escola, e é a base para que alguém não seja analfabeto e possa ser ao menos semi-analfabeto ao ingressar o segundo grau ensino médio. No ensino fundamental pode-se ter a educação que os pais não consegurm dar e os avós não tem paciência pra tanto, isso se estiverem vivos. Nem vamos citar seu tio engraçadão pois ele só pode ensinar a arrotar, engordar e trapacear.

Primeiros anosEditar

 
Durante o recreio também se aprende.

Nos primeiros anos do ensino fundamental você pode aprender a fazer operações matemáticas mais simples e algumas outras que provavelmente ninguém utiliza, mas é pra encher o curriculum. Sobre portuga você aprende a não falar e principalmente escrever em tiririquês, e nã passar ridículo. Aprende noções básicas sobre cidadania e se tiver na sua escola, aprende alguma coisa de Inglês ou Espanhol. É possível que ensinem algo sobre artes e esportes, mas como não é obrigatório você pode nunca nem passar perto disso, dependendo da escola em que estiver (isso é mais importante do que se pensa).

O intervalo também chamado de recreio deve ser mais longo nesses primeiros anos, porque não tem nada melhor para os adultos, mesmo mestres do que colocar aquela pirralhada chata para brincar, se empurrar, se xingar, se cuspir, correr pra caralho, pular pra caralho e coisas assim. Não é por serem bonzinhos, os mestres soltam a pirralhada mais pra ter um pouco de refresco pra cabeça, senão se torna insuportável, sabemos como são os humanos nessa fase. Feira de Ciências é algo que pode deixar futuramente um aluno mais apto, mas não tem em todas as escolas (nenhuma novidade), na feirinha pode-se inventar coisas e se os professores doram bons e a direção permitir podem até aprender como as coisas funcionam e ter uma noção de Química, Física e Biologia... Preciso dizer que depende da escola?

Últimos anosEditar

 
Aluno do fundamental fazendo a lição.
 
Companheiro de aulas, em geral sobre a carteira, de alunas do fundamental.

Nesses, caso você consiga tirar os olhos de peitinhos e quadris começando a tomar uma forma boa, ou mesmo dos já formados da professora, pode (claro que a escola boa também ajuda), pode aprender bem mais que nos primeiros anos. O Inglês passa a ser obrigatório, mas ninguém sai sabendo mais que o verbo to be, salvo se a escola for muito boa mesmo (lembre sempre disso se chegar a ter filhos), daí você pode ter mais gosto em saber esse maldito idioma.

Os professores são menos exigentes por incrível que pareça. Isso significa sabe o que? Você deve assumir a responsabilidade caso queira repetir de ano, ninguém vai ficar igual a um imbecil ou uma trouxa no seu pé, para que deixe de ser burro. Eles não exigem que seja menos relaxado com sua lição e cadernos, podem sequer olhar a liçã se foi ou não feita. Simplesmente fazem a parte deles ensinando e respondendo perguntas, isso pra quem as fizer. E nem adianta aqueles seus pais tontos e metidos irem dizer que a escola não presta e que você é uma criança inocente, pois ninguém quer mesmo ficar atrás de malandro obrigando a estudar mais, por isso se reprovar, simplesmente faça o ano perdido de novo e fique quieto (ao menos tente não passar de um ano perdido), mas claro se puder ir para uma escola melhor ótimo, mas não queira ter alguém corrigindo suas burradas o tempo todo, igual a uma babá, sendo que já está criando pentelhos por debaixo dessas fraldas que tua mãe insiste em colocar. Por sinal muitos adultos ou adolescentes mais próximos da vida adulta têm paciência com pré-adolescentes, mas essa boa vontade tem limite camarada, e fique esperto que quando a paciência é demais por parte de alguém mais velho, não é mais paciência.

Depois de anos de caderninhos e cadernões tendo que levar seus garranchos, livros, apostilas olhando pra sua cara (bem pouco, já que você estuda que é uma beleza), essa papelada toda que gostaria de continuar sendo árvore, mas você já subiu alguns galhos, e agora é um macaco que pode ir para o Ensino médio, já estará menos viciado em chicletes e menos burro (ao menos teoricamente). As gurias estão mais gostosas, tem mais matérias, mais lição e mais encheção, passando por isso, pode fazer facu e ter uma profissão, isso se tiver grana pra pagar ou for nerd e passar na federal, mas isso é outra história (que é uma matéria bem chatinha).

Cursar tambémEditar